Ana Gomes critica “demasiado encosto” entre Presidente e Governo (e deixa aviso sobre Marcelo)

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes afirmou na quarta-feira à noite, em entrevista à RTP3, que “há demasiado encosto” entre o Presidente da República e o Governo e advertiu que, num segundo mandato, Marcelo tentará comandar o primeiro-ministro.

Ana Gomes, que na semana passada anunciou que irá candidatar-se a Presidente da República, assumiu estas posições numa entrevista à RTP3, durante a qual também revelou que vai ser apoiada por Isabel Soares, filha do antigo chefe de Estado e fundador do PS, Mário Soares.

De acordo com o semanário Expresso, Ana Gomes disse mesmo que Mário Soares é uma das pessoas que a fez querer avançar. Além disso, o seu marido, António Franco, que faleceu em julho, disse-lhe que “tinha de fazer o que tinha de fazer” e um jovem de Fânzeres, chamado Pedro, que lhe enviou uma carta inspiradora e que a faz querer mobilizar os mais jovens.

Durante a entrevista, a diplomata fez sobretudo críticas à atuação do chefe de Estado e à linha política seguida pela direção do seu partido em relação às eleições presidenciais de 2021.

“Mesmo que fosse o meu melhor amigo, eu jamais teria tolerado com um sorriso embaraçado ou cúmplice que um primeiro-ministro lançasse a minha recandidatura à Presidência da República, que foi aquilo que se passou naquele episódio na fábrica da Autoeuropa”, em abril, entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, referiu Ana Gomes.

Ana Gomes acusou também Marcelo Rebelo de Sousa de “estar completamente ausente do debate sobre as grandes prioridades estratégicas de Portugal“, embora esteja sempre “a comentar a espuma dos dias”, mas insurgiu-se principalmente sobre o sistema de relações entre os órgãos de soberania Presidência da República e Governo.

“Repito que faço um mandato globalmente positivo do Presidente da República, mas acho que cada macaco no seu galho. Há demasiado encosto do Presidente ao Governo e do Governo ao Presidente”, apontou.

Na entrevista, a ex-eurodeputada procurou também dirigir várias mensagens aos eleitores do espaço do PS, chegando mesmo a dizer que Marcelo Rebelo de Sousa não pode ser apoiado “por verdadeiros socialistas”. “Somos diferentes. Eu sou progressista e ele é conservador”, disse, procurando traçar aqui uma linha de demarcação de caráter ideológico.

Mas Ana Gomes foi mais longe com um aviso sobre o que poderá ser um segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. “Dá ideia de que um dia vai querer de facto comandar quem quer que exerça o cargo de primeiro-ministro. Está-lhe na massa do sangue, do tipo de jogos em que ele se compraz, o tipo de percurso político nos bastidores da política em que ele sempre foi exímio. Ora bem, eu acho que este é o momento para os socialistas pensarem bem que, se se mobilizarem, podem ter alternativa”, disse.

Em relação ao PS, Ana Gomes afirmou esperar que este partido dê liberdade de voto aos seus militantes nas próximas eleições presidenciais e recorreu ao passado das décadas de 80 e 90 para tirar a seguinte conclusão: “Sempre que o PS esteve unido nas eleições presidenciais fez a diferença, elegendo Mário Soares e Jorge Sampaio; sempre que o PS esteve desunido ou não foi a jogo, a direita ganhou”.

A ex-eurodeputada tentou ainda estabelecer diferenças face a outras candidaturas presidenciais já anunciadas, como as de João Ferreira, do PCP, e de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, classificando-as como “candidaturas partidárias”.

Questionada sobre o líder do Chega, a diplomata respondeu que não o conhece pessoalmente e considerou “uma medalha de honra” André Ventura caracterizá-la como “candidata cigana”, salientando que a extrema-direita é a sua inimiga nas próximas eleições presidenciais.

Já na parte final da entrevista, Ana Gomes foi confrontada com as acusações de que é populista, faz julgamentos na praça pública e desrespeita a presunção da inocência, mas rejeitou-as. “Fiz denúncias escritas sempre com a minha cara e nunca anónimas. Vi foi muitas vezes as instâncias de justiça serem abafadas para que não se fizesse justiça, como nos casos dos submarinos ou do apagão fiscal”, contrapôs.

Depois, a ex-eurodeputada do PS voltou a criticar a atitude “altamente questionável” do primeiro-ministro, António Costa, manifestar apoio à recandidatura do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. “Isso sim é que é uma deriva populista. E não foi só do primeiro-ministro”, acrescentou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. “Mesmo que fosse o meu melhor amigo, eu jamais teria tolerado com um sorriso embaraçado ou cúmplice que um primeiro-ministro lançasse a minha recandidatura à Presidência da República” estas palavras dizem tudo!!! Fala assim porque o actual governo(ps, cdu, be…etc, etc…) não lhe deu apoio algum…dai a “princesa” reagir desta forma…

    • Se calhar também não queria apoio algum por parte do PS. A última candidata apoiada pelo PS ficou atrás do Tino de Rans.

  2. O pilha galinhas do Rui Pinto e os terroristas de Guantanamo (só para falar de alguns dos apoios à choldra)
    serão seguramente os assessores desta “princesinha” do arremesso populista de esquerda.

  3. Esta senhora não vai ganhar, mas vai incomodar certamente muitos esquerdolas, uns porque estão demasiado à sua esquerda sem qualquer hipótese e outros demasiado agarrados ao atual governo, vai haver muito rebelde nesta área a votar nela.

    • CARO LEITOR,
      JÁ LHE EXPLICÁMOS, TRÊS VEZES, QUE OS COMENTÁRIOS EM QUE ESTIVER A GRITAR SERÃO BANIDOS.
      QUANDO LHE APETECE, O SEU TECLADDO PARTECE ESTAR A FUNCIONAR. PORTANTO, NÃO GRITE SE FAZ FAVOR! ESCREVER AOS GRITOS É DESELEGANTE! E USAR IMENSOS PONTOS DE EXCLAMAÇÃO TAMBÉM!!!!
      COMPREENDE????

      • LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

        Muito bom 🙂

  4. Estou de acordo c/ Ana Gomes efetivamente há muito “encosto”. Senão fosse o PR Marcelo o 1º ministro já tido sido demitido mas há muitíssimo tempo. Senão vejamos aquando dos incêndios onde esta AC? De Ferias e Não veio deixou-se ficar. Porquê? Pela simples razão que o PR Marcelo estava a fazer as funções q lhe competia a ele. O PR Sempre deitou a manta a AC.

  5. O Presidente sempre a banhos, era bom que levasse uma banhada da Ana Gomes. E se os socialistas quiserem, é isso mesmo que vai acontecer. Já chateia tanta beijoca. Portugal está assim, porque quase todos os políticos são formados em Direito: num processo em Tribunal uma parte ganha e outra perde, mas dois intervenientes ganham sempre.
    Ana Gomes já provou que tem capacidade para por ordem nisto, denunciar corrupções e ladroagem sem medo e sem subterfúgios.
    Estamos sempre a falar de ladrões e nada fazemos para os combater. Votamos sempre nos mesmos ou não votamos.
    Eu vou votar Ana Gomes em 2021.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …