/

Costa pediu finalmente desculpas (contrariado e só como cidadão)

38

Tiago Petinga / Lusa

Pedro Nuno Santos, Antonio Costa, Augusto Santos Silva: o núcleo duro do Governo no Parlamento

“Se me quer ouvir pedir desculpas, eu peço desculpas”. Eis como António Costa fez um mea culpa contrariado pelos trágicos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, nos últimos meses, num debate parlamentar onde confessou o “grande peso na consciência”, assumindo que o Estado falhou.

“A palavra desculpa uso na minha vida privada. Enquanto primeiro-ministro uso a palavra responsabilidade”, disse António Costa no mais duro debate quinzenal que já enfrentou na Assembleia da República, no rescaldo dos incêndios devastadores que mataram mais de 100 pessoas, entre Junho e Outubro.

Mas, depois de ter sido forçado a demitir a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que tanto quis segurar no cargo, e de um “puxão de orelhas” de Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro lá pediu desculpas aos portugueses.

“Se me quer ouvir pedir desculpas, eu peço desculpas”, disse após repto lançado pelo líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

“Sei que viverei com este peso na consciência até ao fim da minha vida“, disse depois. E não se pode alhear a frase das palavras do Presidente da República que, na véspera, pediu “humildade” ao Governo e assumiu também o “peso enorme na consciência” pelo sucedido.

Costa disse perante os deputados que “é inequívoco que houve falha do Estado” e prometeu “criar condições estruturais para que não volte a acontecer” uma tragédia semelhante. Isto depois de ter dito que será muito provável que, nos próximos anos, se repitam incêndios de grande dimensão.

Pacote de medidas para matas nacionais

Após ter notado também que não há uma “solução mágica” para o problema da floresta portuguesa, Costa avançou agora que é preciso “remodelar todo o sistema” e, sobretudo, “reforçar o pilar da prevenção”.

No Parlamento, Costa deixou ainda a promessa de reforçar as verbas previstas no Orçamento de Estado de 2018 (OE2018) para fazer “aquilo que for possível e desejável” pela reforma da floresta e do sistema de combate aos incêndios.

Neste sentido, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, já explicou à Lusa que vai ser solicitado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que apresente, no prazo máximo de quatro meses, um conjunto de medidas a implementar nas matas públicas nacionais atingidas pelos incêndios.

“É fundamental que o ICNF nos apresente um plano de financiamento, sendo que o princípio daquilo que pretendemos é que as verbas que saiam da venda da madeira dessas matas sejam investidas em cada uma dessas matas”, referiu o governante.

Costa “não merece segunda oportunidade”

Entretanto, no âmbito do debate parlamentar com Costa, o presidente do PSD defendeu que o Governo “não merece uma segunda oportunidade”, responsabilizando directamente o primeiro-ministro pelo “falhanço do Estado” nos incêndios dos últimos meses.

O primeiro-ministro não tem condições para inspirar confiança ao país de que seja capaz de fazer o contrário do que fez até hoje”, acrescentou Passos Coelho, anunciando ainda o voto favorável do PSD à moção de censura que o CDS-PP vai apresentar.

Também a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defende que Costa “não tem condições” para se manter no cargo de primeiro-ministro. “O senhor primeiro-ministro mostrou que não está à altura para o exercício das funções que desempenha”.

SV, ZAP // Lusa

38 Comments

  1. A FALHA não é do Estado mas sim do GOVERNO em função. Este é mais um sociopata? Deve-se achar a ultima bolacha do pacote… Portugueses sejam exigentes c/ os politicos e não benévolos.

    • Enganas-te a falha foi do estado e das instituições, protecção cívil etc…
      A culpa é de quem criminosamente acendeu as chamas por inúmeros sítios ao mesmo tempo com um tempo seco, quente e ventoso, com todas as condições para se formar o que vimos nas televisões!!!
      Deixem lá os interesses partidário, porque isto tanto acontecia com este governo como com outro qualquer…
      Aproveitamento político é muito feio e um desrespeito para com quem perdeu tudo e até a vida em alguns casos…
      O governo pode não ter tido as melhores opções e que não ajudaram obviamente, mas foi uma gota de água num evento quase perfeito que se formou tanto em Pedrogão como neste último.
      Apanhem mas é os criminosos que acenderam os fogos, compensem as populações que perderam os seu bens e repensem a estratégia de combate e prevenção aos incêndios.
      Agora, ver os aziados da direita a vir para aqui comentar na tentativa de provocar uma indignação viral lol
      São tão atrasados…

      • A Inês parte do pressuposto que todas as críticas tem motivações políticas. Mas não é assim, e quando se usa este tipo de argumentos, aí sim, a motivação é política porque existe a tentativa de minimizar a responsabilidade.

        Só o facto de, pouco tempo antes deste período de incêndios, se terem substituído todas as chefias de comando, ainda por cima com pessoas sem experiência e formação e por isso de capacidade duvidosa nesta área em concreto e, ainda, para satisfazer os “job for the boys”, quase que justifica tudo o que aconteceu, já que o comando foi o que mais falhou. para mim isto é quase que criminoso, é que existe crime por negligência.

        Quanto ao aproveitamento político, sim, não se deve fazer nem dizer nada e talvês no próximo ano morram mais 100. Trata-se da morte de uma quantidade enorme de pessoas e tragédias monstruosas. Tudo o que possa ser dito e feito, para pressionar no sentido de se fazer algo, será sempre pouco. Quando não existem argumentos resta sempre esse.

        Para finalizar reitero e garanto que estas opiniões nada tem de motivação política. Já há muito tempo que espreitei para esse mundo e a experiência foi desanimadora e tira quase que toda a esperança a quem quer entrar nele para fazer algo de bom. Mas também reconheço que para alguns que estão, tentando fazer algo, é uma tarefa quase que impossível.

        PS: Já agora, não culpem sempre os eucaliptos nem matas desordenadas como bodes expiatórios porque desta vez foram as matas ordenadas e as que não tinham eucaliptos que mais arderam.

  2. Sim a culpa não é do Governo, mas sim dos Governos. Quem aprovou a Lei 96/2013 da plantação dos eucaliptos? È uma senhora que agora está na moda, e que por acaso foi ministra da agricultura durante 4 anos e que fazia parte dum governo que fez os cortes que todos sentimos e que agora estão muito incomodados.

    • Sim… e o que ardeu até foi esse famigerado eucaliptal de Leiria ou como lhe chamam na região o eucaliptal do Rei…

      • O eucalipto e o pinheiro são árvores mais inflamáveis e menos resistentes às chamas quando comparadas com outras como o carvalho ou o castanheiro. Qual é a parte que não percebes? Não foi apenas o pinhal de Leiria que ardeu… caso não tenhas reparado.

    • como esta escumalha marxista tem o topete de misturar alhos com bogalhos… de facto a incapacidade do governo em proteger pessoas e bens e de governar sem ser para os boys deve se ao facto da aprovaçao de uma lei sobre a plantaçao de eucaliptos!!!!! se nao tivesse havido mais de 100 mortos e milhares de has ardidos .. eu diria que voce quer fazer concorrencia aos comicos deste pais. e ja agora a proposito dos comicos leia o que bruno nogueira escreveu sobre esta tragedia.
      e quanto a si .. va plantar insultos e acusaçoes na sua porta…… pena nao ter sido afetado, para ver se escrevia o mesmo

      • Não sejas toto pá, se estivesse o PSD OU o CDS no governo a história era a mesma, ou achas que isto aconteceu apenas pq era um governo PS???
        Olha que essas palas só te deixam ver em frente…
        Adoro este pessoal que acha que política é futebol…
        Abre os olhinhos que já é dia…

      • em primeiro lugar o meu post era uma resposta a algem qe como tu nao deve ver a realidade tal como ela e!!!!
        qanto ao que poderia acontecer pouco interessa … o importante e dramatico foi o que aconteceu…. 100 mortos pelas chamas diz te alguma coisa ou isso nao importa???? se eu tivesse os olhos fechados , as vezes era bem melhor para nao ver a desgraça que esta geringonça esta a trazer ao pais!!!!
        afinal as palas de que falas estao a toldar nao o meu olhar sobre a realidade, mas o teu, quem nao ve que a falta de cuidado e de planeamento no que toca quer a proteçao civil quer o combate aos incendios como nomeaçoes extemporaneas e so para agradar aos boys, deu no que deu.
        costa e o princila responsavel tal como o roubo de armas em tancos….ou se calar tambem nao achas.. provavelmente foram para as boas maos do costume!!!!!!afinal nao passas de mais um escriba pago pela geringonça para tentar parecer que a opiniao publica esta satisfeita com o que se esta passando no pais!!!!PORQUE NO TE CALLAS?

      • a conversa ainda nao chegou a geringonça… por enquqanto ainda nao estamos na venezuela!!!!

      • O que aconteceu este ano é inédito sem dúvida mas sob condições provavelmente também inéditas segundo relatos que ouvi nos últimos dias que referiam que mesmo com todos os meios disponíveis era impossível combater os fogos. Isto foi dito por populares (e não por políticos) presentes em locais diferentes das zonas afectadas. Por outro lado nunca se viu uma oposição a tentar tirar proveitos políticos de uma tragédia como este ano o que revela bem a classe de gente que anda por aí. Talvez as mortes de 2013 não tenham importância mas na altura não ouvi pedidos de desculpa nem pedidos de demissão. Pergunto: essas mortes não são importantes? Porquê? Fernando Reis, Bernardo Cardoso, Cátia Pereira Dias, Ana Rita Pereira, Bernardo Figueiredo, António Ferreira e Pedro Rodrigues são portanto vítimas menores que não mereceram um pedido de desculpa.

      • Exatamente!!!
        E quando os doentes com hepatite C morriam porque não conseguiam ter acesso à tal vacina de milhares de euros, o governo PSD/CDS também veio pedir desculpa pelas mortes causadas pela demora na resposta aquele problema???
        morreram dezenas de pessoas nesse ano só com hepatites que não foram controladas a tempo por falta de apoio para a medicação!
        e esse governo nada fez, era vez as pessoas a morrer…

      • quando o lobo diz ao cordeiro que ia mata-lo porque a agua do rio estava turva e ele retorquiu nao fui eu que a torvei que estou do lado da foz e nao da nascente, o lobo retorquiu…se nao foste tu foi teu pai…e ai devorou o!!!!
        assim esta voce, quer justificar a falta de pedido de desculpas por mais de 100 mortes e milhares de hectares de floresta ardidos e dezenas de casas e bens…. vindo com a conversa fedida e estupida.. que no passado blablavla. claro que as mortes dos bombeiros foi tragica e chorada por todos ( por todos quer dizer , por aqueles que acham que a vida e um bem que o estado deve preservar a qualquer custo) mas a morte dos bombeiros foram provocadas por razoes que nao vou descrever mas que os relatorios explicaram e que nada tem a ver com as que provocaram 105 mortos deste ano. e que foram falta de cuidado e falta de proteçao e falta de sensibilidade politica e acima de tudo falta de liderança e de conhecimento dos boys, conduzidos as pressas para os cargos , pelo sr costa para agradar a geringonça.. quanto ao lobo mau,esse tem sempre razao para comer os cordeiros, tem a força e o poder dos seus dentes … so a arma do caçador pode faze-lo calar!

      • Faço minhas as suas palavras….
        É claro que o governo, e o 1ª Ministro, é o principal culpado. Isto porque não acredito que os fogos sejam provocados por matas desordenadas, falta de limpeza, ou mandados atear por madeireiros ou outros pequenos interessados. Os Fogos são mandados atear por interesses politicos (aínda não cheguei a quais) que envolvem quantias milionárias…. Não culpo só o actual governo, mas todos os que, nos ultimos anos, têm colaborado com estes crimes… Chegou a hora de o povo reconhecer isto de uma vez por todas e correr com TODOS os POLITICOS da actualidade,… responsabilizá-los criminalmente por todas as mortes e prejuizos morais e materiais de todos os afectados….

      • obrigado por concordar.. e ja agora mais uma dica….soube faz pouco tempo que estava para ser aprovada em c de ministros desta geringonça que se instalou no poder a expropriaçao da pequena propriedade florestal, a fim de se criar um latifundio florestal , para segundo eles se poder gerir e organizar melhor o controle florestal e a prevençao dos incendios. agora percebo porque cairam do ceu tantas fagulhas naquele dia fatidico.A quem interessa a pobreza e a miseria dos pequenos proprietarios???? a quem interessa que os donos das terras morram ou fiquem sem nada???? nao éconcerteza aos partidos que defendem a propriedade privada e defendem a bandeira portuguesa e o direito a vida…..
        o povo repete o que dizem os meios de comunicaçao infelizmente vivemos intoxicados pelas palavras dos admiradores da geringonça e intoxicados pelo fumo que a pouca vergonha que se instalou no poder , o resto será retorica e ingenuidade daqueles que ainda acham que a culpa e de todos e nao destes enegrumenos!!!!

      • Já vi que estamos na presença de um iluminado, uma sumidade. Está pronto para explicar mortes em anos anteriores mas para este ano nem precisa de grandes estudos porque já traçou o cenário sob o seu ponto de vista enviesado. Para si o problema está a juzante, no combate. Éaí que se deve investir e esperar que as matas ardam para verificarmos se investimos pouco ou se precisamos de investir mais. O FACTO de se realizarem queimadas em dias anteriores a episódios de precipitação, de não haver um ponto de encontro seguro nas freguesias rodeadas por floresta, de haver explorações agrícolas, habitações, serrações sem uma margem de segurança e estradas sem bermas… para si tudo isso está bem… Bravo.

      • eu sou iluminado.. talvez, a luz da verdade e e da consciencia nacional… iluminado pela coragem de quem luta contra os incendios e os incendiarios , quem luta pela propriedade privada contra os que querem expropriar a floresta, a luz que a verdade oferece, nao a luz de que tu gostas , dos fogos que deixa a terra queimada que tanto proveito deram e dao os partidos marxistas, iluminado pela coragem de quem diz a verdade e nao deixa que os incendiarios possam se fazer passar por salvadores…. ja nao estamos na idade media , no tempo em que os autos de fe… resolviam a resistencia ao poder absoluto. calate e tem vergonha adepto dos incendiarios. e da terra queimada.

    • Agora os eucaliptos são constantemente o bode expiatório de toda a desgraça, o pinhal de Leiria que até nem fica muito distante de onde moro mas que raramente lá passo por perto recordo-me de já a alguns anos percorrer vários quilómetros do mesmo e quanto a limpeza do terreno nada, se são particulares é porque a culpa é dos privados e neste caso tratando-se de uma mata do Estado certamente não haverá culpados tal como está a acontecer no combate aos incêndios.

    • Sim, os eucaliptos que foram plantados com base nessa lei de 2013 é que foram os culpados. Passei por Figueiró e vi que os eucaliptos estavam secos mão não arderam. Só tronco e pouco mais. As folhas estavam lá quase todas embora secas devido ao calor que veio debaixo de algum pasto e mato que ardeu. Essa dos eucaliptos dá muito que pensar. Não passará de um bode expiatório. Todo o pássaro como como trigo e só o pardal tem a fama…!!

  3. quando este fulano disse textualmente” eu participo…. porque o jose socrates é um grande lider e um grande 1 ministro….e continuou… augurando um grande futuro para socrates esta tudo dito……
    pobre impestavel arrogante incompetente e pelos vistos discipulo do maior trapaceiro da politica portuguesa.
    quem na sabe pedir desculpas nao merece ser perdoado

  4. pediu?… nao me parece que a frase do sr costa fosse a pedir desculpa.. mas partindo do principio que pedu… a gente nao o desculpa||

    • Mas nem tem sequer de pedir desculpa… Porque quem falhou foi o estado e não o governo!
      Ele tem de pedir desculpa em nome do estado e não em nome pessoal… Foram as instituições que falharam no apoio às populações…
      Isto é só anormais a querer virar o bico ao prego… Não vás ao médico não…

      • eu tenho de ir ao medico sim como qualquer pessoa , nem que seja para fazer um exame de rotina, agora tu ja nao ha medico que te salve, talvez um politico da geringonça que ofereça um cargo de gestor de incendios
        o teu amiguinho costa ainda vai ser indiciado por assassino por negligencia . mas agora vem a moçao de censura. vamos ver o que fazem os radicais da geringonça… agarradinhos ao poder que nem lapas ? ou interesados num governo decente?

      • Qual amiguinho qual quê, eu sou apartidário!
        Eu tanto voto à direita como à esquerda, portanto não me coles a grupos políticos!
        Eu não gosto é de ver o aproveitamento políticos que é feito pelos adeptos da oposição, sim adeptos porque até parece que estão num jogo de futebol, ficam tão alienados pelas cores políticas que nem conseguem pensar pela própria cabeça!
        Ontem na RTP3, um dos comentadores dizia que tanto em Pedrogão como nesta ultima tragédia as condições climatéricas e os sítios onde os fogos foram desencadeados, criaram um fenómeno perfeito quem nem com o triplo dos operacionais no terreno conseguia ser evitado. Disseram também que mesmo que não se tivessem tomado algumas más decisões deste governo, o resultado seria o mesmo!
        Ou seja, o impacto dessas más decisões foi praticamente nulo no resultado final desta catástrofe!
        Mas como sempre a oposição (quer seja de direita ou de esquerda) só sabe tirar dividendos políticos da desgraça alheia, e em vez de apresentar ideias e propostas de valor, apresentam moções de censura com o objetivo político de enfraquecer o governo e ganhar pontos com isso…
        É triste!
        Mas é engraçado falares em agarradinhos ao poder quem nem lapas, é que me faz lembrar de um tal Miguel Relvas que não largava o poleiro nem por mais uma! ou então de um tal ministro portas que de irrevogável não tinha nada!
        Por amor de Deus, não sejamos hipócritas…
        Quando lá estão no poleiro são os maiores, quando passam para a oposição criticam tudo aquilo que sempre fizeram!
        Esta classe política envergonha-me e enoja-me!
        E Envergonha-me mais os carneirinhos (como tu) que os seguem… Pensamentos próprios?? que é isso? O partido pensa por mim!
        Ridículo!

      • tambem disseram e isso ja se sabia, que a geringonça quer expropriar as terras de arvoredos e de matas de pequena dimensao, pinhais, eucaliptais e outros para criar o latifundio do estado todo poderoso e pre coletivista…. e a gora ja se percebo o porque dos fogos… e muito mais facil expropriar aos pequenos proprietarios terra queimada .. do que floresta verde . agora ja se percebem porque aterraram dos ceus fagulas incendiarias …. para transformar os pequenos proprietarios em cdadaos desesperados e sem bens!!!! a geringonça soube faze-la mesmo a custa de muitas mortes…. coisa de somenos para ti e para os cabecilhas desta grande jornada em prol do latifundio florestral do estado. vai te encher de chamas mas é!!! a oposiçao so podia fazer uma moçao de sencura, para que a arrogancia de uns e o silencio de outros nao se encobrissem uma a outra ..e a geringonça pudesse mostarr a sua verdadeira face!!!!! quanto as lapas, tens o exemplo socrates e outros que tais… afinal o seres apartidario so te da o direito de poderes insultar qem nao pertence a geringonça, engracadinho …… podes limpar as maos as chamas.
        a geringonça agora tambem e piromana!!!!

      • Por alguma razão, a página não permite responder directamente ao teu comentário anterior, aquele em que te auto denominas de iluminado… Não te tenhas em tão boa conta… Pareces mais uma pessoa com algum nível de mesquinhez com manias de grandeza que se acha detentora de toda a verdade quando sofre nitidamente de preconceito ideológico que afecta a nitidez com que deveria analisar certos assuntos. A forma como exibes argumentos anti governo (eu não lhe chamo geringonça assim como não te chamo penedo pensante, embora pudesse) e anti marxista é prova disso mesmo. Mas o mundo não se divide apenas em duas narrativas, por muito que isso te custe. Nem toda a gente que tenha uma opinião diferente da tua é marxista ou pró governamental. Começa a pensar antes de escrever e tenta imprimir alguma lucidez às coisas que dizes. Pelos teus comentários parece que quem não concorda contigo é incendiário e apreciou os incêndios… tens noção do disparate que isto é? Gostas de pedidos de desculpa? Eu estou à espera de um pedido de desculpa de dois governantes que apoiaram a guerra do Iraque e nunca tiveram a decência de dizer que colocaram o nome do nosso pais numa guerra sem sentido e que teve como consequência a instabilidade de uma região que ainda hoje se faz sentir…. mas isso é outra história.

      • esse alexandre nao percebeu que o titulo de iluminado foi me dado por outro que nao eu …. limiteime a responder. nao me auto intitulei como ele quer dar a entender maldosamente…mas isso pouco interessa.. agora vir armar se em 3 via, vindo com a conversa do iraque, sabendo se ja que as ramas quimicas que o sadan tinha foram desviadas para a siria, e que assad ja as utilizou, e grave e estupido mas ilustra bem a 3 via que os marxistas querem… envenenar a opiniao publica e apagar as poucas vergonhas que fazem. o governo de socrates e costa foi o governo mais corrupto a face deste portugal, e tem lata para falar em passos coelho e na cristas!!!! ate ja dizem que por causa da lei dos eucaliptos se deram os fogos…. claro que ja sabemos que essas noticias sao tiradas dos panfeletos da geringonça do hoytel vitoria. o sr alexandre ainda tem a guerra do iraque atravessada na garganta, tendo a lata de justificar a insegurança da regiao com o derube do ditador sanguinario.. se a 3 via do alexandre e essa… deixa me fugir ….. a histora que o alexandre gostava era ter um maduro , e uma guarda avançada de delinquentes sustentando um regime que perdeu as eleiçoes mas nao deixou os partidos vencedores governar. quase como aqui, so que aqui o banco europeu da nos os meios para pudermos continuar a pagar as dividas ad eternum aos bancos e para ter comida com fartura e festivais de musica e de fumo durante metade do ano. e agora… com a vontade dos partidos da geringonça exproriarem o pequeno minifundio…..vieram os fogos e as mortes….. e nao querem pedir desculpa, nem que seja por respeito por quem morreu..
        quanto a nao puder me responder… pergunte ao sistema do zap, eu tb nao sei explicar porque. eu tb nao tive essa hipotese

  5. Mas mesmo assim o pedido de desculpas deveria ser muito mais por ele ter dito que as “pessoas deviam habituar-se a morrer” (claro que a parte de lamentar nunca lhe ficaria mal).
    O que é certo é que ele nao pediu desculpas por isso.

    E olhando para o passado recente, ele criticou o Passos Coelho de ter dito que houve alguém que se suicidou em Pedrogão Grande (o Passos nessa mesma entrevista rectificou o que disse ), mas a intenção do Passos poderia até ser associada com preocupação, enquanto que a do Costa foi simplesmente “habituem-se e morram para aí que eu lá quero saber”!!! Ou seja, ele criticou e fez uma declaração muito mais grave não aprendendo sequer com o erro do outro, nem com Pedrogão Grande.

    Ele não tem condições, devia de ir para a Índia e meditar que é o que ele sabe fazer (ou seja nada )

  6. Nem consigo conceber que haja gente tão mesquinha que venha comentar defendo a sua corzinha política? Trastes! Não têm outro sítio onde defecar estrumeira? Perguntem antes ao sr. António Costa quem acabou com os guardas florestais deste país, durante o “reinado” Sócrates? Não sabem quem foi o “GÉNIO”? OLHEM PARA A FOTO DA NOTÍCIA! Foi mesmo o 1º! A proteção civil serve para proteger pessoas, não controlar ou combater incêndios! Vergonha!!!

  7. TEMOS O PAIS QUE MERECEMOS, NÓS POVINHO DA SILVA, SÓ QUEREMOS SABER DE FUTEBOL , FÁTIMA E FOTONOVELAS, O RESTO É PARA ESQUECER, ESTA TUDO DITO.

  8. Acontecesse esta tragédia no tempo do governo da direita. Pela esquerda seria pedida não só a demissão do ministro mas também de todo o governo e até a dissolução do Parlamento. Seria bom que a Comunicação Social reproduzisse o que se passou no tempo da direita. Este governo está há dois anos no poder. Não tem responsabilidades? Fez substituições na Proteção Civil pouco antes do Verão que tiveram consequências na gestão dessa estrutura. O pedido de desculpas do 1º Ministro não foi sentido, foi obrigado a fazê-lo. Afinal continuamos em restrição, com cortes, pois quiseram poupar em segurança. Resultado: morreram 64 pessoas em Pedrógão e agora 43 pessoas e milhares de animais e perda enorme de património. Depois como desculpa ainda nos dizem que vai haver mais tragédias. Será de confiar num governo que deixa os seus cidadãos à sua mercê, sem qualquer segurança?

    • 2013 foi também um ano terrível de incêndios, morreram 7 pessoas (nada comparável com este ano) trágico quando comparado com outros anos e não me recordo de ouvir pedidos de demissão. Nesse ano não houve pedido de desculpas nem demissões. Se tens tão boa memória por favor reproduz tu o que se passou no tempo da direita. Aguardamos… A diferença que eu vejo é a direita a pedir cabeças mas incapaz de se unir ao governo para resolver os problemas nesta hora difícil.

      • Em primeiro lugar em 2013 morreram bombeiros no combate que é algo totalmente diferente. As causas nada tem a ver, aliás, no relatório foram colocadas muitas responsabilidades na forma de actuação específica dos bombeiros nessa situação (isto não é minimizar o trabalho dos bombeiros porque esses até são os que menos responsabilidades tem, basta ouvir as comunicações que vieram a público).

        Tente consultar notícias da época para ver como equivocada está e como as reacções são as mesmas de hoje.

        Já agora uma pequena citação para vermos como as coisas mudam e a desculpa mais usada hoje não era legitima no passado recente:

        “Sabemos que as condições meteorológicas constituem uma variável importante no número de ocorrências de fogos florestais, mas não é legítimo responsabilizar apenas as condições meteorológicas como o Governo [PSD/CDS-PP] está a tentar fazer.”

        Pedro Filipe Soares, dirigente do BE, 12/08/2015

        Penso que neste espaço de deve opinar com o mínimo de intenção de fazer política ou então nunca falaremos do real problema das coisas. Deixemos isso para os políticos.

      • Considero tão grave a morte de bombeiros como de populares. A causa da morte dos bombeiros no Caramulo em 2013 foi apontada como causada pela falta de coordenação de quem os dirigia. Foi apontado de facto que alguns bombeiros procederam mal nessa altura e isso lhes terá provocado a morte mas então teremos de ser críticos também da atitude de algumas vítimas populares que ocorreram este ano porque alguns revelaram uma conduta completamente irracional que as levou à morte. As reacções não foram as mesma de hoje (mesmo tendo em conta que o que aconteceu este ano foi horrivelmente pior), ninguém andou a pedir demissões nem pedidos de desculpa nem a fazer moções de censura.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.