Costa tirou o tapete ao seu “super-ministro” (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a “lua-de-mel” entre os dois homens fortes do PS acabou.

“Não meteram (ainda) os papéis do divórcio. Mas a relação próxima entre António Costa e Pedro Nuno Santos acabou.” É assim que o Público noticia o afastamento entre o ministro e o primeiro-ministro, notando que a discussão do futuro da TAP foi a “gota-de-água” numa relação que já se vinha saturando.

Após intervenções públicas de Pedro Nuno Santos sobre o que fazer com a TAP, Costa veio desautorizá-lo, nomeadamente nas questões da insolvência e da nacionalização da companhia de aviação.

Por outro lado, o Público avança que a “solução para a TAP não deve implicar que o Estado tenha mais poderes na administração, ao contrário do que defendia o ministro das Infraestruturas”.

Costa “não gosta do estilo “radical” do seu ministro a tratar de dossiers como o da TAP”, acrescenta o jornal.

Por seu lado, Nuno Santos “não gostou de ver António Costa a apoiar a reeleição de Marcelo” e “discorda frontalmente das propostas do independente Costa e Silva, convidado pelo primeiro-ministro para preparar o plano de recuperação económica”, acrescenta o mesmo diário.

“Outrora cúmplices políticos”, Costa e Nuno Santos “estão em claro processo de afastamento pessoal e político“, conclui o jornal, frisando que “o ministro chegou a admitir em privado aproveitar uma futura remodelação para pedir para sair”.

Nuno Santos foi um peso-pesado do anterior Governo de Costa, enquanto secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, fazendo parte das negociações estratégicas que levaram à “geringonça”.

Em Fevereiro de 2019, foi apelidado como o “super-ministro” de Costa depois de ter sido promovido do cargo de secretário de Estado para o de ministro das Infraestruturas, ficando com a tutela da Habitação.

Mas a forma como Costa tem, gradualmente, virado a bitola do PS para o centro não agradará a Nuno Santos que faz parte da ala mais à esquerda do PS.

Por outro lado, Costa estará preocupado com “o ascendente e as movimentações de Pedro Nuno Santos no aparelho do PS”.

Nuno Santos é visto por alguns socialistas como o sucessor natural de Costa na liderança do PS e começa a perfilar-se como um possível concorrente numas próximas eleições internas. Mas o mais provável é que o actual ministro só concorra ao cargo de líder dos socialistas depois de Costa “arrumar as chuteiras”, o que ainda tardará.

ZAP //

 

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Um ministro das infra-estruturas Que no seu distrito e no seu concelho é conhecido como um radical de esquerda, praticamente comunista.

    • Um radical de esquerda com gostos de alta-burguesia (Ferraris, etc.) e tiques de queimoso. O gajo claramente fede, e dali só vai sair porcaria. Imaginem se fosse primeiro-ministro. Livra! Calcem-lhe os patins antes que seja tarde e boa-viagem.

  2. Não gostamos de radicais de esquerda, e não gostamos de antónio costa e dos seus seguidores.
    Votar em ps é votar para cair no abismo…
    Foi só o ps que pediu a troica, há gato estalado com o rabo de fora…
    A troica foi pedida por mario soares, sócrates e agora vai ser o costa a pedir…
    A economia está a cair no abismo, não foi pelo covid19, mas sim já estava a cair no abismo..
    Agora vêm com desculpas que é por causa do covid19?????
    Mas não, já estavamos na merd…
    Votem novamente no coveiro da nação…
    Votem nesta ditadura, que cairemos no abismo..

    • Caro leitor,
      Agradecemos que não comente em CAPS-LOCK. É DESELEGANTE.
      Se persistir em comentar aos gritos, deixaremos de nos dar ao trabalho de lhe converter o texto para poder validá-lo.

    • Votar no PS é votar no abismo, votar PSD é votar no abismo. Novidades? Alternativas? Zero! A solução passa pela educação cívica do povo para que se possam criar soluçoes governativas justas, equitativas, honestas e por fim engaiolar esta corja toda que nos suga até ao tutano e penhorar todos os bens deles, de amigos, familiares e conhecidos
      que não consigam justificar os mesmos a favor do Estado.

    • Não gostamos? Mas você vale por quantos? Fale por si homem, já agora conte-nos as suas aventuras em Marte que deve ter sido de lá que você veio. Do que se passou em Portugal nos últimos anos você está a desconhecer em absoluto! Atualize-se… atualize-se…

      • Olhem esta sopeira! Esta é mesmo um caso perdido. Não estou certo que estejamos perante um ser racional.

        • O que é que tem contra as sopeiras, Zé do Cais Sodré? Esse termo sopeira é do tempo do salazarismo. Isso já nem existe. Você deve ser uma múmia com manias de doutor do tempo da escravidão. Racista?

          • É sempre complicado vires aqui comentar enquanto te vês ao espelho. Mas haverá sempre um dia em que melhorarás. Ou não…

  3. Em que país vive o senhor Jaime Pereira?
    Será que esteve a viver em Marte desde os tempos da troika? ou é um caso de distúrbio?

    • Caro Sr. Carlos T,
      Poderia por favor esclarecer em que se baseia para fundamentar o comentário que escreve em resposta ao Sr. Jaime Jorge Pereira? Seria importante para perceber em que se baseia para as considerações que tece.
      Se não o fizer, não passará de mais um “comentarista” oco que fala só por falar… sem saber do que fala! (E isto sou eu a ser simpático e civilizado).
      Tenha um bom dia, cheio de sonhos cor-de-rosa

RESPONDER

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …