Costa afasta amiga de sempre e deixa socialistas chocados com a sua “frieza”

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

O afastamento de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus “caiu como uma bomba dentro do PS” e apanhou de surpresa o partido, não só pela competência da visada, mas sobretudo, por ser amiga de António Costa há 30 anos.

O espanto dos socialistas com a saída de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, no âmbito da mini-remodelação realizada por António Costa, na sequência das demissões associadas ao chamado “Galp Gate”, é reportado pelo Sol.

O semanário apurou que a decisão “surpreendeu (e chocou) alguns socialistas que conheciam não só as suas competências nos Assuntos Europeus como também a sua amizade de 30 anos com António Costa“.

A saída “caiu como uma bomba dentro do PS”, refere o Sol, notando que entre os socialistas há quem considere que o caso ilustra a “frieza” de António Costa.

Jorge Coelho, ex-ministro socialista, assumiu-se publicamente “muito admirado” com o afastamento, durante a sua participação no programa “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias.

“Gota de água” foi candidatura à EMA

As razões para a saída de Margarida Marques não são conhecidas e a própria já disse que não sabe porque foi afastada e que só tem a certeza de que “não pediu” para abandonar o cargo.

O jornal Público avança com vários motivos para o afastamento, falando num mal-estar com elementos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da União Europeia. Mas “a gota de água para a ruptura foi a gestão do processo de candidatura à EMA“, a Agência Europeia do Medicamento, garante o diário.

O Governo responsabiliza Margarida Marques pela forma como decorreu a candidatura portuguesa para acolher a EMA, segundo este jornal. Inicialmente, o Porto foi afastado como hipótese, mas acabou por ser a cidade escolhida e a Secretária de Estado é acusada de ter dado “informações erradas” que geraram essa confusão.

O Público também fala num “acumular de tensões” entre Margarida Marques e elementos da Comissão Europeia e da Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (Reper).

Já o Sol sublinha que o “corte de António Costa com uma amiga de sempre” terá sido motivado por “um conflito latente” entre Margarida Marques e a chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, que também tem currículo e experiência na área dos Assuntos Europeus.

O Sol evidencia ainda que “a autonomia de Margarida Marques face a Costa” terá também justificado o afastamento – um dado reforçado pelo Público, que menciona um “clima de ruptura” entre a Secretária de Estado demitida e elementos do MNE, fruto da sua “auto-suficiência” na definição da equipa de trabalho, sem integrar pessoas do quadro do Ministério.

ZAP //

20 COMENTÁRIOS

  1. É a velha história do velho o rapaz e o burro…
    Tá mal se a amiga fica, tá mal se a amiga sai…
    É do homem de pulso, que ele é, que Portugal precisa! Doa lá a quem doer…
    Em anteriores governos, era preciso mesmo muito, para os amigos caírem!
    Os cães ladram e a “Geringonça” passa.

    • Sim… o mesmo homem de pulso que apunhalou o Seguro e agora deixa mais uma vítima pelo caminho. E não é pelo bem de Portugal… é pelo seu próprio bem. É um artista português no seu melhor.

      • Seguro estava avisado, já tinha apunhalado os eleitores PS servindo de respaldo ao aldrabão cassapo e se não fosse o Costa seria o fim. Chama-se a isso defesa própria antes que o traidor repita o golpe traiçoeiro.

      • Quando são destituídos, é porque são apunhalados. Se lá ficam, não apresentam serviço e não são destituídos, então, estão agarrados ao poder com a conivência do amigo. Afinal onde é que fica aqui o interesse de uma boa governação?
        De facto não há como vos entender…
        Os apunhaladores andam mas é por aqui…. VesPeNino…

        • Se sobre a senhora em causa é considerada “competência da visada”, não se pode, de uma forma redutora e meramente silogística, dizer “Se lá ficam, não apresentam serviço (…)”!

  2. Eu acrescentaria mais, é homem de pulso de vaselina e vai dar um andar novo a todos os Portugueses, inclusive à enorme maioria que não votou nele…

    • Bem… Fale por si. Se gosta, peça-lhe que lhe dê “um jeito” Não sei se ele vai aceitar, mas pode sempre pedir um sósia que lhe faça o serviço. Mas é curioso quando usa essa imagem tão pitoresca (?). Durante quatro anos e meio fizeram isso a todos os portugueses (os pobres). Acho que deve ter gostado. Experimentou a direita, e agora apetece-lhe a esquerda. Acho muito bem (para si)! Não deve ficar satisfeito só com um… Varie!…

      • Não olha a meios para não perder o tacho… isso sim. Até se liga aos partidos de esquerda e se for preciso ligar-se ao partido nacionalista português também se liga.
        Tudo a bem do tacho. Por isso não convém muito aparecer quando as coisas correm mal. É o que costuma fazer

        • Avestruz… Avestruz, avestruz, avestruz… Que memória de elefante! Eu já nem me lembrava de um tipo que se ligou ao partido do táxi (tacho?) e fez uma grande bost… neste país. E que tacho! Até já me tinha esquecido da sede de poder… perdão! O sentido de dever de Portas quando usou o irrevogável mas revogou quando lhe acenaram com um cargo melhor…
          Partido nacionalista? Você é parvo e gosta de o ser! Mais depressa o Passos/Portas ia lá… É mais da área deles…
          “Até se liga aos partidos de esquerda” Embora já não pareça tanto, o PS é partido de esquerda. Por isso, faz todo o sentido que se ligasse aos partidos de esquerda, não acha? Ah….!!! Não pensou… Eu dou-lhe um momento………. ………. ………. ………. ………. ………. ………. ……….
          Já pensou? Muito bem!… Agora, mais valia meter a cabeça na areia, não acha?

          • Vá passear! Quem é que lhe disse que sou do PSD ou do CDS? Eu não visto a camisola de nenhum partido ao contrário de si. Provavelmente vive disso, pelo afinco que põe nas duas afirmações. Enfim… palermices de quem não usa a cabeça para pensar mas apenas para procurar defender o indefensável. É triste…

            • Bem… Se não é disfarça muito bem, pelo afinco como ataca a esquerda… É triste… Não admitir… Triste…
              Palermices é atacar um lado e esquecer-se do outro (o tla que se calhar não é…). Isso, não só é palermice como também é desonesto. Triste…

    • Pois… E a “frieza” não é nada mais que interpretação, pois não há qualquer referência à “temperatura”. Apenas o Sol (jornal de grande credibilidade como o Correio da Manha – sem o “~” – e o Observador) afirma que alguns socialistas (quais?) consideram essa mesma “frieza”. Liberdade de criatividade (da imprensa).

RESPONDER

Condenado ex-agente secreto alemão que fingia ser um terrorista

Um tribunal alemão condenou, esta terça-feira, um antigo agente dos serviços secretos alemães a uma pena suspensa de um ano por ter tentado partilhar informação confidencial com grupos radicais salafistas na Internet. Segundo a Deutsche Welle, o …

Mosquito do dengue detetado pela primeira vez em Portugal

Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor …

Organização de Direitos Humanos denuncia abuso sexual de menores na Coreia do Norte

A organização Human Rights Watch (HRW) instou esta quarta-feira as Nações Unidas a pressionarem a Coreia do Norte para prevenir e investigar os abusos sexuais a menores, crime que o regime de Pyongyang diz não …

Cidadão de Baião é candidato pela CDU à Câmara e pelo PSD em freguesia

Em Baião, distrito do Porto, há um cidadão que se candidata à Câmara pela CDU e a uma Junta de Freguesia pelo PSD, nas autárquicas do próximo 1 de Outubro, confirmou a Lusa no tribunal …

MAI ordena à Proteção Civil auditoria para verificar todas as licenciaturas

O secretário de Estado da Administração Interna ordenou à Autoridade Nacional de Proteção Civil que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional, que deve estar …

Theresa May quer pagar 20 mil milhões de euros para saldar saída da UE

A primeira-ministra britânica vai propor o pagamento de 20 mil milhões de euros para saldar a separação entre o Reino Unido e a União Europeia, segundo fontes conhecedoras do tema citadas pelo jornal Financial Times. Olly …

BE quer que menores possam contestar em tribunal pais que lhes neguem mudança de sexo

Menores de 16 anos de idade a requerer mudanças de sexo, sem ser obrigatório apresentar um relatório médico, e a mover acções judiciais contra a eventual recusa dos pais em iniciarem esse processo. Estas são …

Ao primeiro dia de campanha, Catarina e Jerónimo já trocam farpas

A paz no seio da geringonça parece "ferida de morte" depois das declarações azedas trocadas entre Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, líderes de PCP e Bloco de Esquerda. E tudo por causa das eleições …

Funcionária da PJ acusada de desviar 178 mil euros em barras de ouro

Uma funcionária da Polícia Judiciária foi acusada de, juntamente com o seu companheiro, aceder ao cofre desta força policial para se apropriar de objectos em ouro, nomeadamente de duas barras daquele metal precioso avaliadas em …

André Ventura foi a um bairro de ciganos, mas evitou-os

No primeiro dia de campanha, André Ventura visitou o bairro Quinta da Fonte, uma das zonas de Loures que o candidato considera ter maiores problemas com a insegurança. Segundo os jornais que o acompanharam, o …