Omissão de infetados no Porto e Lisboa. DGS suspende divulgação de casos por concelho para verificar dados

Tiago Petinga / Pool / Lusa

Este domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou de fora a habitual distribuição por concelho dos novos casos de infeção. Há autarcas a contactar delegados de Saúde e a dizer que os números da região estão errados.

No boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado este domingo, não foram atualizados os números de casos de infeção por concelho.

De acordo com o Jornal de Notícias, na Área Metropolitana do Porto e na região da Grande Lisboa, há discrepâncias no número de novos casos de infeção por covid-19 reportado pela DGS. No sábado, por exemplo, em Vila Franca de Xira, a DGS dava conta de 808 doentes, quando a Unidade de Saúde Local registava 899 – diferença de 91 casos.

Apesar de os números não baterem certo, algumas unidades de saúde garantiram ao JN que estão a fazer o registo de novos pacientes atempadamente na plataforma clínica SINAVE.

Em declarações ao JN, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, denunciou que “há cerca de um mês que [a DGS] não reporta novos casos em Gondomar e tem havido evolução no concelho, embora seja um número pequeno”. Segundo o autarca, apesar de não haver alteração no boletim, foram detetados cerca de 20 doentes desde 9 de junho.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, disse ao JN ter mais 30% de infetados do que os 149 casos divugados pela DGS.

Segundo o JN, desde 9 de junho, os delegados de saúde locais têm registado novas infeções no Porto, em Matosinhos, em Gondomar, na Trofa, em Oliveira de Azeméis e em São João da Madeira.

Contactada pelo semanário Expresso sobre a não atualização dos dados por concelho, a autoridade de saúde disse que “a DGS está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias”.

No sábado, foi noticiado que há casos de infetados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela DGS. A denúncia foi feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da pandemia em Portugal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. é não dizer nada, nem sequer testar…
    adotar o que diz o Donald Trump.
    Afinal na rua já se vê tudo ao “molho e fé em deus” e as nossas autoridades policiais nada fazer…

  2. Quanto a mim,deviam de estar caladas e trabalhar melhor.Deixem os discursos para o Costa ou o Marcelo,eles adoram.

  3. as autoridades policiais só existem p/ multas e alguns desacatos, fora isso não se metem… Não lhes pagam o suficiente p/ se chatear.

  4. É assim que a Venezuela e a China fazem, eliminam a possibilidade de verificação da informação e logo o que dizem passa a ser a verdade.

    Devíamos ser melhores do que isto, se há discrepâncias e se estão verdadeiramente justificadas, não se devem esconder.

  5. Nas últimas 4 semanas não foram distribuídos 1324 casos pelos respectivos concelhos (10/jun a 4/jul). Desses, 38% são da região Norte, 10% da Centro, 44% da LVT, 4% Altentejo e 4% Algarve. É muito difícil compreender esta incapacidade… parece desinformação deliberada…
    A informação por concelho é a mais importante de todas, para que as pessoas adequem o seu nível de alerta.

  6. Não é dificil encontrar malandros maiores que os ingleses, basta ter boa memória, ser-se honesto e olhar para o histórico do Partido Súcialista e respectivos bajuladores, em Portugal, nos últimos 46 anos.

  7. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Mas deviam ter aprendido com o que se passou no Norte par proteger o resto do país. Falavam em excesso,incluindo o senhor presidente da República e descuram o essencial. Não se queixem

    Não se queixem do governo ingês. Este teve o bom senso de seguir as recomendações duma comissão de experts constituida para o efeito e obedeceu a critérios iguais para todos os países.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …