/

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril.

Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia veio adiar a entrada em funcionamento dos projetos-piloto previstos para 30 concelhos do país. Atualmente, estão suspensos os processos de reconhecimento do estatuto do cuidador informal, informa a TSF.

À rádio, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que os profissionais de saúde “estão afetos ao reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, pelo que ficam suspensas “as atividades dos serviços de verificação de incapacidades da Segurança Social”.

Ainda assim, os processos de reconhecimento do estatuto do cuidador informal “terão início logo que seja possível retomar o funcionamento” destes serviços. Nessa altura, a tutela irá também pagar o subsídio de apoio ao cuidador informal com efeitos a 1 de abril.

Maria dos Anjos Catapirra, vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, sublinhou que, principalmente nesta altura, os cuidadores informais precisam de ser ajudados. “Os cuidadores informais poderão apresentar o requerimento assim que a Segurança Social considerar que tem os serviços a funcionar de uma forma razoável”, explicou.

“Não se sabe quando é que isto vai acontecer, a única coisa que nos garantiram é que os mesmos projetos-piloto, independentemente da data em que se venham a iniciar, vão ter efeitos retroativos“, disse, em declarações à TSF.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.