Dux arguido por homicídio no Meco

CMTV/YouTube

-

Vão ser oficializadas pela Polícia Judiciária as suspeitas sobre João Miguel Gouveia, o único sobrevivente da tragédia da praia do Meco que vitimou em dezembro 6 jovens estudantes da Universidade Lusófona, revela o Correio da Manhã na edição que esta sexta-feira chega às bancas.

Segundo o CM, quando a Polícia Judiciária fizer a reconstituição da tragédia do Meco, João Gouveia estará na qualidade de arguido do processo, que está catalogado na PJ como sendo de homicídio por negligência.

A reconstituição da tragédia será feita à noite, na praia, com o sobrevivente e os inspectores da PJ, em condições atmosféricas semelhantes às da noite da tragédia.

O procurador coordenador do Círculo de Almada chamou a si o inquérito relativo à morte dos seis jovens na praia do Meco e é coadjuvado por uma equipa mista, constituída por elementos da PJ e da Polícia Marítima.

Os seis jovens que morreram a 15 de Dezembro na praia do Meco faziam parte de um grupo de sete estudantes universitários que tinham alugado uma casa na zona, para passar o fim-de-semana.

Segundo as autoridades, uma onda arrastou-os na madrugada de 15 de Dezembro, mas um dos universitários conseguiu sobreviver e dar o alerta. Os corpos dos restantes foram encontrados nos dias que se seguiram.

PJ já ouviu quatro familiares dos estudantes que morreram no Meco

joaomiguel.gouveia.1/facebook

João Miguel Gouveia

João Miguel Gouveia

Quatro familiares dos estudantes que morreram em Dezembro na praia do Meco já foram ouvidos pela Polícia Judiciária de Setúbal, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

A mesma fonte indicou que falta ouvir dois dos familiares das seis vítimas, admitindo que a PJ queira também os depoimentos dos elementos da Polícia Marítima, que tiveram o primeiro contacto com o único sobrevivente, assim como com residentes da zona onde os estudantes da Universidade Lusófona alugaram uma casa.

Os familiares das seis vítimas apelaram, no passado fim-de-semana, a que o único sobrevivente esclareça as famílias das vítimas sobre as circunstâncias em que ocorreu a tragédia.

Uma das grandes dúvidas do processo é saber quantas pessoas estariam de facto na praia do Meco na noite tragédia. “A informação que temos é que estavam lá pelo menos 12 pessoas e, por isso, não haverá apenas um sobrevivente”, afirma o advogado Vítor Parente Ribeiro, citado pelo Correio da Manhã.

Numa carta enviada na última sexta-feira à agência Lusa, a família de João Miguel Gouveia garante que “mais do que ninguém”, ele deseja que sejam apuradas as circunstâncias do sucedido e que irá prestar todos os esclarecimentos “no local certo e perante as instâncias competentes”.

A família de João Miguel Gouveia justificou o silêncio do jovem com o “tempo para o luto e para tentar integrar tão dramática experiência, que marca e marcará para sempre a sua existência”.

TVI fez vídeo de reconstituição do ritual da praxe

A TVI fez uma reconstituição do ritual de praxe que terá ocorrido na noite de 15 de dezembro, na praia do Meco. Segundo o que a estação apurou, o ritual da Universidade Lusófona inspira-se na «Hora do Diabo», de Fernando Pessoa, e simboliza o levar da ignorância para o mar.

Veja aqui o vídeo da TVI:

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se o homem fosse preto ou cigano, já teria sido arguido a muito tempo.
    Nem tido voltado para casa….Teria sido interrogado de forma MUSCULADA…

  2. Se se provar que foi excesso de zelo da praxe académica, há que punir o dux ou quem quer que ele seja, porque praxe académica como aquela ou aquelas a que se assiste, não é praxe mas sim uma bizarria gritante, de insulto ao aluno recém entrado no superior. Deve ser bem punido para exemplos futuros. Não lembra ao diabo ir praxar caloiros para a beira mar no Inverno, e em condições atmosféricas terríveis.
    Não se brinca com a vida das pessoas.
    Lembro me de que fui bicho e caloiro em Coimbra e nenhuma destas estupidas maneiras de porte pessoal dos já ditos doutores praticavam aquilo que hoje se vê no Porto e em Coimbra. Nesse tempo da década de 60, o castigo para quem saia à noite
    era o golpe no cabelo/(vais ser rapado) ou com reincidência uma colherada nas unhas,
    diga se de passagem a que eu não achava piada nenhuma. Hoje acorrenta os alunos, pintam nos de cores diversas etc. Numa palavra acabem com a praxe pois esta se tornou anárquica, e por vezes dá situações como a do MECO.

  3. A confirmar-se esta reconstituição; efetivamente deve ser considerado homicídio por negligencia. É simplesmente um absurdo este tipo de rituais não se pode brincar com a vida e com a segurança das pessoas. Já vi muitas coisas parvas e estupidas… mas este tipo de rituais são rituais satânicos, só comparados com torturas. Em que difere isto de torturas?

  4. A reconstituição da TVI é falsa. A jornalista foi a um fórum e usou, palavra por palavra, o que um rapaz escreveu. O problema é que o que ele escreveu não era verdade.

  5. Prisao por um dia basta! Será praxado na pildra logo á entrda com uma ******** dos camaradas de cela, qtos deles, deles meros pilha-galinhas, meninos do coro do comparados com esta burguesia estúpida!!!
    Eferreá!!! **** que os *****… Metei a colher de pau pelo ** acima, assassinos!!!

  6. Minha querida catarina, se e falsa porque nao contas tu a verdade ja que estais tao bem informada, dava jeito que mais gente neste pais ganhasse bolas entre as pernas e dissesse a verdade para expor organizacoes desta que encobrem futuros “doutores” (assassinos, psicopatas, sociopatas, etc.)

    As pessoas que sabem e nao falam, lembrem-se que um dia terao filhos. Se espero que nao passem pelo o mesmo….Fica a dica.

  7. Estou um bocado cansada de ler que eles “alugaram” uma casa… Srs jornalistas… Os imóveis arrendam-se!
    É que “nenhum” acerta…
    Enfim… A culpa morre solteira. E não há justiça para quem perde um filho, porque não, não é justo. Não tem nada de justo.
    Assim como não é justo acusar sem certezas… Um dos princípios do nosso sistema penal é mesmo a presunção da inocência. Ninguém pode ser julgado como culpado até que haja sentença condenatória. Ate ver, o “Dux” não é culpado. Ainda nem constituído arguido se sabe se terá sido.
    A dor pode levar a família a procurar culpados, claro que pode. Mas a população geral deveria querer a verdade e não a punição de alguém que não se sabe se é de facto, culpado…

  8. Aki leio de tudo um pouco. e só coisas estupidas..antes de escreverem pensem..Estao se a esquecer k morreram 6 jovens. E tdo aconteceu num ritual de praxe, na altura em k o dux iria passar o testemunho. Apagaram provas, obrigaram nos a beber, meteram lhe droga e incentivaram nos a ir para a praia. para alem k tavam afinal 9 pessoas, e uma testemunha conheceu o honoris por uma foto e tava lá com o dux. Isto não se faz! Metam mãos ha obra a policia e sejam punidos os responsaveis. pobres pais! o namorado da catarina éra um falso, e até acredito k andasse a par de tdo. seja feita justiça. isto não foi acidente. teem mtas provas.

  9. esse deliquente se não tivesse nada a ver com isso era o primeiro a ir contar o que se passou ele precisava era de ser pendurado pelos pes com a cabeça dentro de um poço que tinha que contar e depois deixa-lo morrer afogado bandido bandido monstro mas ele não esta so amai merda dessa que os papas ricos pagam para eles andarem a vida inteira na malandrajem rua com quem anda ha mais de 7 anos por malandrice nas faculdades .

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …