Dois suspeitos do atentado em Barcelona em prisão preventiva. Terceiro fica em liberdade

J. J. Guillen / EPA

Driss Oukabir, um dos quatro suspeitos do atentado em Barcelona, na Audiência Nacional espanhola, em Madrid, onde foi ouvido por um juiz

Quatro suspeitos dos atentados em Barcelona foram presentes a juiz esta terça-feira. Dois deles ficaram com medida de coação de prisão preventiva, o terceiro em liberdade condicional e o quarto ainda está detido para interrogatório.

Mohamed houli Chmlal e Driss Oukabir são os dois suspeitos a quem foi aplicada a prisão preventiva sem fiança. Apesar de o Ministério Público ter pedido a medida de coação mais gravosa para os quatro suspeitos apresentados a juiz na terça-feira, Mohamed Aalla ficou em liberdade condicional e Salah El Karib fica detido para interrogatório durante 72 horas.

Segundo o auto de prisão, citado pelo Jornal de Notícias, o juiz justificou a decisão da prisão preventiva para dois deles por serem o presumível terrorista de 21 anos que ficou ferido na explosão da casa de Alcanar, a 16 de agosto, quando a célula terrorista preparava explosivos, e o que alugou a furgoneta usada para atropelar mais de uma centena de pessoas em Barcelona, a 17 de agosto, respetivamente.

Salah el Karib ficou detido por mais 72 horas para que se esclareça a sua participação nos factos com a realização de mais diligências. Já Mohamed Aalla, de 27 anos, saiu em liberdade condicional porque “os indícios existentes sobre a presumível colaboração com o grupo investigado não são suficientemente sólidos.

Os quatro homens serão julgados por pertença a organização terrorista, homicídios terroristas e posse de explosivos.

Durante a apresentação ao juiz, um dos suspeitos confessou que o grupo teria na mira um atentado à Sagrada Família. Os quatro suspeitos apontaram culpas ao imã, que teria bilhetes de avião comprados com destino a Bruxelas, mas acabou por morrer na explosão antes do atentado.

Os quatro homens são suspeitos de terem levado a cabo um atentado em Barcelona, nas Ramblas que matou 15 pessoas e feriu 135. Mais tarde, em Cambrils, o mesmo grupo terrorista voltou a investir com um veículo sobre uma multidão, numa zona balnear, a 117 quilómetros de Barcelona, matando uma mulher.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …