Covid-19 deixa 340 mil empregos em risco. Taxa de desemprego poderá duplicar

José Sena Goulão / Lusa

Caso não existam fortes apoios do Governo português e da União Europeia, a crise económica desencadeada pelo novo coronavírus (Covid-19) pode deixar cerca de 340 mil pessoas sem emprego até ao fim do ano.

Os números são avançados esta terça-feira pelo Correio da Manhã, que dá conta que este cenário pode fazer com que a taxa de desemprego em Portugal atinja os 15% – valor alcançado em Portugal após a crise das dívidas soberanas em 2012 e 2013.

Dados da Pordata, citados pelo matutino, dão conta que aa taxa de desemprego no ano da intervenção da troika (2011) era de 12,7% (688 mil), um ano depois esse indicador tinha subido para 15,5% (835 mil pessoas sem trabalho) e em 2013 para 16,2% (855 mil).

Atualmente, a taxa de desemprego em Portugal está fixada em 6,9%, segundo dados de janeiro de 2020. A média europeia está fixada em 7,4%. Contas feitas, o surto da Covid-19 pode fazer duplicar a taxa de desemprego no país.

Economistas ouvidos pelo Correio da Manhã consideram por isso que é extremamente importante que exista uma forte ajuda europeia e governamental às empresas e aos trabalhadores, visando proteger a economia e os postos de trabalho.

“As entidades patronais estão já a despedir os trabalhadores com contratos precários. É preciso não esquecer que temos mais de 500 mil pessoas com contratos nessas condições”, disse ao CM o economista Eugénio Rosa, que publicou recentemente um estudo sobre o impacto económico do coronavírus no país sob o título “A situação da Economia Portuguesa e a sua capacidade para suportar as consequências da crise causada pelo Covid-19”.

“A crise que pode gerar-se, se não existirem apoios substanciais, pode ser mais grave do que a registada em 2008“, afirmou o economista.

Eugénio Rosa recorda ainda que o turismo, um dos motores da economia portuguesa, será um dos setores mais afetados com esta pandemia. “Em 2019, 31,8% das exportações portuguesas foram serviços e a grande maioria era constituída por receitas do turismo (18 431 milhões)”, começa por recordar o economista no seu estudo.

“O turismo, e todas as empresas e trabalhadores ligados a ele (companhias áreas, hotéis, restauração ou alojamento), é um dos setores mais afetados pela crise do coronavírus”.

Também Carlos Pereira da Silva, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, não tem dúvidas de que a taxa de desemprego sofrerá bastante com este surto se não forem tomadas medidas. “Não há dúvidas de que o desemprego vai superar os 15%“.

“Vai existir uma rutura enorme na produção. O Produto Interno Bruto vai decrescer nos próximos dois ou três trimestres. Se não existirem estímulos económicos e financeiros muito fortes, vamos passar de um estado de recessão para um estado de depressão, o que é gravíssimo”, rematou o especialista ouvido pelo CM.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E se for só 340 mil não será mau. Se isto se prolongar os despedimentos serão em massa. O Estado tem de pensar se quer contribuir em parte (através de lay off financiado em parte pelo Estado) ou se quer assumir a totalidade pelo subsídio de desemprego.

  2. Agora é que se vai saber os verdadeiros números do desemprego em Portugal, quem têm vindo a ser deturpados desde 2011.

    Portugal, o país onde o trabalho é negado ao cidadão em que até para empregado de balcão se entra por cunha.

  3. Agora é que se vai ver o que vale o ilusionista Centeno. Até aqui eram só flores com os rios de dinheiro que corriam para os cofres do Estado. Agora vai-se ver o que realmente vale este gajo.

RESPONDER

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …