Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Manuel de Almeida / Lusa

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de “respostas sociais”.

Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário, trabalhadores das chamadas “respostas sociais”, que incluem creches, centros de atividades ocupacionais e serviços de apoio domiciliário, recebem a primeira dose da vacina contra a covid-19.

De acordo com o Público, deverão ser todos vacinados com a Pfizer. Fonte da task force justificou que se trata de uma questão logística, uma vez que seria complicado misturar vacinas diferentes.

“Vai ser a vacina da Pfizer, não seria possível estar a separar os professores e funcionários [por idades]”, disse Diogo Urjais, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar.

A operação de vacinação em massa de docentes e não docentes foi interrompida durante uma semana, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter assumido uma “possível ligação” entre a vacina da AstraZeneca e casos muito raros de tromboembolismo associado a baixa acentuada de plaquetas.

As autoridades de saúde portuguesas decidiram que este fármaco passaria a ser dado apenas a pessoas com mais de 60 anos.

O que ainda não se sabe é o que vai acontecer aos mais de 60 mil profissionais do ensino que foram vacinados na fase inicial desta operação com a primeira dose da AstraZeneca.

“Não sabemos o que vai acontecer” com a segunda dose. “O Ministério da Saúde tem que ser claro e incisivo sobre esta matéria”, defendeu Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

200 funcionários da PJ deslocam-se a Lisboa para serem vacinados

Esta quinta-feira, cerca de 200 elementos da Polícia Judiciária (PJ) serão vacinados no Hospital das Forças Armadas. Estes funcionários ainda não tinham sido convocados, mas fazem parte da lista dos prioritários.

O Público escreve que, ao contrário dos colegas, estes elementos, que residem no Norte e Centro do país, ainda aguardavam pela convocatória. Para agilizar o processo, a vacinação vai decorrer em Lisboa.

O diário sabe que, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a vacinação no Hospital das Forças Armadas foi progredindo a bom ritmo. Contudo, no Porto, em Braga, em Aveiro, em Leiria e em Coimbra estagnou por altura da Páscoa. Ao todo, dos cerca de 1.200 efetivos da Judiciária a vacinar nesta fase faltavam inocular duas centenas.

Esta quinta-feira, vão deslocar-se a Lisboa para serem vacinados no Hospital das Forças Armadas. Fonte da task force da vacinação adiantou ao matutino que as vacinas que vão ser usadas fazem parte do lote que já tinha sido adjudicado à PJ, ao abrigo dos 40% definidos inicialmente.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …