/

Morreu António Arnaut, pai do Serviço Nacional de Saúde

(dr) SNS

António Arnaut, o “pai” do Serviço Nacional de Saúde

O antigo ministro dos Assuntos Sociais, fundador do Serviço Nacional de Saúde e cofundador do PS morreu, esta segunda-feira, em Coimbra, aos 82 anos.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

O despacho publicado em Diário da República, a 29 de julho de 1978, mais conhecido como o “Despacho Arnaut”, constituiu uma verdadeira antecipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “na medida em que abriu o acesso aos Serviços Médico-Sociais a todos os cidadãos, independentemente da sua capacidade contributiva”, pode ler-se no site do SNS.

O secretário-geral do PS, António Costa, decretou luto partidário, com a bandeira socialista a meia haste em todas as sedes de país.

O primeiro-ministro considerou que António Arnaut será recordado para a “eternidade” como “o pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), resistente à ditadura e militante socialista “honrado”.

O PS está de luto com o falecimento de António Arnaut, nosso presidente honorário. Fundador do PS, militante dedicado, honrou-nos como deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e como governante”, referiu Costa.

“Para a eternidade todos o recordaremos justamente como o pai do SNS. À sua esposa, filhos e netos envio um abraço fraterno”, acrescentou o líder socialista na sua nota.

O corpo de António Arnaut estará, a partir das 18h30, em câmara ardente na antiga igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra. Na terça-feira, o corpo sairá às 16h30 para o crematório da Figueira da Foz.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.