Dilma “inconformada” com detenção de Lula

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Lula da Silva e Dilma Rousseff

A presidente do Brasil afirmou sentir-se inconformada com a atitude da Polícia Federal em deter o ex-presidente Lula da Silva.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, citado pela agência Lusa, Dilma Rousseff manifestou o seu “integral inconformismo” com o facto do ex-presidente ter sido “submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar um depoimento”, visto que o mesmo já “compareceu voluntariamente para prestar esclarecimentos perante as autoridades competentes”.

A presidente considera “necessário que as investigações prossigam” mas alertou as autoridades para terem mais respeito pelos direitos individuais.

O ex-presidente Lula da Silva foi ontem detido, para prestar o seu depoimento no âmbito da investigação da operação Lava Jato, em São Paulo.

O Ministério Público brasileiro suspeita que Lula tenha obtido, de forma ilegal, favores, doações e o pagamento de serviços de palestras que chegam aos 7,2 milhões de euros.

O MP suspeita ainda que esse dinheiro tenha sido dado por empresas ligadas ao escândalo de corrupção na Petrobras, em troca do favorecimento nos contratos firmados por estas entidades com a petrolífera.

“Quem não deve não teme”

Horas depois de ter sido detido pelas autoridades brasileiras, Lula falou aos mais de cinco mil militantes que o esperavam na sede do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo.

Segundo o Expresso, o ex-presidente disse estar “vivo” e preparado para disputar a Presidência em 2018.

“A partir de hoje, a resposta que posso dar é ir para as ruas e dizer: ‘estou vivo e sou mais honesto do que vocês‘”, afirmou.

Lula criticou ainda a atitude da Polícia Federal brasileira, considerando-a “desnecessária”, visto já ter colaborado outras vezes com as autoridades.

“Se o juiz Moro ou o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter-me mandado um ofício e eu ia como sempre fui porque não devo e não temo“, acusou, citado pelo Observador.

Em declarações aos jornalistas, o ex-presidente afirmou que se sentiu como “um prisioneiro” durante a ação da polícia.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …