Director do SEF acusado de dois crimes de corrupção passiva

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, está acusado de dois crimes de corrupção passiva no âmbito do caso da atribuição de vistos dourados.

João Medeiros, advogado de Manuel Jarmela Palos, disse à Lusa não serem ainda conhecidas as medidas de coação aplicadas ao seu cliente, uma vez que estas só deverão ser decididas depois de o juiz Carlos Alexandre ouvir os 11 detidos, acção que está a decorrer desde sexta-feira à tarde no âmbito daquele processo.

Até hoje, foram ouvidos três dos 11 detidos: o director do SEF e dois cidadãos chineses, acrescentou o advogado.

Os detidos estão a ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus da Justiça, ao Parque das Nações, em Lisboa.

Além do director do SEF, foram detidas mais 10 pessoas na quinta-feira, no âmbito da investigação à atribuição de vistos dourados em Portugal. O presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria António Anes, que entretanto pediu a demissão do cargo, contam-se entre os detidos.

Dos 11 detidos, três são cidadãos chineses, um casal e um homem.

Segundo uma fonte ligada ao processo, o presidente do IRN, António Figueiredo, também terá apresentado, na quinta-feira, um pedido de suspensão de funções.

Esta sexta-feira, o director nacional do SIS, Horácio Pinto, e dois funcionários do mesmo serviço foram fotografados pela PJ a detectar e eliminar escutas no escritório de António Figueiredo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores e castração química dos reincidentes

Esta segunda-feira, André Ventura, deputado único do Chega, entregou no Parlamento um projeto de lei que altera o Código Penal e endurece as penas pelo crime de violação. O deputado único do Chega, André Ventura, entregou …

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …