Declarações de Marcelo sobre futuro do PSD causam mal-estar. Rio desvaloriza

José Coelho / Lusa

O Presidente da República disse que as autárquicas terão uma “leitura nacional”, sem esquecer a situação do PSD, o que causou mal-estar no seio da direção do partido. O líder social-democrata preferiu desvalorizar.

Na passada quinta-feira, em entrevista à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de recordar que, depois das eleições autárquicas, o PSD irá discutir o seu futuro e a sua liderança. Sobre o atual líder, Rui Rio, o Presidente acabou por deixar uma indireta: “É preciso ver se ele não quer ou não pode [continuar]”.

Dentro do quartel-general social-democrata, estas palavras causaram algum mal-estar. “Foi uma maldade. Mas, infelizmente, não surpreende”, disse ao jornal online Observador um alto dirigente do partido.

“Foi uma interferência completamente desnecessária”, considerou ainda outra fonte da direção do PSD.

Em declarações ao mesmo jornal digital, o principal visado tentou desvalorizar, dizendo que o chefe de Estado tem a sua “total concordância”.

“O Presidente da República disse que as eleições autárquicas terão uma leitura nacional e é verdade. Também disse que poderei ter condições para continuar ou entender não ter condições para continuar. E ainda ainda acrescentou que o mais plausível é eu continuar. Não concordo a 30%. Concordo a 100%“, afirmou Rio.

Ao Observador, fonte próxima do Presidente da República reconheceu que este “está preocupado com o momento do partido, que tem noção de que as próximas eleições internas são um momento decisivo e que sabe que precisa de uma alternativa forte à direita”.

O jornal online acrescenta que, olhando para as hipóteses em cima da mesa, aos olhos do chefe de Estado, que também já esteve ao leme do PSD, só um nome parece ter condições para fazer isso acontecer: o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …