Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Manuel de Almeida / Lusa

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de “respostas sociais”.

Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário, trabalhadores das chamadas “respostas sociais”, que incluem creches, centros de atividades ocupacionais e serviços de apoio domiciliário, recebem a primeira dose da vacina contra a covid-19.

De acordo com o Público, deverão ser todos vacinados com a Pfizer. Fonte da task force justificou que se trata de uma questão logística, uma vez que seria complicado misturar vacinas diferentes.

“Vai ser a vacina da Pfizer, não seria possível estar a separar os professores e funcionários [por idades]”, disse Diogo Urjais, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar.

A operação de vacinação em massa de docentes e não docentes foi interrompida durante uma semana, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter assumido uma “possível ligação” entre a vacina da AstraZeneca e casos muito raros de tromboembolismo associado a baixa acentuada de plaquetas.

As autoridades de saúde portuguesas decidiram que este fármaco passaria a ser dado apenas a pessoas com mais de 60 anos.

O que ainda não se sabe é o que vai acontecer aos mais de 60 mil profissionais do ensino que foram vacinados na fase inicial desta operação com a primeira dose da AstraZeneca.

“Não sabemos o que vai acontecer” com a segunda dose. “O Ministério da Saúde tem que ser claro e incisivo sobre esta matéria”, defendeu Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

200 funcionários da PJ deslocam-se a Lisboa para serem vacinados

Esta quinta-feira, cerca de 200 elementos da Polícia Judiciária (PJ) serão vacinados no Hospital das Forças Armadas. Estes funcionários ainda não tinham sido convocados, mas fazem parte da lista dos prioritários.

O Público escreve que, ao contrário dos colegas, estes elementos, que residem no Norte e Centro do país, ainda aguardavam pela convocatória. Para agilizar o processo, a vacinação vai decorrer em Lisboa.

O diário sabe que, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a vacinação no Hospital das Forças Armadas foi progredindo a bom ritmo. Contudo, no Porto, em Braga, em Aveiro, em Leiria e em Coimbra estagnou por altura da Páscoa. Ao todo, dos cerca de 1.200 efetivos da Judiciária a vacinar nesta fase faltavam inocular duas centenas.

Esta quinta-feira, vão deslocar-se a Lisboa para serem vacinados no Hospital das Forças Armadas. Fonte da task force da vacinação adiantou ao matutino que as vacinas que vão ser usadas fazem parte do lote que já tinha sido adjudicado à PJ, ao abrigo dos 40% definidos inicialmente.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …