Detido o terceiro homem do atentado do aeroporto de Bruxelas

Le Soir / Twitter

-

Fayçal Cheffou, jornalista independente, identificado como o terceiro autor do atentado no aeroporto de Bruxelas (à direita, de chapéu)

O Ministério Público belga anunciou ter identificado Fayçal Cheffou, detido na sexta-feira, como o terceiro homem implicado nos atentados terroristas no aeroporto de Bruxelas e acusou-o de liderar atividades terroristas.

O detido, Fayçal Cheffou, seria “o homem do chapéu” visto em imagens do circuito interno do aeroporto de Zaventem com os dois bombistas suicidas.

O homem foi identificado após ter sido reconhecido pelo motorista do táxi que os levou até o aeroporto.

A informação foi avançada pelo jornal “Le Soir” e pela emissora estatal belga “RTBF”.

A Procuradoria Federal da Bélgica aguarda agora os resultados de um exame de DNA para confirmar a informação.

Numa busca realizada em casa de Cheffou não foram encontradas armas ou explosivos.

Fayçal Cheffou, que se diz jornalista independente, é autor de um vídeo de 15 de julho de 2014, hoje divulgado pela imprensa belga, onde aparece em frente a um.

Na gravação, Cheffou denuncia que o centro de apoio de imigrantes estava a servir refeições aos muçulmanos antes do fim do jejum durante o Ramadão.

O presidente da Câmara de Bruxelas, Yvan Mayeur, denunciou em diversas ocasiões o “activismo” de Cheffou, classificando-o como um “homem perigoso”.

Mayeur acusava Cheffou de actuar como recrutador de jihadistas entre os refugiados que pediam asilo e os imigrantes ilegais na capital belga.

Na terça-feira, ocorreram três explosões em Bruxelas: duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 300 ficaram feridas nos ataques na capital belga, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …