/

Director do SEF acusado de dois crimes de corrupção passiva

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, está acusado de dois crimes de corrupção passiva no âmbito do caso da atribuição de vistos dourados.

João Medeiros, advogado de Manuel Jarmela Palos, disse à Lusa não serem ainda conhecidas as medidas de coação aplicadas ao seu cliente, uma vez que estas só deverão ser decididas depois de o juiz Carlos Alexandre ouvir os 11 detidos, acção que está a decorrer desde sexta-feira à tarde no âmbito daquele processo.

Até hoje, foram ouvidos três dos 11 detidos: o director do SEF e dois cidadãos chineses, acrescentou o advogado.

Os detidos estão a ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus da Justiça, ao Parque das Nações, em Lisboa.

Além do director do SEF, foram detidas mais 10 pessoas na quinta-feira, no âmbito da investigação à atribuição de vistos dourados em Portugal. O presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria António Anes, que entretanto pediu a demissão do cargo, contam-se entre os detidos.

Dos 11 detidos, três são cidadãos chineses, um casal e um homem.

Segundo uma fonte ligada ao processo, o presidente do IRN, António Figueiredo, também terá apresentado, na quinta-feira, um pedido de suspensão de funções.

Esta sexta-feira, o director nacional do SIS, Horácio Pinto, e dois funcionários do mesmo serviço foram fotografados pela PJ a detectar e eliminar escutas no escritório de António Figueiredo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.