Costa tirou o tapete ao seu “super-ministro” (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a “lua-de-mel” entre os dois homens fortes do PS acabou.

“Não meteram (ainda) os papéis do divórcio. Mas a relação próxima entre António Costa e Pedro Nuno Santos acabou.” É assim que o Público noticia o afastamento entre o ministro e o primeiro-ministro, notando que a discussão do futuro da TAP foi a “gota-de-água” numa relação que já se vinha saturando.

Após intervenções públicas de Pedro Nuno Santos sobre o que fazer com a TAP, Costa veio desautorizá-lo, nomeadamente nas questões da insolvência e da nacionalização da companhia de aviação.

Por outro lado, o Público avança que a “solução para a TAP não deve implicar que o Estado tenha mais poderes na administração, ao contrário do que defendia o ministro das Infraestruturas”.

Costa “não gosta do estilo “radical” do seu ministro a tratar de dossiers como o da TAP”, acrescenta o jornal.

Por seu lado, Nuno Santos “não gostou de ver António Costa a apoiar a reeleição de Marcelo” e “discorda frontalmente das propostas do independente Costa e Silva, convidado pelo primeiro-ministro para preparar o plano de recuperação económica”, acrescenta o mesmo diário.

“Outrora cúmplices políticos”, Costa e Nuno Santos “estão em claro processo de afastamento pessoal e político“, conclui o jornal, frisando que “o ministro chegou a admitir em privado aproveitar uma futura remodelação para pedir para sair”.

Nuno Santos foi um peso-pesado do anterior Governo de Costa, enquanto secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, fazendo parte das negociações estratégicas que levaram à “geringonça”.

Em Fevereiro de 2019, foi apelidado como o “super-ministro” de Costa depois de ter sido promovido do cargo de secretário de Estado para o de ministro das Infraestruturas, ficando com a tutela da Habitação.

Mas a forma como Costa tem, gradualmente, virado a bitola do PS para o centro não agradará a Nuno Santos que faz parte da ala mais à esquerda do PS.

Por outro lado, Costa estará preocupado com “o ascendente e as movimentações de Pedro Nuno Santos no aparelho do PS”.

Nuno Santos é visto por alguns socialistas como o sucessor natural de Costa na liderança do PS e começa a perfilar-se como um possível concorrente numas próximas eleições internas. Mas o mais provável é que o actual ministro só concorra ao cargo de líder dos socialistas depois de Costa “arrumar as chuteiras”, o que ainda tardará.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Um ministro das infra-estruturas Que no seu distrito e no seu concelho é conhecido como um radical de esquerda, praticamente comunista.

    • Um radical de esquerda com gostos de alta-burguesia (Ferraris, etc.) e tiques de queimoso. O gajo claramente fede, e dali só vai sair porcaria. Imaginem se fosse primeiro-ministro. Livra! Calcem-lhe os patins antes que seja tarde e boa-viagem.

  2. Não gostamos de radicais de esquerda, e não gostamos de antónio costa e dos seus seguidores.
    Votar em ps é votar para cair no abismo…
    Foi só o ps que pediu a troica, há gato estalado com o rabo de fora…
    A troica foi pedida por mario soares, sócrates e agora vai ser o costa a pedir…
    A economia está a cair no abismo, não foi pelo covid19, mas sim já estava a cair no abismo..
    Agora vêm com desculpas que é por causa do covid19?????
    Mas não, já estavamos na merd…
    Votem novamente no coveiro da nação…
    Votem nesta ditadura, que cairemos no abismo..

    • Caro leitor,
      Agradecemos que não comente em CAPS-LOCK. É DESELEGANTE.
      Se persistir em comentar aos gritos, deixaremos de nos dar ao trabalho de lhe converter o texto para poder validá-lo.

    • Votar no PS é votar no abismo, votar PSD é votar no abismo. Novidades? Alternativas? Zero! A solução passa pela educação cívica do povo para que se possam criar soluçoes governativas justas, equitativas, honestas e por fim engaiolar esta corja toda que nos suga até ao tutano e penhorar todos os bens deles, de amigos, familiares e conhecidos
      que não consigam justificar os mesmos a favor do Estado.

    • Não gostamos? Mas você vale por quantos? Fale por si homem, já agora conte-nos as suas aventuras em Marte que deve ter sido de lá que você veio. Do que se passou em Portugal nos últimos anos você está a desconhecer em absoluto! Atualize-se… atualize-se…

      • Olhem esta sopeira! Esta é mesmo um caso perdido. Não estou certo que estejamos perante um ser racional.

        • O que é que tem contra as sopeiras, Zé do Cais Sodré? Esse termo sopeira é do tempo do salazarismo. Isso já nem existe. Você deve ser uma múmia com manias de doutor do tempo da escravidão. Racista?

          • É sempre complicado vires aqui comentar enquanto te vês ao espelho. Mas haverá sempre um dia em que melhorarás. Ou não…

  3. Em que país vive o senhor Jaime Pereira?
    Será que esteve a viver em Marte desde os tempos da troika? ou é um caso de distúrbio?

    • Caro Sr. Carlos T,
      Poderia por favor esclarecer em que se baseia para fundamentar o comentário que escreve em resposta ao Sr. Jaime Jorge Pereira? Seria importante para perceber em que se baseia para as considerações que tece.
      Se não o fizer, não passará de mais um “comentarista” oco que fala só por falar… sem saber do que fala! (E isto sou eu a ser simpático e civilizado).
      Tenha um bom dia, cheio de sonhos cor-de-rosa

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …