Deputada escocesa detida após viajar de comboio sabendo que estava infetada

Independenista / Wikimedia

Margaret Ferrier

Margaret Ferrier, deputada do Partido Nacional Escocês, foi detida pela polícia e acusada de violar as restrições impostas para travar a pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia da Escócia disse que Margaret Ferrier, de 60 anos, foi acusada “em conexão com suposta conduta culpada e imprudente” por não ter cumprido os regulamentos que limitam viagens e o contacto social.

Apesar de ter sintomas e de ter feito um teste ao coronavírus, Ferrier viajou para Londres e interveio na Câmara dos Comuns no debate sobre a pandemia, mas no fim do dia recebeu a notícia de que o teste tinha sido positivo e decidiu regressar a casa de comboio na terça-feira.

Ferrier, que foi suspensa do grupo parlamentar do SNP, disse ter informado voluntariamente a polícia sobre o que fez, e que se encontraca em confinamento em casa, mas admite que não devia ter viajado para Londres após ter registado sintomas nem viajado para Glasgow após saber que tinha covid-19.

Num breve comunicado, a polícia escocesa adiantou que “prendeu e acusou uma mulher de 60 anos por suposta conduta culpada e imprudente”. “Isso ocorre após uma investigação completa da Police Scotland sobre uma alegada violação dos regulamentos do coronavírus entre 26 e 29 de setembro de 2020. Um relatório será enviado ao procurador fiscal e não podemos comentar mais.”

Ferrier desculpou-se profusamente após as suas viagens terem vindo a público e disse que assumiu total responsabilidade pelas suas decisões. “Apesar de me sentir bem, deveria ter me isolado enquanto esperava o resultado do meu teste e lamento profundamente minhas ações”, disse.

A deputada encontra-se agora pressionada, incluindo pela primeira-ministra da Escócia, para apresentar a sua demissão.

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela pandemia. Mais de 2,7 milhões de britânicos foram infetados pelo vírus e cerca de 75 mil morreram. Boris Johnson decretou na segunda-feira um novo confinamento de seis semanas para conter a aceleração da pandemia de covid-19, incluindo o encerramento das escolas até pelo menos 5 de fevereiro.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …