Depois da Volkswagen, EUA investigam manipulação de emissões noutros fabricantes

Os Estados Unidos vão estender a outros fabricantes de automóveis a investigação sobre manipulação das emissões poluentes nos veículos a diesel, depois de a Volkswagen ter admitido que recorreu a tais dispositivos para contornar as regras antipoluição.

A Agência Federal de Proteção Ambiental norte-americana (EPA) anunciou esta segunda-feira que vai analisar a presença dos chamados “dispositivos de manipulação” em veículos a diesel produzidos por outros fabricantes.

“A EPA e a CARB (organismo homólogo californiano) iniciaram testes a veículos já em circulação fabricados por outros construtores para detetar a presença de possíveis softwares maliciosos” semelhantes ao detetado em veículos da Volkswagen, disse um porta-voz citado por agências internacionais.

O porta-voz recusou identificar os fabricantes que vão ser testados. Além da Volkswagen, vendem automóveis a diesel nos Estados Unidos a BMW, Chevrolet, Jeep e Dodge Ram.

A Volkswagen (VW), maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu na sexta-feira à EPA ter equipado 482 mil automóveis nos Estados Unidos com software para falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

As regras ambientais vigentes nos Estados Unidos para este tipo de poluição determinam a imposição de multas que podem ascender aos 37.500 dólares (33.500 euros) por automóvel, o que significa que a VW pode vir a ter de pagar uma verba total superior a 18 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde sr./a jornalista ,

    Permita-me uma pequena correcção, mas o maior fabricante mundial de automóevis chama-se Toyota, sim, e não é europeu, em 2014 vendeu 10.23 milhões de carros.

    • Salvo melhor opinião a notícia deveria referir “grupo” Wolksvagen porque em 2014, o Grupo Volkswagen comercializou 9,91 milhões de unidades destornando a Toyota (9,81), que liderava desde 2009.
      Fazem parte do Grupo WV, Skoda, Audi, Seat, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN.

        • Os dados do ‘post’ “obviament…” estão desfasados da realidade uma vez que o GRUPO Wolksvagen tb comercializa veículos HB e HCV pelo que apresento a minha desculpa.

  2. Alemães… mais uma vez, um caso de frade industrial com alemães…
    Já não bastavam os outros casos da VW, da Siemens, da DaimlerCrysler, da Ferrostaal, etc, etc…
    Tão santinhos que eles são; no entanto, estão envolvidos nos maiores casos de burlas/corrupção industrial da Europa!!

RESPONDER

CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate …

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …