Costa aconselha portugueses a regressarem a cafés e restaurantes

Julien Warnand / EPA

António Costa recomendou o regresso a cafés e restaurantes após o encerramento devido à pandemia de covid-19. No entanto, o primeiro-ministro lembrou que devem ser cumpridas as normas de segurança.

O primeiro-ministro português aconselhou os portugueses a regressaram aos cafés e restaurantes após o fecho de dois meses imposto nas medidas contenção contra a pandemia de covid-19. António Costa reforça a importância de o setor da restauração retomar à normalidade na segunda fase de desconfinamento.

“É muito importante que as pessoas vão ganhando confiança. É essencial que saibam que os restaurantes não estão a abrir de qualquer forma”, disse António Costa, citado pelo JE. Ainda assim, o chefe de Governo reitera o uso de álcool, máscaras, ou acrílicos, mantendo sempre todos os cuidados necessários.

“Cafés e restaurantes têm tido um grande prejuízo. Fora o take away, obrigámos a estar fechados. Para muitas pessoas é uma perda de rendimento, é um grande esforço manter estes postos de trabalho”, disse ainda o primeiro-ministro durante uma visita ao café Califa, em Lisboa. “Não podemos voltar a vida como ela estava em fevereiro. É preciso recuperar a nossa liberdade sem perder a segurança”.

Costa sugeriu que as pessoas que não estão infetadas ou num grupo de risco, podem “retomar a sua liberdade desde que cumpram as normas de segurança”.

“Portugueses têm sido exemplares da forma como tem batalhado contra este vírus. Com todas as cautelas devem retomar a sua liberdade. Esse receio é bom conselheiro para tomar as devidas cautelas”, acrescentou.

O primeiro-ministro confessou ter saudades de “tomar um cafézinho sentado na esplanada” e disse que não os podemos deixar vencer pela cura após não nos termos deixado vencer pelo vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …