/

Dois suspeitos do atentado em Barcelona em prisão preventiva. Terceiro fica em liberdade

J. J. Guillen / EPA

Driss Oukabir, um dos quatro suspeitos do atentado em Barcelona, na Audiência Nacional espanhola, em Madrid, onde foi ouvido por um juiz

Quatro suspeitos dos atentados em Barcelona foram presentes a juiz esta terça-feira. Dois deles ficaram com medida de coação de prisão preventiva, o terceiro em liberdade condicional e o quarto ainda está detido para interrogatório.

Mohamed houli Chmlal e Driss Oukabir são os dois suspeitos a quem foi aplicada a prisão preventiva sem fiança. Apesar de o Ministério Público ter pedido a medida de coação mais gravosa para os quatro suspeitos apresentados a juiz na terça-feira, Mohamed Aalla ficou em liberdade condicional e Salah El Karib fica detido para interrogatório durante 72 horas.

Segundo o auto de prisão, citado pelo Jornal de Notícias, o juiz justificou a decisão da prisão preventiva para dois deles por serem o presumível terrorista de 21 anos que ficou ferido na explosão da casa de Alcanar, a 16 de agosto, quando a célula terrorista preparava explosivos, e o que alugou a furgoneta usada para atropelar mais de uma centena de pessoas em Barcelona, a 17 de agosto, respetivamente.

Salah el Karib ficou detido por mais 72 horas para que se esclareça a sua participação nos factos com a realização de mais diligências. Já Mohamed Aalla, de 27 anos, saiu em liberdade condicional porque “os indícios existentes sobre a presumível colaboração com o grupo investigado não são suficientemente sólidos.

Os quatro homens serão julgados por pertença a organização terrorista, homicídios terroristas e posse de explosivos.

Durante a apresentação ao juiz, um dos suspeitos confessou que o grupo teria na mira um atentado à Sagrada Família. Os quatro suspeitos apontaram culpas ao imã, que teria bilhetes de avião comprados com destino a Bruxelas, mas acabou por morrer na explosão antes do atentado.

Os quatro homens são suspeitos de terem levado a cabo um atentado em Barcelona, nas Ramblas que matou 15 pessoas e feriu 135. Mais tarde, em Cambrils, o mesmo grupo terrorista voltou a investir com um veículo sobre uma multidão, numa zona balnear, a 117 quilómetros de Barcelona, matando uma mulher.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.