Defesa de Sócrates vai ter acesso às provas da investigação

TIago Petinga / Lusa

João Araújo, advogado de josé Sócrates

João Araújo, advogado de josé Sócrates

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu esta quinta-feira que não se justifica a continuação do segredo de justiça na “Operação Marquês”, pelo que a defesa de José Sócrates deve ter acesso a todos os autos da investigação.

Fonte da Relação de Lisboa adiantou à agência Lusa que a decisão foi tomada pelos juízes desembargadores Rui Rangel e Francisco Caramelo, fazendo com todos os intervenientes do processo tenham acesso às provas que levaram o Ministério Público a acusar o ex-primeiro-ministro de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

“O TRL considerou que, neste momento, não se justifica o segredo de justiça interno, logo a defesa deve ter acesso a todos os autos da investigação”, revelou a fonte.

O Tribunal analisou ainda outras duas questões, a duração dos prazos de inquérito e a especial complexidade do processo, tendo julgado as mesmas improcedentes, adianta o Económico.

A defesa de José Sócrates revelou que o inquérito devia ter terminado a 19 de janeiro deste ano e, portanto, pediram à procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, a “aceleração dos termos do processo”, ou seja, que se decida a acusar o arguido ou a arquivar o caso.

“Fica evidente que o prazo de inquérito se esgotou (…), o que significa que o inquérito teria deixado de estar sujeito a segredo de justiça, passando a vigorar por força da lei o regime da publicidade interna – com a consequência de serem nulos todos os atos processuais praticados em violação desse regime”, afirmou João Araújo.

José Sócrates foi detido em novembro do ano passado, tendo ficado em prisão preventiva na cadeia de Évora até ao mês passado, mais precisamente no dia 4 de setembro, dia em que foi libertado. Neste momento, tem uma medida de coação para prisão domiciliária com vigilância policial.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Ah! O Sr. Juíz Desembargador Rui Rangel? Depois das posições públicas que tomou sobre o processo? Não pediu escusa? Bem, depois de exararem no processo mais de 35 Juízes… É natural que o tempo fosse “de segredo excessivo”! Esperemos pelo próximo capítulo e esse que seja o que tiver que ser num estado de direito democrático… Como não podia deixar de ser

  2. O Ministério Público se achar que para a investigação subsistem questões de inconstitucionalidade pode recorrer ao Tribunal Constitucional! Não o fazendo, das duas uma: é porque não subsistem razões de inconstitucionalidade ou porque lhe é indiferente face ao tempo de formalizar a acusação… Outra coisa e outros juízes é se vai a julgamento ou se… ARQUIVE-SE ou destruam-se as escutas e as transcrições UMHM!

    • Ai, ai, ai, Bordão, você começa a duvidar da justiça? Achava sempre que estava a ir tudo tão bem!
      Se a justiça acusar, está tudo bem, se arquivar UMHM!

      • Como cidadão, à parte a especificidade da matéria em questão, tenho direito à surpresa exclamativa e interrogativa!?!
        Ao que consta, perto de 40 juízes diferentes exararam contra pretensões de recursos da defesa num determinado processo e apenas 3 a favor:
        1- As secções criminais do TRL conta com 49 Magistrados
        2- Em 9 meses apenas 9 dos 49 magistrados não foram mobilizados nos recursos e no último, 2 magistrados (dos cerca de 40) viram o que mais nenhum viu (para além de 1 no anterior recurso ter achado que nem sequer devia…)
        3- O tribunal Constitucional também se pronunciou
        Todos nós temos crânio e par de olhinhos também. Isso é sabido.
        Palavras para quê?
        Mário Soares no fim do último mandato possível como Presidente da República também promoveu na AR e promulgou a lei da amnistia que favoreceu os condenados das FP25Abril (Votaram contra PSD e CDS)… Imagino a surpresa exclamativa e interrogativa dos magistrados e investigadores daquele processo tal como os dos apitos d’oiro (escurinho, café com leite) até às “abas” de papel térmico feitas asas que nem voam com com direito a pista de aterragem… Palavras para quê?

RESPONDER

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …