DGS corrige dados de infeção por concelho no boletim deste sábado

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou este sábado os dados que constam no boletim diário da situação epidemiológica no país, corrigindo a informação do número de infetados por cada concelho.

De acordo com o Observador, o número total de infetados não se altera, mantendo-se nos 38.841, tendo subido 377 nas últimas 24 horas. Porém, no novo boletim divulgado no total dos concelhos há agora mais 12 casos do que no anterior. Essa diferença não tem qualquer influência no total de infetados no país, uma vez que a tabela que indica o número de infetados por concelho não espelha o total de casos em Portugal.

Entre as maiores diferenças no número de infetados está o Porto, com menos 51 casos que o divulgado inicialmente (1.414), Vila Nova de Foz Côa com menos 25 (72 casos) e Matosinhos, com menos 13 (1.292 casos). Estes três concelhos têm afinal, respectivamente, 1363, 47 e 1279 casos confirmados.

Entre os concelhos onde a revisão dos números totais foi feita em baixa contam-se ainda a Moita, com menos 17 que o inicialmente divulgado (211) ou Ponta Delgada com menos 12 (10).

Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 20 de junho, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Sábado, 20 de junho de 2020

Com a atualização feita em quase 80 concelhos, há uma diferença de mais 12 casos no total reportado pelos concelhos — que não reflete a totalidade de casos em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …