Falhas de segurança levam à demissão de ministra dos Transportes belga

Ministra belga apresentou a demissão depois de ter sido acusada de ignorar graves falhas de segurança no aeroporto e no metro de Bruxelas, locais onde se sucederam os ataques terroristas.

Muitos antes do atentado que provocou a morte de 35 pessoas em março passado, a ministra Jacqueline Galant recebeu um relatório da UE que denunciava várias falhas de segurança no sistema de transportes belga, avança a BBC.

Apesar de ter negado que viu o relatório antes dos ataques, a ministra dos Transportes acabou por pedir esta sexta-feira a demissão, pressionada pela oposição que a acusa de ter ignorado os vários avisos.

Inicialmente, o primeiro-ministro belga Charles Michel tinha defendido a governante, que é do seu partido (Movimento Reformador), garantindo que o gabinete da ministra não tinha tido conhecimento desse relatório.

Porém, ao início da manhã, o governante afirmou que, “contrariamente ao que pensava”, afinal a ministra tinha recebido e discutido o dito relatório, adiantou a estação pública RTBF.

Terá sido o próprio primeiro-ministro a pedir a demissão a Galant antes de uma reunião do conselho de ministros, não tendo sido para já apontado o nome do seu sucessor.

Em declarações ao jornal Le Soir, Galant afirmou que deixa o Governo belga uma vez que não consegue “trabalhar sem serenidade”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.