Costa tirou o tapete ao seu “super-ministro” (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a “lua-de-mel” entre os dois homens fortes do PS acabou.

“Não meteram (ainda) os papéis do divórcio. Mas a relação próxima entre António Costa e Pedro Nuno Santos acabou.” É assim que o Público noticia o afastamento entre o ministro e o primeiro-ministro, notando que a discussão do futuro da TAP foi a “gota-de-água” numa relação que já se vinha saturando.

Após intervenções públicas de Pedro Nuno Santos sobre o que fazer com a TAP, Costa veio desautorizá-lo, nomeadamente nas questões da insolvência e da nacionalização da companhia de aviação.



Por outro lado, o Público avança que a “solução para a TAP não deve implicar que o Estado tenha mais poderes na administração, ao contrário do que defendia o ministro das Infraestruturas”.

Costa “não gosta do estilo “radical” do seu ministro a tratar de dossiers como o da TAP”, acrescenta o jornal.

Por seu lado, Nuno Santos “não gostou de ver António Costa a apoiar a reeleição de Marcelo” e “discorda frontalmente das propostas do independente Costa e Silva, convidado pelo primeiro-ministro para preparar o plano de recuperação económica”, acrescenta o mesmo diário.

“Outrora cúmplices políticos”, Costa e Nuno Santos “estão em claro processo de afastamento pessoal e político“, conclui o jornal, frisando que “o ministro chegou a admitir em privado aproveitar uma futura remodelação para pedir para sair”.

Nuno Santos foi um peso-pesado do anterior Governo de Costa, enquanto secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, fazendo parte das negociações estratégicas que levaram à “geringonça”.

Em Fevereiro de 2019, foi apelidado como o “super-ministro” de Costa depois de ter sido promovido do cargo de secretário de Estado para o de ministro das Infraestruturas, ficando com a tutela da Habitação.

Mas a forma como Costa tem, gradualmente, virado a bitola do PS para o centro não agradará a Nuno Santos que faz parte da ala mais à esquerda do PS.

Por outro lado, Costa estará preocupado com “o ascendente e as movimentações de Pedro Nuno Santos no aparelho do PS”.

Nuno Santos é visto por alguns socialistas como o sucessor natural de Costa na liderança do PS e começa a perfilar-se como um possível concorrente numas próximas eleições internas. Mas o mais provável é que o actual ministro só concorra ao cargo de líder dos socialistas depois de Costa “arrumar as chuteiras”, o que ainda tardará.

ZAP //

 

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Um ministro das infra-estruturas Que no seu distrito e no seu concelho é conhecido como um radical de esquerda, praticamente comunista.

    • Um radical de esquerda com gostos de alta-burguesia (Ferraris, etc.) e tiques de queimoso. O gajo claramente fede, e dali só vai sair porcaria. Imaginem se fosse primeiro-ministro. Livra! Calcem-lhe os patins antes que seja tarde e boa-viagem.

  2. Não gostamos de radicais de esquerda, e não gostamos de antónio costa e dos seus seguidores.
    Votar em ps é votar para cair no abismo…
    Foi só o ps que pediu a troica, há gato estalado com o rabo de fora…
    A troica foi pedida por mario soares, sócrates e agora vai ser o costa a pedir…
    A economia está a cair no abismo, não foi pelo covid19, mas sim já estava a cair no abismo..
    Agora vêm com desculpas que é por causa do covid19?????
    Mas não, já estavamos na merd…
    Votem novamente no coveiro da nação…
    Votem nesta ditadura, que cairemos no abismo..

    • Caro leitor,
      Agradecemos que não comente em CAPS-LOCK. É DESELEGANTE.
      Se persistir em comentar aos gritos, deixaremos de nos dar ao trabalho de lhe converter o texto para poder validá-lo.

    • Votar no PS é votar no abismo, votar PSD é votar no abismo. Novidades? Alternativas? Zero! A solução passa pela educação cívica do povo para que se possam criar soluçoes governativas justas, equitativas, honestas e por fim engaiolar esta corja toda que nos suga até ao tutano e penhorar todos os bens deles, de amigos, familiares e conhecidos
      que não consigam justificar os mesmos a favor do Estado.

    • Não gostamos? Mas você vale por quantos? Fale por si homem, já agora conte-nos as suas aventuras em Marte que deve ter sido de lá que você veio. Do que se passou em Portugal nos últimos anos você está a desconhecer em absoluto! Atualize-se… atualize-se…

      • Olhem esta sopeira! Esta é mesmo um caso perdido. Não estou certo que estejamos perante um ser racional.

        • O que é que tem contra as sopeiras, Zé do Cais Sodré? Esse termo sopeira é do tempo do salazarismo. Isso já nem existe. Você deve ser uma múmia com manias de doutor do tempo da escravidão. Racista?

          • É sempre complicado vires aqui comentar enquanto te vês ao espelho. Mas haverá sempre um dia em que melhorarás. Ou não…

  3. Em que país vive o senhor Jaime Pereira?
    Será que esteve a viver em Marte desde os tempos da troika? ou é um caso de distúrbio?

    • Caro Sr. Carlos T,
      Poderia por favor esclarecer em que se baseia para fundamentar o comentário que escreve em resposta ao Sr. Jaime Jorge Pereira? Seria importante para perceber em que se baseia para as considerações que tece.
      Se não o fizer, não passará de mais um “comentarista” oco que fala só por falar… sem saber do que fala! (E isto sou eu a ser simpático e civilizado).
      Tenha um bom dia, cheio de sonhos cor-de-rosa

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …