Costa afasta amiga de sempre e deixa socialistas chocados com a sua “frieza”

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

O afastamento de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus “caiu como uma bomba dentro do PS” e apanhou de surpresa o partido, não só pela competência da visada, mas sobretudo, por ser amiga de António Costa há 30 anos.

O espanto dos socialistas com a saída de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, no âmbito da mini-remodelação realizada por António Costa, na sequência das demissões associadas ao chamado “Galp Gate”, é reportado pelo Sol.

O semanário apurou que a decisão “surpreendeu (e chocou) alguns socialistas que conheciam não só as suas competências nos Assuntos Europeus como também a sua amizade de 30 anos com António Costa“.

A saída “caiu como uma bomba dentro do PS”, refere o Sol, notando que entre os socialistas há quem considere que o caso ilustra a “frieza” de António Costa.

Jorge Coelho, ex-ministro socialista, assumiu-se publicamente “muito admirado” com o afastamento, durante a sua participação no programa “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias.

“Gota de água” foi candidatura à EMA

As razões para a saída de Margarida Marques não são conhecidas e a própria já disse que não sabe porque foi afastada e que só tem a certeza de que “não pediu” para abandonar o cargo.

O jornal Público avança com vários motivos para o afastamento, falando num mal-estar com elementos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da União Europeia. Mas “a gota de água para a ruptura foi a gestão do processo de candidatura à EMA“, a Agência Europeia do Medicamento, garante o diário.

O Governo responsabiliza Margarida Marques pela forma como decorreu a candidatura portuguesa para acolher a EMA, segundo este jornal. Inicialmente, o Porto foi afastado como hipótese, mas acabou por ser a cidade escolhida e a Secretária de Estado é acusada de ter dado “informações erradas” que geraram essa confusão.

O Público também fala num “acumular de tensões” entre Margarida Marques e elementos da Comissão Europeia e da Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (Reper).

Já o Sol sublinha que o “corte de António Costa com uma amiga de sempre” terá sido motivado por “um conflito latente” entre Margarida Marques e a chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, que também tem currículo e experiência na área dos Assuntos Europeus.

O Sol evidencia ainda que “a autonomia de Margarida Marques face a Costa” terá também justificado o afastamento – um dado reforçado pelo Público, que menciona um “clima de ruptura” entre a Secretária de Estado demitida e elementos do MNE, fruto da sua “auto-suficiência” na definição da equipa de trabalho, sem integrar pessoas do quadro do Ministério.

ZAP //

20 COMENTÁRIOS

  1. É a velha história do velho o rapaz e o burro…
    Tá mal se a amiga fica, tá mal se a amiga sai…
    É do homem de pulso, que ele é, que Portugal precisa! Doa lá a quem doer…
    Em anteriores governos, era preciso mesmo muito, para os amigos caírem!
    Os cães ladram e a “Geringonça” passa.

    • Sim… o mesmo homem de pulso que apunhalou o Seguro e agora deixa mais uma vítima pelo caminho. E não é pelo bem de Portugal… é pelo seu próprio bem. É um artista português no seu melhor.

      • Seguro estava avisado, já tinha apunhalado os eleitores PS servindo de respaldo ao aldrabão cassapo e se não fosse o Costa seria o fim. Chama-se a isso defesa própria antes que o traidor repita o golpe traiçoeiro.

      • Quando são destituídos, é porque são apunhalados. Se lá ficam, não apresentam serviço e não são destituídos, então, estão agarrados ao poder com a conivência do amigo. Afinal onde é que fica aqui o interesse de uma boa governação?
        De facto não há como vos entender…
        Os apunhaladores andam mas é por aqui…. VesPeNino…

        • Se sobre a senhora em causa é considerada “competência da visada”, não se pode, de uma forma redutora e meramente silogística, dizer “Se lá ficam, não apresentam serviço (…)”!

  2. Eu acrescentaria mais, é homem de pulso de vaselina e vai dar um andar novo a todos os Portugueses, inclusive à enorme maioria que não votou nele…

    • Bem… Fale por si. Se gosta, peça-lhe que lhe dê “um jeito” Não sei se ele vai aceitar, mas pode sempre pedir um sósia que lhe faça o serviço. Mas é curioso quando usa essa imagem tão pitoresca (?). Durante quatro anos e meio fizeram isso a todos os portugueses (os pobres). Acho que deve ter gostado. Experimentou a direita, e agora apetece-lhe a esquerda. Acho muito bem (para si)! Não deve ficar satisfeito só com um… Varie!…

      • Não olha a meios para não perder o tacho… isso sim. Até se liga aos partidos de esquerda e se for preciso ligar-se ao partido nacionalista português também se liga.
        Tudo a bem do tacho. Por isso não convém muito aparecer quando as coisas correm mal. É o que costuma fazer

        • Avestruz… Avestruz, avestruz, avestruz… Que memória de elefante! Eu já nem me lembrava de um tipo que se ligou ao partido do táxi (tacho?) e fez uma grande bost… neste país. E que tacho! Até já me tinha esquecido da sede de poder… perdão! O sentido de dever de Portas quando usou o irrevogável mas revogou quando lhe acenaram com um cargo melhor…
          Partido nacionalista? Você é parvo e gosta de o ser! Mais depressa o Passos/Portas ia lá… É mais da área deles…
          “Até se liga aos partidos de esquerda” Embora já não pareça tanto, o PS é partido de esquerda. Por isso, faz todo o sentido que se ligasse aos partidos de esquerda, não acha? Ah….!!! Não pensou… Eu dou-lhe um momento………. ………. ………. ………. ………. ………. ………. ……….
          Já pensou? Muito bem!… Agora, mais valia meter a cabeça na areia, não acha?

          • Vá passear! Quem é que lhe disse que sou do PSD ou do CDS? Eu não visto a camisola de nenhum partido ao contrário de si. Provavelmente vive disso, pelo afinco que põe nas duas afirmações. Enfim… palermices de quem não usa a cabeça para pensar mas apenas para procurar defender o indefensável. É triste…

            • Bem… Se não é disfarça muito bem, pelo afinco como ataca a esquerda… É triste… Não admitir… Triste…
              Palermices é atacar um lado e esquecer-se do outro (o tla que se calhar não é…). Isso, não só é palermice como também é desonesto. Triste…

    • Pois… E a “frieza” não é nada mais que interpretação, pois não há qualquer referência à “temperatura”. Apenas o Sol (jornal de grande credibilidade como o Correio da Manha – sem o “~” – e o Observador) afirma que alguns socialistas (quais?) consideram essa mesma “frieza”. Liberdade de criatividade (da imprensa).

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …