Costa prevê a compra de 16 milhões de doses de vacinas. Portugal pode conseguir vacinar 80% da população

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro afirmou que Portugal está preparado para comprar cerca de 16 milhões de doses de três vacinas contra a covid-19, e adiantou que Bruxelas prepara um combate às campanhas de desinformação em relação à vacinação.

Estas posições foram transmitidas por António Costa em conferência de imprensa no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo sobre o combate à covid-19, que decorreu por videoconferência.

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro reiterou a ideia de que as vacinas contra a covid-19 “serão distribuídas de acordo com uma grelha definida pela Comissão Europeia, tendo em conta a população de cada Estado-membro”. Acrescentou ainda que as injeções serão “distribuídas simultaneamente em todos os Estados-membros e nas mesmas condições”, reforçou Costa.

No caso de Portugal, segundo António Costa, “relativamente a três das vacinas já estão definidas as doses a comprar: numa 6,9 milhões, noutra 4,6 milhões e na terceira 4,5 milhões” – o que no total dá 16 milhões.

“É o que está neste momento a ser definido de acordo com a grelha de repartição que foi definida em função da população de todos os Estados-membros”, justificou o primeiro-ministro.

Na cimeira de chefes de Estado e de Governo, de acordo com o primeiro-ministro, “ficou também estabelecido que a Comissão Europeia vai desenvolver o trabalho para que exista uma estratégia comum de informação sobre a vacinação, de forma a que haja confiança na cidadania europeia em torno da vacina contra a covid-19″.

Uma campanha que, segundo o primeiro-ministro português, “visa prevenir campanhas de informação falsa e de contrainformação – campanhas que se sabe estarem a ser preparadas contra o programa de vacinação”.

No que respeita ao programa de vacinação, António Costa disse que a Comissão Europeia confirmou já ter assinado quatro contratos com multinacionais farmacêuticas, tendo ainda em negociação mais três.

“Está a haver um trabalho conjunto entre as agências europeia e norte-americana do medicamento para haver uma aprovação simultânea das vacinas que estão em desenvolvimento. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, informou que há uma ideia otimista da Agência Europeia do Medicamente de que, durante dezembro, poderá conceder as primeiras autorizações condicionais para as vacinas”, acrescentou.

O presidente do Infarmed, Rui Ivo, explicou ontem durante a reunião do Infarmed a forma faseada, a três tempos, como essas vacinas chegarão a Portugal.

Apesar de Portugal já ter estabelecido a compra de cerca de 16 milhões de vacinas, estes números irão sendo atualizados, à medida que a União Europeia formalizar novos contratos com farmacêuticas, explicou Hugo Grilo, assessor de imprensa da agência portuguesa que regula os medicamentos, ao Público.

O novo número apresentado por António Costa, é mais do dobro das 6,9 milhões de doses anunciadas pelo Conselho de Ministros em Agosto, quando a União Europeia só tinha formalizado ainda um acordo prévio de aquisição de vacinas, com a Astra-Zeneca .

Estes 16 milhões de doses de vacinas – que permitirão vacinar 8 milhões de portugueses no pressuposto de que a maior parte das vacinas implica a toma de duas doses – não incluem ainda as 405 milhões de doses que a UE se comprometeu a adquirir à empresa de biotecnologia alemã CureVAC no dia 12.

O próximo desafio vai ser logístico vai ser criar rapidamente uma rede de distribuição da vacina da covid-19, pois pelo menos uma delas exige um congelador ultra-frio. Neste sentido, a TAP garante que já tem um plano em marcha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Se somos 10 milhões, e é sabido que haverá sem dúvida, incluindo eu, 30 a 40%dos portugueses, que nao querem ser vacinados, então, porque são precisas 16 milhões? Somos um país adiado á espera de uns dons Sebastiões.

  2. Para fazer um comentário com conteúdo vale a pena saber do que estão a falar, ao menos ler o artigo. Ou então só dizer o que nos vem primeiro à cabeça…. Batatas ( na realidade foi o segundo vegetal que me veio à cabeça)…

  3. Costa queres o sim da Merkel para os milhões da bazuca, tens de comprar vacinas á Alemanha, assim este estado de emergência começa a fazer algum sentido!

  4. Parece-me que vão mais uns beneficiados encherem os bolsos.
    A minha vacina pode ficar na origem, não a quero, menos uns euros gastos ou para os bolsos de alguém.
    Como eu há muitos cidadãos com a mesma ideologia, vacina não, obrigado.

    • E já agora quais são as razões para não querer a vacina, obviamente para além da ignorância que essa já ficou bem ilustrada no seu comentário?!

      • Porque será que não pode aceitar a minha opção e tenho que lhe justificar a razão?
        Se a minha opção não for igual à sua já não presta?
        O senhor é melhor que eu? É menos ignorante? Bruto já se apelidou, é para meter medo?
        Bem, pelo menos é muito arrogante, isso sim.
        Vou deixar de comentar por aqui, o nível intelectual é tão baixo que me faz sair daqui doente e com vómitos.
        Para mim chega, fiquem bem.

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …