/

Deputada britânica esfaqueada e baleada à porta de biblioteca

-

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

A deputada trabalhista britânica Jo Cox, 41 anos, foi baleada esta quinta feira em Birstall, no norte de Inglaterra, quando participava num encontro com os eleitores da sua região.

A deputada foi esfaqueada e depois atingida a tiro quando se encontrava na biblioteca municipal, onde participa regularmente em reuniões com os eleitores. Jo Cox foi eleita em 2015 pela circunscrição de Batley and Spen.

Jo Cox foi transportada em estado crítico para o hospital de Leeds, onde está a ser submetida a uma cirurgia.

Jon Super / EPA

-

“Às 12h53 de hoje, a polícia foi chamada para um incidente na Market Street, Birstall, em que uma mulher de cerca de 40 anos sofreu ferimentos graves e está em estado crítico”, informou a polícia em comunicado.

“Um homem de 40 a 50 anos que se encontrava perto sofreu ferimentos ligeiros. Um homem de 52 anos foi detido na zona”, acrescentou.

Um homem de 52 anos foi detido numa rua de Birstall, West Yorkshire, segundo a polícia local.

As autoridades montaram um cordão de segurança na zona, mas não dão, por agora, mais detalhes. A BBC avança que uma escola primária, perto do local do tiroteio, foi entretanto fechada.

O ataque pode ter tido motivações políticas, nomeadamente pela posição pró-europeia da deputada trabalhista no referendo da próxima semana sobre o Brexit.

Uma deputada do Labour cita palavras de uma testemunha dizendo que, imediatamente antes, o atacante gritou “a Grã-Bretanha primeiro“.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.