Dinheiro de Sócrates passou por offshore de dirigente do Grupo Espírito Santo

unaoc / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

Há novos dados sobre a origem do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva, que o Ministério Público entende ser de facto de José Sócrates. O jornal Sol apurou que mais de 20 milhões de euros foram provenientes de uma empresa “offshore” de Hélder Bataglia, o presidente da Escom que integra o Grupo Espírito Santo (GES).

De acordo com o citado jornal, a “offshore” de Hélder Bataglia terá transferido 6,5 milhões de euros para uma conta do primo de José Sócrates, José Paulo Bernardo Pinto Sousa.

Esta tansferência terá ocorrido em 2006, pouco antes de este familiar do ex-primeiro-ministro ter transferido, por seu turno, 5,5 milhões de euros para uma das contas de Carlos Santos Silva na Suíça.

O Ministério Público acredita que Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que está também detido no âmbito da Operação Marquês, seria o “testa-de-ferro” do ex-primeiro-ministro, administrando dinheiro que na verdade pertencia ao antigo governante.

O primo de José Sócrates, que vive em Angola, terá assim também entrado neste esquema que visaria esconder a origem do dinheiro que o Ministério Público defende tratar-se do pagamento de “luvas”.

Carlos Santos Silva terá explicado que os tais 5,5 milhões constituíam “dividendos de uma empresa de salinas na província angolana de Benguela”, na qual ele teria uma sociedade com o primo de José Sócrates, conforme evidencia o Sol.

Todavia, o jornal nota que a investigação que levou a cabo em Angola desmente essa ideia.

O Sol apurou que o primo de José Sócrates esteve “de facto envolvido em transacções de terrenos e de sociedades, mas com a Escom e o seu presidente, Hélder Bataglia” e nunca directamente com Carlos Santos Silva.

Além disso, o jornal atesta que esses negócios ocorreram “em 2009 e em 2013 – ou seja, três anos e sete anos depois das transferências em causa” e que, de resto, envolveram valores muito inferiores aos da transferência suspeita de 2006.

Escom esteve envolvida no negócio de compra dos submarinos, quando Paulo Portas foi Ministro da Defesa. Um processo que rendeu à empresa do GES 27 milhões de euros de comissões, conforme admitiu Hélder Bataglia na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Distinguir investigação de supostas transcrições do processo é um exercício que a alguns pode gerar confusão. É certo. Certo é que na imprensa as refªs ao processo além de transversais são convergentes… Alías, quem não reparou que não há processos contra orgãos de informação? Apenas do Ministério público relativo a fugas…
      Prefiro que nestes casos tudo seja público e não morra no segredo de algum gabinete… E, se há escutas, que elas sejam materialmente protegidas e não destruídas.

  1. …Até os que apregoaram a tese de “caso político” se calaram…
    No cortejo reservam-se agora ao papel de mulas de enterro… Ou perfilam-se a promover canditatos a PR como se NADA FOSSE!
    … Aquilo é piões de brega com dois consulados, Sr. General!

  2. Para quê o MP? O jornal Sol faz o trabalho todo! Até porque juntamente com os seus seguidores, partem logo para a acusação e pronto! Aliás não se vê que o Sol faz a festa, atira os foguetes, e até vai apanhar as canas? Afinal a malta precisava de um bode expiatório. E nós por aqui andamos a fazer o gosto ao jornal Sol e seus mandantes neste sórdido cavaqueio!

    • Tem a alcunha ‘a gritar’ ‘Eu mesma’… É a 1ª condómina do novo condomínio fechado Classe +AAAA criado após remodelação das antigas instalações do aeroporto de Beja que mantém as pistas que foram previstas para aviação de grande porte como o Airbus A380-800 .

    • Chamada para o post infra (seguinte)… Aplica-se integralmente. Ainda assim, o que alguns, à media de 2 vezes por ano, nos últimos 4, quiseram trazer à baila sobre Portas e submarinos, não quiseram ler o despacho do processo alemão.
      Se não o fizer por conta própria, ficará a falar sozinho com os mesmos de sempre – os dos bitites a ver o quê que dá! Coitado do Paulinho oh Zé!

  3. Legitimamente cada um lê o que entender… Duplamente: Escolhe várias fontes e percebe que certa informação é transversal à generalidade de órgãos de impressa escrita e falada, ou então nem lê, ‘preserva’ a sua realidade através do que lhe bufam ou ouvido e sem cautelas, qdo decide cuspir para o lado, invariavelmente acerta em si própria!
    … Ainda residirá no condomínio de luxo +AAA situado no transformado aeroporto de Beja?

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …