Omissão de infetados no Porto e Lisboa. DGS suspende divulgação de casos por concelho para verificar dados

Tiago Petinga / Pool / Lusa

Este domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou de fora a habitual distribuição por concelho dos novos casos de infeção. Há autarcas a contactar delegados de Saúde e a dizer que os números da região estão errados.

No boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado este domingo, não foram atualizados os números de casos de infeção por concelho.

De acordo com o Jornal de Notícias, na Área Metropolitana do Porto e na região da Grande Lisboa, há discrepâncias no número de novos casos de infeção por covid-19 reportado pela DGS. No sábado, por exemplo, em Vila Franca de Xira, a DGS dava conta de 808 doentes, quando a Unidade de Saúde Local registava 899 – diferença de 91 casos.

Apesar de os números não baterem certo, algumas unidades de saúde garantiram ao JN que estão a fazer o registo de novos pacientes atempadamente na plataforma clínica SINAVE.

Em declarações ao JN, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, denunciou que “há cerca de um mês que [a DGS] não reporta novos casos em Gondomar e tem havido evolução no concelho, embora seja um número pequeno”. Segundo o autarca, apesar de não haver alteração no boletim, foram detetados cerca de 20 doentes desde 9 de junho.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, disse ao JN ter mais 30% de infetados do que os 149 casos divugados pela DGS.

Segundo o JN, desde 9 de junho, os delegados de saúde locais têm registado novas infeções no Porto, em Matosinhos, em Gondomar, na Trofa, em Oliveira de Azeméis e em São João da Madeira.

Contactada pelo semanário Expresso sobre a não atualização dos dados por concelho, a autoridade de saúde disse que “a DGS está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias”.

No sábado, foi noticiado que há casos de infetados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela DGS. A denúncia foi feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da pandemia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. é não dizer nada, nem sequer testar…
    adotar o que diz o Donald Trump.
    Afinal na rua já se vê tudo ao “molho e fé em deus” e as nossas autoridades policiais nada fazer…

  2. Quanto a mim,deviam de estar caladas e trabalhar melhor.Deixem os discursos para o Costa ou o Marcelo,eles adoram.

  3. as autoridades policiais só existem p/ multas e alguns desacatos, fora isso não se metem… Não lhes pagam o suficiente p/ se chatear.

  4. É assim que a Venezuela e a China fazem, eliminam a possibilidade de verificação da informação e logo o que dizem passa a ser a verdade.

    Devíamos ser melhores do que isto, se há discrepâncias e se estão verdadeiramente justificadas, não se devem esconder.

  5. Nas últimas 4 semanas não foram distribuídos 1324 casos pelos respectivos concelhos (10/jun a 4/jul). Desses, 38% são da região Norte, 10% da Centro, 44% da LVT, 4% Altentejo e 4% Algarve. É muito difícil compreender esta incapacidade… parece desinformação deliberada…
    A informação por concelho é a mais importante de todas, para que as pessoas adequem o seu nível de alerta.

  6. Não é dificil encontrar malandros maiores que os ingleses, basta ter boa memória, ser-se honesto e olhar para o histórico do Partido Súcialista e respectivos bajuladores, em Portugal, nos últimos 46 anos.

  7. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Mas deviam ter aprendido com o que se passou no Norte par proteger o resto do país. Falavam em excesso,incluindo o senhor presidente da República e descuram o essencial. Não se queixem

    Não se queixem do governo ingês. Este teve o bom senso de seguir as recomendações duma comissão de experts constituida para o efeito e obedeceu a critérios iguais para todos os países.

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …