Deputada escocesa detida após viajar de comboio sabendo que estava infetada

Independenista / Wikimedia

Margaret Ferrier

Margaret Ferrier, deputada do Partido Nacional Escocês, foi detida pela polícia e acusada de violar as restrições impostas para travar a pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia da Escócia disse que Margaret Ferrier, de 60 anos, foi acusada “em conexão com suposta conduta culpada e imprudente” por não ter cumprido os regulamentos que limitam viagens e o contacto social.

Apesar de ter sintomas e de ter feito um teste ao coronavírus, Ferrier viajou para Londres e interveio na Câmara dos Comuns no debate sobre a pandemia, mas no fim do dia recebeu a notícia de que o teste tinha sido positivo e decidiu regressar a casa de comboio na terça-feira.

Ferrier, que foi suspensa do grupo parlamentar do SNP, disse ter informado voluntariamente a polícia sobre o que fez, e que se encontraca em confinamento em casa, mas admite que não devia ter viajado para Londres após ter registado sintomas nem viajado para Glasgow após saber que tinha covid-19.

Num breve comunicado, a polícia escocesa adiantou que “prendeu e acusou uma mulher de 60 anos por suposta conduta culpada e imprudente”. “Isso ocorre após uma investigação completa da Police Scotland sobre uma alegada violação dos regulamentos do coronavírus entre 26 e 29 de setembro de 2020. Um relatório será enviado ao procurador fiscal e não podemos comentar mais.”

Ferrier desculpou-se profusamente após as suas viagens terem vindo a público e disse que assumiu total responsabilidade pelas suas decisões. “Apesar de me sentir bem, deveria ter me isolado enquanto esperava o resultado do meu teste e lamento profundamente minhas ações”, disse.

A deputada encontra-se agora pressionada, incluindo pela primeira-ministra da Escócia, para apresentar a sua demissão.

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela pandemia. Mais de 2,7 milhões de britânicos foram infetados pelo vírus e cerca de 75 mil morreram. Boris Johnson decretou na segunda-feira um novo confinamento de seis semanas para conter a aceleração da pandemia de covid-19, incluindo o encerramento das escolas até pelo menos 5 de fevereiro.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …