Depois da Volkswagen, EUA investigam manipulação de emissões noutros fabricantes

Os Estados Unidos vão estender a outros fabricantes de automóveis a investigação sobre manipulação das emissões poluentes nos veículos a diesel, depois de a Volkswagen ter admitido que recorreu a tais dispositivos para contornar as regras antipoluição.

A Agência Federal de Proteção Ambiental norte-americana (EPA) anunciou esta segunda-feira que vai analisar a presença dos chamados “dispositivos de manipulação” em veículos a diesel produzidos por outros fabricantes.

“A EPA e a CARB (organismo homólogo californiano) iniciaram testes a veículos já em circulação fabricados por outros construtores para detetar a presença de possíveis softwares maliciosos” semelhantes ao detetado em veículos da Volkswagen, disse um porta-voz citado por agências internacionais.

O porta-voz recusou identificar os fabricantes que vão ser testados. Além da Volkswagen, vendem automóveis a diesel nos Estados Unidos a BMW, Chevrolet, Jeep e Dodge Ram.

A Volkswagen (VW), maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu na sexta-feira à EPA ter equipado 482 mil automóveis nos Estados Unidos com software para falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

As regras ambientais vigentes nos Estados Unidos para este tipo de poluição determinam a imposição de multas que podem ascender aos 37.500 dólares (33.500 euros) por automóvel, o que significa que a VW pode vir a ter de pagar uma verba total superior a 18 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde sr./a jornalista ,

    Permita-me uma pequena correcção, mas o maior fabricante mundial de automóevis chama-se Toyota, sim, e não é europeu, em 2014 vendeu 10.23 milhões de carros.

    • Salvo melhor opinião a notícia deveria referir “grupo” Wolksvagen porque em 2014, o Grupo Volkswagen comercializou 9,91 milhões de unidades destornando a Toyota (9,81), que liderava desde 2009.
      Fazem parte do Grupo WV, Skoda, Audi, Seat, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN.

        • Os dados do ‘post’ “obviament…” estão desfasados da realidade uma vez que o GRUPO Wolksvagen tb comercializa veículos HB e HCV pelo que apresento a minha desculpa.

  2. Alemães… mais uma vez, um caso de frade industrial com alemães…
    Já não bastavam os outros casos da VW, da Siemens, da DaimlerCrysler, da Ferrostaal, etc, etc…
    Tão santinhos que eles são; no entanto, estão envolvidos nos maiores casos de burlas/corrupção industrial da Europa!!

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …