Jamila sem rendimentos em metade das declarações. Era deputada quando fez lobby pela REN

15

António Cotrim / Lusa

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira

Em nove das vinte declarações de rendimentos e património que entregou no Tribunal Constitucional (TC) desde 1999, a vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Jamila Madeira, não declarou o que ganhava.

Embora fosse obrigatório declarar os rendimentos e património, escreve o jornal Público, a socialista nunca foi alvo de inquérito pelo Ministério Público,

Jamila Madeira ganhou cerca de 11 mil euros por mês, durante nove meses, acumulando, de forma indevida, as funções de deputada e de consultora da REN Serviços.

A Comissão de Transparência, liderada pela socialista Alexandra Leitão, demorou cinco meses a avaliar o caso.

Entre 2004 e 2009, nas declarações de rendimentos como eurodeputada, limitou-se a escrever no espaço onde deveria indicar valores: “Salário equiparado à função titulada”. Também em 1999, quando foi deputada pela primeira vez, não revelou quaisquer rendimentos de trabalho.

O Público explica que a não entrega do documento ou a sua “inexatidão indesculpável” são puníveis com a pena de demissão do cargo e a inibição para o exercício de qualquer outro cargo da mesma natureza pelo período de um a cinco anos.

Enquanto era eurodeputada, embora não declarasse os seus rendimentos, foi revelando um aumento no seu património. Inicialmente contava apenas com um apartamento em Lisboa, ao qual depois acrescentou uma loja em Faro, uma vivenda em Loulé e outra vivenda em Quarteira.

Além disso, foi alargando o leque de ações que detinha. Em 1999, contava apenas com 300 ações da EDP, às quais somou títulos da Brisa (140), EDP (6910) e EDP Renováveis (380), PT (145), ZON Multimédia (20), Galp (950) e REN (3320).

Lobby pela REN enquanto deputada

O Público avança ainda esta quarta-feira que Jamila Madeira foi lobbyista e representou a REN na União Europeia enquanto ainda era deputada.

Embora Jamila garanta que suspendeu as funções na REN enquanto estava no Governo, três declarações de registo de interesse entregues no Parlamento indicam que acumulou o mandato de secretária de Estado com as funções na empresa que gere as infraestruturas de transporte de eletricidade e de gás natural.

Jamila Madeira deixou as funções de consultora que exercia na REN Serviços, para se dedicar em exclusivo ao cargo de deputada na Assembleia da República, a 1 de janeiro deste ano.

Durante nove meses, a ex-secretária de Estado-Adjunta da Saúde, acumulou indevidamente os salários enquanto deputada e consultora da REN.

Entre abril e dezembro de 2022, ganhou cerca de 7.500 euros brutos por mês na empresa pública e um pouco mais de 3.500 euros brutos por mês na Assembleia da República.

O valor de cerca de 11 mil euros mensais foi recebido indevidamente, como concluiu a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, presidida pela ex-ministra Alexandra Leitão, a 21 de dezembro de 2022.

ZAP //

15 Comments

  1. E pena severas para este tipo de falcatruas? Os políticos continuam a gozar largo com os mais pobres e enganam até as finanças à força toda! Fosse eu a não declarar rendimentos estava totalmente copulado!
    Não querem que se diga, mas são, CADA VEZ MAIS, todos iguais!

  2. Oh, isto não é nada, ou como diz o poucochinho, são casinhos.
    Agora experimentem passar numa scut e terem o azar de a carta ir para uma morada diferente. Isso sim seria prevaricar! E isso sim merece perseguição fiscal!

  3. Andam esses grevistas a reclamar melhores condições e recuperações de serviço. Deitem olhinhos nestes exemplos… trabalha por amor à camisola “rosa” mesmo sem ter rendimentos.

  4. Temos um estado e um parlamento a fiscalizar o que se faz em portugal e depois quando se trabalha dentro destas instituições vale tudo…
    São vários os casos de deputados que não apresentam declarações ou as apresentam com dados errados ou campos em branco, acreditando nas noticias vinculadas na comunicação social. e o que se faz?
    nada…
    e assim somos geridos por incompetentes…

  5. Srs jornalistas do ZAP
    A REN é uma empresa pública?
    Desde quando?
    Se até eu tenho acções da REN, quanto mais os chineses…
    Mais rigor na informação sff.

  6. Anda o pobre a trabalhar e a pagar para engordar os ricos e eles safam-se sempre, se for o pobre vai preso. As leis são feitas por ricos, como é que se pode dar a volta a isto? Que miséria….

  7. Grande exemplo desta sr.ª, Jamila Madeira, deputada do PS, representante e defensora do Povo. Grande democrata! Viver à custa de trapalhadas, levantando dúvidas, que não existem, se podia ou não acumular. No entanto, noventa mil euros, pelo menos, já estão no seu bolso. Primeiro, aceita-se acumular, e depois questiona-se se se pode ou não não acumular e quanto mais tarde receber a resposta, melhor, pois desculpar-se-á que a culpa não foi sua. Espertalhona! Dirá o Povo anónimo, que estes srs. gostam de tratá-los por mentecaptos: “Xica esperta”.
    É preciso não ter vergonha e aproveitar-se da função que exerce.
    Viva a ética republicana e os democratas desta estirpe!

  8. E se existissem novas eleições iriam lhes dar novamente a maioria. O português é assim gosta de sofrer. Não há problema que o Zé já está habituado.

  9. Vou experimentar não declarar a venda de um terreno na declaração deste ano. Quem sabe, talvez tenha sorte. Hoje em dia já nem ê preciso disfarçar, é tudo às claras. Não há lei nem ordem.

  10. Mas será que não há uma única pessoa séria na política portuguesa?! Volta Ramalho Eanes! Esse deve ter sido o único homem sério que alguma vez esteve na política portuguesa. Provavelmente teremos que meter o Almirante na Presidência para arrumar isto tudo de uma vez por todas. Começo a pensar que a salvação do lodaçal em que vivemos pode estar nos militares.

  11. As canções de intervenção do regime ditatorial de antes do 25 de Abril de 74, fazem hoje todo o sentido….”..
    eles comem Tudo, eles comem Tudo, eles comem Tudo e não deixam Nada…” ( José Afonso)

  12. Mais uma, como já se disse aqui quase todos os dia aparece um caso, Se investigarem os Deputados todos e Politicos 1 em cada 100 não deve ter casos de corrupção, mas é assim que o Tuga Gosta tipo, quanto mais me roubas mais voto em ti.

  13. Perda imediata do mandato, restituição dos dinheiros recebidos indevidamente e tribunal com ela, estou a brincar, não vai acontecer nada disto, a corrupção é o novo normal, até um dia o povo se fartar e correr esta pandilha á pedrada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.