Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril.

Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia veio adiar a entrada em funcionamento dos projetos-piloto previstos para 30 concelhos do país. Atualmente, estão suspensos os processos de reconhecimento do estatuto do cuidador informal, informa a TSF.

À rádio, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que os profissionais de saúde “estão afetos ao reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, pelo que ficam suspensas “as atividades dos serviços de verificação de incapacidades da Segurança Social”.

Ainda assim, os processos de reconhecimento do estatuto do cuidador informal “terão início logo que seja possível retomar o funcionamento” destes serviços. Nessa altura, a tutela irá também pagar o subsídio de apoio ao cuidador informal com efeitos a 1 de abril.

Maria dos Anjos Catapirra, vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, sublinhou que, principalmente nesta altura, os cuidadores informais precisam de ser ajudados. “Os cuidadores informais poderão apresentar o requerimento assim que a Segurança Social considerar que tem os serviços a funcionar de uma forma razoável”, explicou.

“Não se sabe quando é que isto vai acontecer, a única coisa que nos garantiram é que os mesmos projetos-piloto, independentemente da data em que se venham a iniciar, vão ter efeitos retroativos“, disse, em declarações à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …

Desconfinamento do turismo. Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho

15 de junho é a data em que o turismo vai começar a desconfinar, com a reabertura de fronteiras e a reativação de rotas aéreas nos aeroportos portugueses. Esta sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que, no dia …

Legalização da prostituição discutida no Parlamento. Há "raparigas que ganham 500 euros por dia"

Uma petição que defende a legalização da prostituição foi, nesta quinta-feira, discutida no Parlamento. Os deputados ouviram as duas primeiras signatárias, uma das quais detém duas casas onde há mulheres a prestarem serviços sexuais e …

Grávidas com covid-19 não devem ter acompanhante no parto

As unidades de saúde devem assegurar condições para permitir um acompanhante no parto, desde que a grávida não esteja infetada com covid-19, segundo uma nova orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS). O documento da Direção-Geral da …

Portugal com mais de 300 novos casos pelo terceiro dia consecutivo

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais dez óbitos e 377 casos de infeção por covid-19, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde. Portugal regista esta sexta-feira 1.465 mortes por covid-19, mais 10 do que na …

Obstetra do caso do bebé sem rosto expulso da Ordem dos Médicos

O obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações foi punido com a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem dos Médicos, ou seja, a expulsão, disse à agência Lusa, esta sexta-feira, fonte oficial da …

Mês de maio foi o mais quente já registado no planeta

O mês de maio foi o mais quente registado em relação ao mesmo período nos anos anteriores, segundo o serviço europeu de mudanças climáticas Copernicus, que registou temperaturas muito acima do normal, especialmente no Ártico. "O …

Há concelhos da Grande Lisboa com aumentos de casos de covid-19 acima de 180% desde o fim da Emergência

Seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa registam aumentos superiores a 150% no número de casos de infecção por covid-19 desde o fim do Estado de Emergência, sendo que em Loures e na Amadora a …