Dois suspeitos do atentado em Barcelona em prisão preventiva. Terceiro fica em liberdade

J. J. Guillen / EPA

Driss Oukabir, um dos quatro suspeitos do atentado em Barcelona, na Audiência Nacional espanhola, em Madrid, onde foi ouvido por um juiz

Quatro suspeitos dos atentados em Barcelona foram presentes a juiz esta terça-feira. Dois deles ficaram com medida de coação de prisão preventiva, o terceiro em liberdade condicional e o quarto ainda está detido para interrogatório.

Mohamed houli Chmlal e Driss Oukabir são os dois suspeitos a quem foi aplicada a prisão preventiva sem fiança. Apesar de o Ministério Público ter pedido a medida de coação mais gravosa para os quatro suspeitos apresentados a juiz na terça-feira, Mohamed Aalla ficou em liberdade condicional e Salah El Karib fica detido para interrogatório durante 72 horas.

Segundo o auto de prisão, citado pelo Jornal de Notícias, o juiz justificou a decisão da prisão preventiva para dois deles por serem o presumível terrorista de 21 anos que ficou ferido na explosão da casa de Alcanar, a 16 de agosto, quando a célula terrorista preparava explosivos, e o que alugou a furgoneta usada para atropelar mais de uma centena de pessoas em Barcelona, a 17 de agosto, respetivamente.

Salah el Karib ficou detido por mais 72 horas para que se esclareça a sua participação nos factos com a realização de mais diligências. Já Mohamed Aalla, de 27 anos, saiu em liberdade condicional porque “os indícios existentes sobre a presumível colaboração com o grupo investigado não são suficientemente sólidos.

Os quatro homens serão julgados por pertença a organização terrorista, homicídios terroristas e posse de explosivos.

Durante a apresentação ao juiz, um dos suspeitos confessou que o grupo teria na mira um atentado à Sagrada Família. Os quatro suspeitos apontaram culpas ao imã, que teria bilhetes de avião comprados com destino a Bruxelas, mas acabou por morrer na explosão antes do atentado.

Os quatro homens são suspeitos de terem levado a cabo um atentado em Barcelona, nas Ramblas que matou 15 pessoas e feriu 135. Mais tarde, em Cambrils, o mesmo grupo terrorista voltou a investir com um veículo sobre uma multidão, numa zona balnear, a 117 quilómetros de Barcelona, matando uma mulher.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …