Dois suspeitos do atentado em Barcelona em prisão preventiva. Terceiro fica em liberdade

J. J. Guillen / EPA

Driss Oukabir, um dos quatro suspeitos do atentado em Barcelona, na Audiência Nacional espanhola, em Madrid, onde foi ouvido por um juiz

Quatro suspeitos dos atentados em Barcelona foram presentes a juiz esta terça-feira. Dois deles ficaram com medida de coação de prisão preventiva, o terceiro em liberdade condicional e o quarto ainda está detido para interrogatório.

Mohamed houli Chmlal e Driss Oukabir são os dois suspeitos a quem foi aplicada a prisão preventiva sem fiança. Apesar de o Ministério Público ter pedido a medida de coação mais gravosa para os quatro suspeitos apresentados a juiz na terça-feira, Mohamed Aalla ficou em liberdade condicional e Salah El Karib fica detido para interrogatório durante 72 horas.

Segundo o auto de prisão, citado pelo Jornal de Notícias, o juiz justificou a decisão da prisão preventiva para dois deles por serem o presumível terrorista de 21 anos que ficou ferido na explosão da casa de Alcanar, a 16 de agosto, quando a célula terrorista preparava explosivos, e o que alugou a furgoneta usada para atropelar mais de uma centena de pessoas em Barcelona, a 17 de agosto, respetivamente.

Salah el Karib ficou detido por mais 72 horas para que se esclareça a sua participação nos factos com a realização de mais diligências. Já Mohamed Aalla, de 27 anos, saiu em liberdade condicional porque “os indícios existentes sobre a presumível colaboração com o grupo investigado não são suficientemente sólidos.

Os quatro homens serão julgados por pertença a organização terrorista, homicídios terroristas e posse de explosivos.

Durante a apresentação ao juiz, um dos suspeitos confessou que o grupo teria na mira um atentado à Sagrada Família. Os quatro suspeitos apontaram culpas ao imã, que teria bilhetes de avião comprados com destino a Bruxelas, mas acabou por morrer na explosão antes do atentado.

Os quatro homens são suspeitos de terem levado a cabo um atentado em Barcelona, nas Ramblas que matou 15 pessoas e feriu 135. Mais tarde, em Cambrils, o mesmo grupo terrorista voltou a investir com um veículo sobre uma multidão, numa zona balnear, a 117 quilómetros de Barcelona, matando uma mulher.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …