/

Costa defendeu eutanásia, fintou o “elefante” na sala e mandou boca à direita

18

Paulo Cunha / Lusa

António Costa na abertura do 22.º Congresso Nacional do PS.

Eutanásia, aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e co-adopção foram os temas marcantes do discurso de António Costa na abertura do 22.º Congresso do PS. O líder socialista e primeiro-ministro não se esqueceu de falar da corrupção, fintando o “elefante” José Sócrates na sala, e teve tempo de mandar uma boca à direita.

O PS está reunido até este domingo, 27 de Maio, no Exposalão da Batalha, em Leiria, para o 22.º Congresso do PS. O evento arrancou na sexta-feira com António Costa a falar aos socialistas sobre alguns dos temas mais marcantes da actualidade, como a eutanásia e a corrupção, mas sem esquecer as grandes bandeiras da esquerda, como o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a co-adopção.

Costa defendeu claramente a eutanásia, notando que “há novas oportunidades de alargar esse espaço, respeitando a consciência de cada um, não impondo a ninguém qualquer comportamento, mas assegurando a todos que o queiram ter uma morte digna”.

O primeiro-ministro também sublinhou que “o PS esteve na primeira linha no combate contra a corrupção“. Uma referência que não pode ser dissociada da figura de José Sócrates, o “elefante” na sala sempre presente, mesmo não tendo comparecido, depois de se ter desfiliado do PS.

Ao contrário do que muitos esperariam, Costa até elogiou Sócrates por ter conseguido o Tratado de Lisboa, quando foi primeiro-ministro, numa altura em que elogiou também outras personalidades do PS, como Mário Soares e António Guterres.

E foi para Sócrates, de resto, um dos maiores aplausos da noite quando o seu rosto apareceu no ecrã gigante do Expo Salão da Batalha, no momento em que foram exibidas imagens dos diversos secretários-gerais do PS.

Mais aplausos só houve para o próprio Costa e para o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, recentemente falecido. O primeiro-ministro fez questão de o homenagear, salientando que o “SNS que António Arnaut criou é um orgulho e uma responsabilidade” para o partido, e prometendo criar mais condições para o “defender e promover”.

“PS é o que melhor governa a economia”

Costa não se esqueceu de falar da descentralização, frisando que esse será um dos grandes objectivos para o breve prazo, e lançou uma boca à direita a propósito das contas públicas.

“Se há algo de que nos devemos orgulhar nestes dois anos e meio, é que acabámos com o mito de que em Portugal é a direita que sabe governar a economia e as finanças públicas”, salientou. “O PS é o partido que melhor governa a economia e as finanças públicas”, concluiu.

“Temos o menor défice orçamental desde o início da nossa democracia, começou-se a reduzir a dívida, o que permite baixar os juros, mobilizando dinheiro onde ele deve ser investindo, que é em melhor saúde, educação e melhores serviços públicos em Portugal”, referiu num discurso que se prolongou durante 42 minutos.

“A todos aqueles que duvidavam de que era possível virar a página da austeridade sem sair do euro e a todos os que diziam que era preciso sair do euro para virar a página da austeridade, podemos dizer: Não, nós tínhamos razão“, declarou também numa farpa aos aliados da esquerda.

Carlos César reeleito presidente do PS

No segundo dia do Congresso, neste sábado, Carlos César foi reeleito presidente do PS com 96,3% dos votos e prometeu lutar pela “transparência” na política, garantindo que o PS vai defender uma “nova geração de legislação” no âmbito dos titulares de cargos políticos.

Os resultados da eleição foram anunciados no recomeço dos trabalhos do Congresso, pelas 10:35 horas.

A Mesa do Congresso foi eleita com 96,29% dos votos, a Comissão de Honra com 96,9% e a Comissão de Verificação de Poderes foi eleita com 96,55% dos votos.

Carlos César recebeu um forte aplauso da sala, ainda não completamente cheia, quando foi lido o seu nome.

ZAP // Lusa

18 Comments

  1. O momento mais ridículo da noite: O discurso do bacilento Carlos César. O último indígena que podería falar de transparência, de clientelismo e tachismo, é o gajo que traz o tema pra cima da mesa. Um gajo que urge ser exonerado e ainda o re-elegem Presidente do PS! Pé na bunda a este e ao Vieira da Silva!

    • Aliás o PS é neste momento uma “panelada” de corruptos. A cada dia que passa, parece que acresce mais um. Que moral tem este César de falar de transparência ? Só pode estar a falar é da falta dela no seio socialista. Ou então, sobre outro ponto de vista, o discurso pode estar certo dada a inversão face à realidade que estes mânfios socialista vêm manifestando nos seus discursos terrívelmente populistas.

    • E ao Costa, ao Siza Vieira, ao Secretário de Estado do Desporto, ao da Saúde e ao da Educação. Estes dois últimos nem sei bem o que andam lá a fazer. Acho que nem eles sabem. O da Saúde até já deu entender, e de resto vê-se, que é o Centeno que gere aquilo.

      Ao contrário do discurso, o PS tem mesmo de reconhecer que tem um problema e começar a procurar resolvê-lo. Como se costuma dizer: o reconhecimento é o início do processo de tratamento. Também neste caso parece que o doente não quer iniciar o tratamento e manter tudo na mesma. É feio!

  2. Assassinatos, casamentos absurdos, e outras aberraçôes, eis o que defende o sr primeiro ministro ateu e de má memória, que usurpou o poder que lhe não cabia, e é esta gente que governa este desgraçado País.
    Agora até quer aprovar uma lei que lhe permita assssinar os velhinhos a seubelo prazer.
    Mas se Deus quiser não irá conseguir.
    Veremos.

  3. Espero que ele possa ganhar com maioria nas próximas eleições, pois não vai faltar a te termos grandes problemas que eventualmente nos levarão a um segundo resgate (há maioria das pessoas vão dizer que sou um tolinho… mas elas não o são menos se acreditarem nestes senhores!) nessa altura de uma vez por todas terá de admitir que fez porcaria.
    Só é triste que pessoas como eu que não acreditam nesta mentiras ilusória também vão “levar por tabela”. Mas, se for pelo bem do pais… espero que venha a valer a pena…

  4. *** E foi para Sócrates, de resto, um dos maiores aplausos da noite !!
    Por aqui se vê o carácter dos militantes socialistas, sempre prontos a proteger o maior corrupto que Portugal já viu.
    O PS sempre esteve na primeira linha, no apoio à Corrupção neste país !
    Faz parte do seu ADN. Um dia os eleitores irão corrigir isso.

    • Soares foi outro dos tais, deixando mais de um milhão de portugueses ao abandononas ex-colónias. Agora só faltava terem levado a sua urna para o Congresso

  5. PS é o melhor que governa a economia. Talvez o discurso mais reles de sempre. Este sacana primeiro ministro não se lembra que ainda hoje estamos a sofrer de uma derrocada do país levada a cabo por um representante socialista que originou um pedido de auxílio de cerca de 80.000.000 de euros. Isto já para não falar de outras duas bancarrotas socialistas. Este discurso miserável constitui uma afronta aos portugueses que tiveram que suportar um contributo generoso para salvar o país.

  6. Esta corja vai dizendo umas baboseiras e a maralha vai engolindo. Quando houver eleições ainda votam nestes incompetentes. Um dos poucos que falou da corrupção foi o cravinho e foi logo remetido para um lugar ao Sol no estrangeiro para não andar a chatear. O Jorginho ainda falou na inversão do ónus da prova, quando estava já de caras à beira, mas foi só para não estar calado. Não há pachorra!!

  7. Será que os actuais ditos socialistas não trem vergonha dos elogios que fazem a si próprios? Eu e a maioria dos portugueses em geral, o que mais os encanta é o permanente sorriso do António Costa, seja para dizer cisas boas ou más. Já tenho muita idade,mas at´uma vez votei socialista, mas agora malha.nos Deus! A continuar assim, coitados dos meus netos e bisnetos.

  8. Sócrates ovacionado e elogiado? César eleito presidente? O PS é que sabe governar no tempo das vacas gordas? PS na primeira linha no combate à corrupção? Se fosse um país a sério este congresso tinha sido o suicídio do PS. PCP e BE querem 35 horas semanais para o privado. Como não voto clubísticamente um deles terá o meu voto.

    • Eu, que também não voto clubìsticamente, votarei naquele que propuser e implementar a lei que imponha o pagamento do meu vencimento sem ter que sair de casa e sem trabalhar.

  9. É de lembrar a máxima há muito proferida em resposta à pergunta:
    Quando é que vai acabar o socialismo?
    QUANDO ACABAR O DINHEIRO NA CARTEIRA DOS OUTROS SEUS CONCIDADÃOS.

  10. infelismente como ps da tudo e mais alguma coisa ao povinho, o povinho vai votar a esquerda, as pessoas só quer e mais nada, quando vier o resgato de novo o povinho já não vai se lembrar quem teve culpa nisto tudo

  11. Lamento verificar a ignorância do primeiro ministro “Costa defendeu claramente a eutanásia,… respeitando a consciência de cada um, não impondo a ninguém qualquer comportamento……”, como é possível ser-se 1º ministro e revelar a ignorância que não percebeu ainda que a aprovação da lei sobre a eutanásia não dá luz verde só à decisão de terminar a própria vida, mas também a que outros decidam sobre o direito à vida de idosos, deficientes, doentes etc? Com o exemplo tão perto da Holanda, Beligica e de outros países, é inaceitável esta ignorância! Neste momento só há 6 países no mundo com eutanásia! Ao fazer este comentário, será que o Sr 1º Ministro não sabe que na Belgica já há 30% das pessoas que são eutanasiadas contra a sua própria vontade, há 1 pessoa por hora a ser eutanasiada, incluindo idosos, doentes, menores e bebés. Será que não conseguimos dar uma resposta humana e com dignidade aos que sofrem e não a morte? Abriremos assim uma porta à conveniência, à resolução de problemas económicos e demográficos, à resolução de situações que incomodam, caminhando cada vez mais para uma sociedade sem tempo para amar, cuidar e se preocupar com os que precisam de ajuda, infringindo um dos mandamentos principais sobre o qual repousam os valores da nossa sociedade: Não matarás !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.