De António Costa a Cristina Ferreira. Comissão de Honra de Vieira tem mais de 500 nomes

Steven Governo / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A Comissão de Honra de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica conta com mais de 500 nomes. Entre os quais, destacam-se António Costa, Fernando Medina e Cristina Ferreira.

A recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Sport Lisboa e Benfica ainda não é oficial, embora esteja praticamente garantida. No início de julho, Vieira admitiu aos órgãos sociais do clube que iria concorrer a um sexto mandato.

Em breve, de acordo com a Tribuna Expresso, o presidente ‘encarnado’ deverá apresentar a Comissão de Honra que acompanhará a lista de órgãos sociais. O jornal adianta alguns dos nomes que deverão fazer parte desta ilustre lista que tem um carácter meramente de apoio.

Ao todo são já mais de 500 nomes que constituem esta Comissão de Honra. O primeiro-ministro português, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina são alguns dos nomes que saltam à vista.

Ainda dentro do espetro da política estão os nomes do antigo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, do deputado do PSD Duarte Pacheco, do deputado do CDS Telmo Correia e do presidente do Câmara Municipal do Seixal Joaquim Santos. O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, também está incluído.

O gabinete de António Costa explica que o primeiro-ministro está na comissão “não como primeiro-ministro ou secretário-geral do PS, mas como adepto e sócio do Benfica desde 1988”. Esta foi a mesma explicação dada pelo gabinete de Fernando Medina, quando contactado pelo Expresso.

Segundo o Observador, a apresentadora e empresária Cristina Ferreira também faz parte da Comissão de Honra de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira. O treinador ‘encarnado’ Jorge Jesus também deverá ser incluído, à imagem daquilo que fez quando esteve em Alvalade e apoiou a recandidatura de Bruno de Carvalho.

Além de Luís Filipe Vieira, há mais quatro candidatos à presidência do clube: Rui Gomes da Silva, Francisco Benitez, Bruno Costa Carvalho e João Noronha Lopes.

Este último, Noronha Lopes, recorreu ao Facebook para criticar o primeiro-ministro por estar presente na comissão de honra de Luís Filipe Vieira.

Cada um tirará as suas conclusões acerca da presença do primeiro ministro na comissão de honra de Luís Filipe Vieira,…

Publicado por João Noronha Lopes 2020 em Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

“Cada um tirará as suas conclusões acerca da presença do primeiro ministro na comissão de honra de Luís Filipe Vieira, mas aproveitamos a oportunidade para assegurar que esta candidatura será sempre pela separação escrupulosa entre a política e o futebol”, lê-se na publicação feita esta madrugada.

“É por isso que nenhuma comissão de honra, lista ou órgão consultivo apresentado por esta candidatura incluirá políticos em funções executivas”, acrescentou Noronha Lopes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer cidadão pode ser membro de uma comissão de honra de um cidadão impoluto e honesto. No caso vertente o cidadão que convida outros cidadãos para a sua comissão de honra, não é impoluto nem honesto. Estou a falar no ex presidiário, com pena já cumprida e arguido em vários outros processos como arguido, mas até à decisão judicial , com transito em julgado, considerado não culpado. Estou a falar de Luís Filipe Vieira.
    Questão diversa será a do adepto do Benfica, que por acaso ocupa o cargo de 1º Ministro de Portugal, não tenha o discernimento necessário para uma leitura sensata da posição assumida.

    • Qual a polémica??…sabe por acaso o que significa “conflito de interesses”?
      Por exemplo, o que se passou há poucos dias com o Vitória de Setúbal, se as condições ocorressem no Benfica, tem dúvidas que uma despromoção nunca ocorreria?…aliás, como já aconteceu há uns anos quando a equipa da Luz esteve fortemente devedora ao fisco, e nada aconteceu…

      • No Benfica não podia acontecer porque não existem dívidas às finanças, segurança social e. principalmente a outros clubes, não se compreende é porque não foi aplicada a mesma pena ao SCP já que na altura ainda não havia acordo de pagamento da dívida de 10 milhões de euros ao S Braga

  2. Será que todos/as aqueles/as que, quais virgens ofendidas, se têm insurgido contra a presença do PM e do Presidente da CML na dita “Comissão de Honra” também se manifestaram incomodados, do mesmo modo, quando o presidente de um outro clube veio à Assembleia da República e foi recebido quase com honras de chefe de Estado (e isso já aconteceu mais que uma vez)?
    Não consta que essas “visitas” tenham causado polémica semelhante…
    Qual é a conclusão (brejeira, é certo) que daqui se pode retirar?
    É que o clube em causa é encarnado e com o encarnado todos/as aqueles/as que têm hastes gostam de implicar…
    Só pode ser isso!

  3. Penso que isto diz bem o estado em que caiu o país e a partir de onde é comandado, cai tudo em descrédito, justiça, política e desporto.

  4. Ponto prévio: sou benfiquista. Benfiquista daqueles que têm memória e se lembram da herança recebida por Vilarinho e Vieira. Mas daqueles a quem também não agradam as constantes notícias envolvendo o SLB e a justiça. Dito isto:
    1 – Qualquer cidadão pode integral a comissão de honra de um qualquer candidato. Condenado ou não, arguido, ou não.
    2 – Se o Dr. Costa deveria ter-se metido nisto? Não devia. Mas, conforme referiu Seara, a pandemia não confinou a democracia. Deveria o Dr. Costa ter sido mais prudente. Mas é um direito que lhe assiste. O de, para lá do cargo que exerce, ter vida privada. Por esta ideia, quando quiser dar uma “cambalhota” também terá de pedir autorização aos Srs. Jornalistas.
    3 – Não levantou tanta celeuma o autarca da 2.ª maior câmara do país integrar a lista de um candidato à presidência de um clube rival. Dois pesos e duas medidas?
    4 – São efectivamente “estranhos” os casos em que o SLB está envolvido. O certo é que, até agora, apenas houve a constituição de arguidos. E, o princípio do “in dubio pro reo” não é só para ser invocado quando dá jeito, ou quando nos é favorável…
    5 – E se as polémicas envolvendo o SLB e seus dirigentes desconfortam qualquer sócio/adepto do SLB, não deve deixar de estranhar qualquer pessoa isenta que o critério, a histeria e a cobertura mediática dos srs. jornalistas e comentadores seja assaz diferente quando se tratou do Apito Dourado, Cashball, ou até de uqando um vice-presidente foi constituído arguido e, mais tarde condenado, pelo depósito de 2.000 euros na conta de um árbitro.
    6 – Se Vieira for condenado por aquilo de que é acusado, pois então que seja punido. Hoje! Não é, como com Vale e Azevedo (ou, noutra medida, Sócrates), esperarem que seja apeado para lhe caírem em cima. Haja coragem! PM ou Presidente de qualquer clube de futebol, a lei é igual para todos!

  5. A Corja da Desonra. Corrupção, compadrio, esquemas, arranjinhos, fraude, batota, roubo, lavagem de dinheiro, e mais todo o género de ilegalidades. O Benfica é uma fossa a céu aberto, é um cancro que corrói o país. Esta seita teria que ser desmantelada e desaparecer 3 vezes, e apenas fazendo as contas muito por baixo de todo o negro historial que se conhece. E ainda há acólitos que vêm aqui anuir a mais esta bandalheira. Como se o o PM deixasse de ter responsabilidades enquanto tal em certos momentos do dia ou da semana. Este senhor é o chefe do governo de Portugal, se não sabe ter postura de Estado, que vá trabalhar para o sector privado e já poderá fazer o que bem entender.

  6. Convirá esclarecer alguns temas e deixo já claro que sou benfiquista (sócio).
    – António Costa devia ter agradecido o convite mas ficado de fora
    – optou por aceitar e é um problema dele, sendo que tem todo o direito a aceitar
    – uma comissão de honra não elege ninguém. O sr. Presidente da CMP foi eleito para um cargo diretivo, oq ue é bem diferente e aí sim, claramente incompatível com o cargo que desempenha
    – LFV pode ter todos os defeitos do mundo (quem os não tem). Não é no entanto ex presidiário nem está condenado em nenhum processo, ao contrário de outros presidentes de clubes concorrentes, um dos quais conta com um autarca em funções na sua AG
    – o SCP á data da inscrição na liga tinha dívidas não negociadas a outros clubes, o FCP ordenados em atraso e, ainda assim e ao contrário do Setúbal, conseguiram que a inscrição fosse aceite
    Cuidado com as pedras que se atiram ao vizinho quando os nosso telhados são de vidro (fino). Já agora, também se aguarda a prometida publicação dos nomes dos jornalistas que constavam nos Panamá Papers!

    • Não precisa de esclarecer que é “benfiquista (sócio)” pois isso fica bem espelhado na verborreia debitada e infantilidade do seu argumento. É exactamente essa atitude de seita que perpetua a corrupção.

RESPONDER

"Mataram Ihor Homeniuk", mas crime de homicídio cai. Inspetores do SEF condenados a 7 e 9 anos de prisão

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa condenou os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Luís Silva e Duarte Laja a nove anos de prisão e um terceiro elemento, Bruno Sousa, a sete …

Reino Unido desce nível de alerta. Governo espanhol apela à "responsabilidade"

No Reino Unido, quatro diretores gerais de Saúde defendem que o grau de alerta para a pandemia deve passar do nível 4 para o 3. Em Espanha, depois de as medidas restritivas terem sido aliviadas …

Primo da rainha Isabel II terá usado "estatuto real" para vender acesso ao Kremlin

Uma investigação do Sunday Times e Channel 4 revelou que o príncipe Michael de Kent estaria disposto a usar o seu estatuto real para lucro pessoal e fornecer acesso ao regime do presidente russo Vladimir …

Presidente da Câmara de Famalicão não vai voltar a ser candidato pelo PSD

Paulo Cunha reúne-se nesta segunda-feira com o coordenador autárquico nacional e secretário-geral do PSD, José Silvano, a quem vai comunicar a decisão de não se recandidatar a um terceiro mandato pela coligação PSD-CDS. O autarca já …

André Ventura julgado por chamar "bandidos" a família do Bairro da Jamaica. Mas voltaria a fazê-lo

Esta segunda-feira, André Ventura foi ouvido em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica a quem o líder do Chega apelidou de "bandidagem". André Ventura é réu num processo cível por ofensas …

Médico-chefe do hospital russo onde Navalny foi tratado desapareceu misteriosamente

O ex-médico-chefe do hospital siberiano onde o crítico do Kremlin, Alexey Navalny, foi tratado imediatamente após o seu envenenamento no verão passado desapareceu misteriosamente. Alexander Murakhovsky é o atual Ministro da Saúde regional da região de …

Mais 158 casos e uma morte por covid-19 em Portugal

Esta segunda-feira, Portugal regista mais um óbito e 158 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Aprovada a venda da herdade das caçadas dos Salgado (com desvalorização de 15 milhões)

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão aprovam a venda da Herdade do Vale Feitoso à empresa espanhola Vestein por 20,7 milhões de euros. Esta propriedade ficou conhecida por pertencer ao Grupo Espírito Santo …

Portugal deixará de ter a terceira maior dívida pública da UE em 2024

Desde 2011, Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com o maior dívida pública, cenário que poderá ser alterado devido ao impacto das dívidas soberanas na década anterior e à pandemia, que agravaram …

Bolsonaro ignora regras da pandemia e reúne centenas de motards em Brasília

O Presidente brasileiro reuniu, este domingo, centenas de motards num passeio em Brasília, apesar de o país estar a atravessar a segunda vaga da pandemia, que está a causar cerca de duas mil mortes por …