Deputada escocesa viajou de comboio sabendo que estava infetada. Sob pressão, deverá demitir-se

Independenista / Wikimedia

Margaret Ferrier, deputada do Partido Nacionalista Escocês

A deputada do Partido Nacionalista Escocês (SNP) Margaret Ferrier está sob pressão para se demitir, após ter sido revelado que viajou de comboio entre Londres e Glasgow sabendo que tinha testado positivo à covid-19.

“Falei com Margaret Ferrier e deixei clara a minha opinião de que ela deveria deixar o cargo de deputada. Fi-lo com pesar, ela é uma amiga e colega, mas as suas ações foram perigosas. Não tenho poder para forçar uma deputada a demitir-se, mas espero que ela faça o que é correto”, declarou hoje a chefe do governo autónomo escocês e líder do SNP, Nicola Sturgeon.

O líder do SNP na Câmara dos Comuns, Ian Blackford, também reconheceu, em declarações à BBC, que esta é uma “situação muito grave” e que os deputados devem dar o exemplo. “Temos aqui uma situação em que não foram apenas as orientações que foram desrespeitadas, mas a lei foi desrespeitada. E eu diria simplesmente a Margaret que as pessoas esperam que ela reflita sobre a situação em que se colocou”, afirmou.

O líder do partido Conservador na Escócia, Douglas Ross, considera que Margaret Ferrier “deve demitir-se com efeito imediato”. “Estamos no meio de uma pandemia. Viajar centenas de quilómetros num transporte público após testar positivo a este vírus mortal não é um erro, é um completo desprezo por tudo o que lutamos”, escreveu, na rede social Twitter.

A política escocesa, até agora quase desconhecida, representante na Câmara dos Comuns da circunscrição de Rutherglen and Hamilton West, no sul de Glasgow, apresentou na quinta-feira um pedido de desculpas por ter desrespeitado as restrições em vigor.

Apesar de ter sintomas e de ter feito um teste ao coronavírus no sábado, viajou para Londres na segunda-feira e interveio na Câmara dos Comuns no debate sobre a pandemia, mas no fim do dia recebeu a notícia de que o teste tinha sido positivo e decidiu regressar a casa de comboio na terça-feira.

Ferrier, que entretanto foi suspensa do grupo parlamentar do SNP, disse ter informado voluntariamente a polícia sobre o que fez, e que se encontra em confinamento em casa, mas admite que não devia ter viajado para Londres após ter registado sintomas, nem viajado para Glasgow após saber que tinha covid-19. “Não há desculpa para o que fiz”, admitiu, num comunicado publicado na quinta-feira.

A Polícia Escocesa já confirmou que está a “investigar os factos” após a deputada ter relatado o que aconteceu, mas a lei determina uma multa de 4.000 libras (4.360 euros) se uma pessoa estiver em contacto com outras pessoas quando deveria estar em isolamento, como é obrigatório.

A controvérsia coincidiu com notícias na quarta-feira de que o pai do primeiro-ministro, Boris Johnson, e o antigo líder do partido Trabalhista Jeremy Corbyn também infringiram as regras, pelo qual ambos pediram desculpas. Stanley Johnson, de 80 anos, foi visto no interior de uma loja sem usar máscara.

O Reino Unido enfrenta atualmente um ressurgimento da pandemia covid-19, tendo o número de casos acelerado nas últimas semanas e registado uma média diária superior a seis mil novas infeções.

O Governo britânico tem imposto restrições apertadas a nível local para combater surtos locais no norte de Inglaterra e proibiu a socialização em espaços interiores em áreas mais afetadas.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …