Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19.

Apesar do Rt e a incidência dos casos estarem acima daquilo que foi definido para haver evolução no plano, Costa anuncia que “podemos a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase de desconfinamento”.

O primeiro-ministro refere que “a evolução que temos tido de 9 de março a 14 de abril é claramente positiva”.

A incidência no continente era, a 9 março, de 118,49 por 100 mil habitantes e é agora, a 14 abril, de 69 casos por 100 mil. Porém, o Rt está agora em 1,05 no continente, quando era 0,78 a 9 de março.

O avanço para a terceira fase de desconfinamento é generalizado a todo o país, incluindo nos oito concelhos que há 15 dias tinham avançado para patamares de risco, mas que entretanto viram regredir a taxa de incidência.

Contudo, Costa alerta que há 13 concelhos que entram em taxa de risco (acima de 120 mil caso por 100 mil habitantes) e devem “ter especial atenção para controlar a incidência nos próximos dias”. São eles:

Aljezur
Almeirim
Barrancos
Mêda
Miranda do Corvo
Miranda do Douro
Olhão
Paredes
Penalva do Castelo
Resende
Valongo
Vila Franca de Xira
Vila Nova de Famalicão

Há ainda 6 concelhos que não passam para a terceira fase de desconfinamento:

Alandroal
Albufeira
Carregal do Sal
Figueira da Foz
Marinha Grande
Penela

António Costa informa também que quatro irão recuar, uma vez que o número de casos é superior a 240 casos por cada 100 mil habitantes. Como tal, estas localidades terão restrição de circulação entre concelhos, deverão voltar a vender apenas ao postigo e fechar todas as esplanadas:

Moura
Odemira
Portimão
Rio Maior

O ensino é a exceção, uma vez que a lógica é nacional e não local. O ensino secundário abre em todo o país a partir de segunda-feira.

Relativamente ao dever geral de recolhimento “este mantém-se. O que as medidas de desconfinamento vão fazendo é alargando a medida da exceção”, diz o primeiro-ministro.

Sobre a vacinação, o primeiro-ministro garante que o processo está a decorrer “nos seus termos normais”.

Costa diz que até ao final de abril “toda a população com mais de 70 anos vai estar vacinada” e que até início do mês de maio “toda a população com mais de 60 anos poderá estar vacinada”.

Questionado sobre as fronteiras com Espanha, Costa explicou que “mantemos o acordo com Espanha para manter a fronteira fechada pelos próximos 15 dias”. “Quanto aos voos, os critérios são os que estão em vigor”, rematou sobre o assunto.

Por fim, sobre a possibilidade de o público voltar aos estádios, o primeiro-ministro voltou a pôr essa hipótese de lado. “Antes da próxima época seguramente não haverá adeptos de volta aos estádios”, sublinhou.

De recordar que na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, regressam o ensino secundário e ensino superior; reabrem todas as lojas e centros comerciais; os restaurantes, cafés e pastelarias podem servir com o máximo de quatro pessoas ou seis em esplanada, até às 22h (ou 13h aos fins-de-semana e feriados); voltam a abrir cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; lojas de cidadão com atendimento presencial; serão permitidas modalidades desportivas de médio risco; e atividade física ao ar livre até seis pessoas.

António Costa dá ainda luz verde a eventos exteriores com diminuição de lotação e a casamentos e batizados com 25% de lotação, mas já deixa avisos para dia 3 de maio, altura em que deverá avançar a última fase do desconfinamento: “Daqui a 15 dias estaremos a fazer nova análise e avaliação da situação”.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. É a loucura!!! Vamos lá abrir tudo!!! É óbvio que o povo, em poucos dias, percebeu o que tinha a fazer, algo que não conseguiu em mais de ano: Ser responsável! Tá tudo bem, estamos em confinamento e não há ninguém infetado e ninguém morre de Covid-19… Vivemos no ano 3000 e toda a gente movimenta-se em carros voadores! Não existe fome nem miséria e nem crime. É a loucura ou utopia?
    Cinemas, lojas de shoppings e escolas… Vai tudo correr bem!

      • Ainda bem!… Ou melhor… Ainda mal! Se fosse, o “povo” não estaria nesta situação. Mas está tudo bem… Até confinarmos outra vez e dar-mos uma golpada final em muitos negócios. Mas… “Calma que o “povo” não é todo como tu!…” Isso deixa-me mesmo “aliviado”.

    • Acho muito bem, alias, acho até que algumas casas de Restauração deviam ser pura e simplesmente encerradas, estava a TVI a entrevistar um comerciante destes e víamos pela Televisão toda a gente sem Mascara, infelizmente o comerciante quer é vender a cerveja não importa as consequências do lucro dessa cerveja, não limpam as mesas e as cadeiras, não impõe disciplina ao cliente, quer é a venda do imediato, é bom para a nossa saúde e salubridade publica que essas casas de restauração sejam encerradas, pena que não seja em definitivo, e que beneficiem das ajudas dos nossos impostos, nem aproveitaram todo o tempo de confinamento para uma limpeza e desinfeção.

  2. Acho muito bem, alias, acho até que algumas casas de Restauração deviam ser pura e simplesmente encerradas, estava a TVI a entrevistar um comerciante destes e víamos pela Televisão toda a gente sem Mascara, infelizmente o comerciante quer é vender a cerveja não importa as consequências do lucro dessa cerveja, não limpam as mesas e as cadeiras, não impõe disciplina ao cliente, quer é a venda do imediato, é bom para a nossa saúde e salubridade publica que essas casas de restauração sejam encerradas, pena que não seja em definitivo, e que beneficiem das ajudas dos nossos impostos, nem aproveitaram todo o tempo de confinamento para uma limpeza e desinfeção.

    • “infelizmente o comerciante quer é vender a cerveja não importa as consequências do lucro dessa cerveja…”
      Errado; não faltam comercianteas a queixar-se disso:
      Restaurantes dizem que clientes ignoram regras sobre máscaras nas esplanadas e pedem medidas mais duras”
      TSF, 07 Abril 2021

      • Vi na televisão o proprietário a queixar-se das medidas do Governo, e as câmaras da TV a focar os seus clientes a conversar, sem máscara, se o proprietário não servisse sem a necessidade das medidas de segurança, esses clientes não estariam alí, nessas condições, e se calhar a localidade estava no verde, existe comerciantes que para bem da Saúde Pública, dos clientes, de toda a gente, deviam ser encerrados pura e simplesmente, era bom para todos.

        • Viste um (1) “proprietário”, mas resolveste falar por TODOS!…
          Muito bem… as generalizações dão sempre esse resultado….

          • Vi o proprietário e a clientela, assim como vejo pessoalmente todos os dias, ainda hoje interpelei uma Senhora proprietária, a resposta foi, que pede para utilizar as máscaras, muitas vezes até as oferece, mas não aceitam, e ela precisa dos clientes, deu a entender que o prefere a ele, que bebe umas quantas cervejas por dia, e a família a lanchar e tomar o Pequeno almoço, que a mim, um chato, que só toma lá, 2 cafés por dia.

            • Mau é daqui a uns tempos ter de começar a Pagar todos os tipos de subsídios a esta gente que só a propagar o vírus.

            • Pois… se ela prefere clientes assim, talvez devesses ir a outro lado…
              Felizmente pelo país fora (e na grande maioria do sítios onde vou), as pessoas cumprem minimamente as regras.
              Por aqui, nem admitem que os clientes não cumpram!

  3. É o que eu faço, aquela casa Comercial nunca mais, mas tenho a noção de que não resolvo o Problema, porque ela deixa de vender 2 cafés, em troca continua a vender umas boas cervejas, entretanto um cliente dela pode se atravessar no meu caminho, além da Revolta de um dia destes ter de começar a contribuir para as ajudas do estado que ela está e continuará a receber, quando devia era ser encerrado.

RESPONDER

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …