/

Depois da Volkswagen, EUA investigam manipulação de emissões noutros fabricantes

6

Os Estados Unidos vão estender a outros fabricantes de automóveis a investigação sobre manipulação das emissões poluentes nos veículos a diesel, depois de a Volkswagen ter admitido que recorreu a tais dispositivos para contornar as regras antipoluição.

A Agência Federal de Proteção Ambiental norte-americana (EPA) anunciou esta segunda-feira que vai analisar a presença dos chamados “dispositivos de manipulação” em veículos a diesel produzidos por outros fabricantes.

“A EPA e a CARB (organismo homólogo californiano) iniciaram testes a veículos já em circulação fabricados por outros construtores para detetar a presença de possíveis softwares maliciosos” semelhantes ao detetado em veículos da Volkswagen, disse um porta-voz citado por agências internacionais.

O porta-voz recusou identificar os fabricantes que vão ser testados. Além da Volkswagen, vendem automóveis a diesel nos Estados Unidos a BMW, Chevrolet, Jeep e Dodge Ram.

A Volkswagen (VW), maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu na sexta-feira à EPA ter equipado 482 mil automóveis nos Estados Unidos com software para falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

As regras ambientais vigentes nos Estados Unidos para este tipo de poluição determinam a imposição de multas que podem ascender aos 37.500 dólares (33.500 euros) por automóvel, o que significa que a VW pode vir a ter de pagar uma verba total superior a 18 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros).

/Lusa

6 Comments

  1. Boa tarde sr./a jornalista ,

    Permita-me uma pequena correcção, mas o maior fabricante mundial de automóevis chama-se Toyota, sim, e não é europeu, em 2014 vendeu 10.23 milhões de carros.

    • Salvo melhor opinião a notícia deveria referir “grupo” Wolksvagen porque em 2014, o Grupo Volkswagen comercializou 9,91 milhões de unidades destornando a Toyota (9,81), que liderava desde 2009.
      Fazem parte do Grupo WV, Skoda, Audi, Seat, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN.

      • Obviamente o grupo WV não comercializa “HB” (Pesados-Autocarros nem HCV (Veículos Comerciais Pesados)

      • Os dados do ‘post’ “obviament…” estão desfasados da realidade uma vez que o GRUPO Wolksvagen tb comercializa veículos HB e HCV pelo que apresento a minha desculpa.

  2. Alemães… mais uma vez, um caso de frade industrial com alemães…
    Já não bastavam os outros casos da VW, da Siemens, da DaimlerCrysler, da Ferrostaal, etc, etc…
    Tão santinhos que eles são; no entanto, estão envolvidos nos maiores casos de burlas/corrupção industrial da Europa!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.