Costa aconselha portugueses a regressarem a cafés e restaurantes

Julien Warnand / EPA

António Costa recomendou o regresso a cafés e restaurantes após o encerramento devido à pandemia de covid-19. No entanto, o primeiro-ministro lembrou que devem ser cumpridas as normas de segurança.

O primeiro-ministro português aconselhou os portugueses a regressaram aos cafés e restaurantes após o fecho de dois meses imposto nas medidas contenção contra a pandemia de covid-19. António Costa reforça a importância de o setor da restauração retomar à normalidade na segunda fase de desconfinamento.

“É muito importante que as pessoas vão ganhando confiança. É essencial que saibam que os restaurantes não estão a abrir de qualquer forma”, disse António Costa, citado pelo JE. Ainda assim, o chefe de Governo reitera o uso de álcool, máscaras, ou acrílicos, mantendo sempre todos os cuidados necessários.

“Cafés e restaurantes têm tido um grande prejuízo. Fora o take away, obrigámos a estar fechados. Para muitas pessoas é uma perda de rendimento, é um grande esforço manter estes postos de trabalho”, disse ainda o primeiro-ministro durante uma visita ao café Califa, em Lisboa. “Não podemos voltar a vida como ela estava em fevereiro. É preciso recuperar a nossa liberdade sem perder a segurança”.

Costa sugeriu que as pessoas que não estão infetadas ou num grupo de risco, podem “retomar a sua liberdade desde que cumpram as normas de segurança”.

“Portugueses têm sido exemplares da forma como tem batalhado contra este vírus. Com todas as cautelas devem retomar a sua liberdade. Esse receio é bom conselheiro para tomar as devidas cautelas”, acrescentou.

O primeiro-ministro confessou ter saudades de “tomar um cafézinho sentado na esplanada” e disse que não os podemos deixar vencer pela cura após não nos termos deixado vencer pelo vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …