Costa afasta amiga de sempre e deixa socialistas chocados com a sua “frieza”

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

O afastamento de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus “caiu como uma bomba dentro do PS” e apanhou de surpresa o partido, não só pela competência da visada, mas sobretudo, por ser amiga de António Costa há 30 anos.

O espanto dos socialistas com a saída de Margarida Marques da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, no âmbito da mini-remodelação realizada por António Costa, na sequência das demissões associadas ao chamado “Galp Gate”, é reportado pelo Sol.

O semanário apurou que a decisão “surpreendeu (e chocou) alguns socialistas que conheciam não só as suas competências nos Assuntos Europeus como também a sua amizade de 30 anos com António Costa“.

A saída “caiu como uma bomba dentro do PS”, refere o Sol, notando que entre os socialistas há quem considere que o caso ilustra a “frieza” de António Costa.

Jorge Coelho, ex-ministro socialista, assumiu-se publicamente “muito admirado” com o afastamento, durante a sua participação no programa “Quadratura do Círculo” da SIC Notícias.

“Gota de água” foi candidatura à EMA

As razões para a saída de Margarida Marques não são conhecidas e a própria já disse que não sabe porque foi afastada e que só tem a certeza de que “não pediu” para abandonar o cargo.

O jornal Público avança com vários motivos para o afastamento, falando num mal-estar com elementos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da União Europeia. Mas “a gota de água para a ruptura foi a gestão do processo de candidatura à EMA“, a Agência Europeia do Medicamento, garante o diário.

O Governo responsabiliza Margarida Marques pela forma como decorreu a candidatura portuguesa para acolher a EMA, segundo este jornal. Inicialmente, o Porto foi afastado como hipótese, mas acabou por ser a cidade escolhida e a Secretária de Estado é acusada de ter dado “informações erradas” que geraram essa confusão.

O Público também fala num “acumular de tensões” entre Margarida Marques e elementos da Comissão Europeia e da Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (Reper).

Já o Sol sublinha que o “corte de António Costa com uma amiga de sempre” terá sido motivado por “um conflito latente” entre Margarida Marques e a chefe de gabinete do primeiro-ministro, Rita Faden, que também tem currículo e experiência na área dos Assuntos Europeus.

O Sol evidencia ainda que “a autonomia de Margarida Marques face a Costa” terá também justificado o afastamento – um dado reforçado pelo Público, que menciona um “clima de ruptura” entre a Secretária de Estado demitida e elementos do MNE, fruto da sua “auto-suficiência” na definição da equipa de trabalho, sem integrar pessoas do quadro do Ministério.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. É a velha história do velho o rapaz e o burro…
    Tá mal se a amiga fica, tá mal se a amiga sai…
    É do homem de pulso, que ele é, que Portugal precisa! Doa lá a quem doer…
    Em anteriores governos, era preciso mesmo muito, para os amigos caírem!
    Os cães ladram e a “Geringonça” passa.

    • Sim… o mesmo homem de pulso que apunhalou o Seguro e agora deixa mais uma vítima pelo caminho. E não é pelo bem de Portugal… é pelo seu próprio bem. É um artista português no seu melhor.

      • Seguro estava avisado, já tinha apunhalado os eleitores PS servindo de respaldo ao aldrabão cassapo e se não fosse o Costa seria o fim. Chama-se a isso defesa própria antes que o traidor repita o golpe traiçoeiro.

      • Quando são destituídos, é porque são apunhalados. Se lá ficam, não apresentam serviço e não são destituídos, então, estão agarrados ao poder com a conivência do amigo. Afinal onde é que fica aqui o interesse de uma boa governação?
        De facto não há como vos entender…
        Os apunhaladores andam mas é por aqui…. VesPeNino…

        • Se sobre a senhora em causa é considerada “competência da visada”, não se pode, de uma forma redutora e meramente silogística, dizer “Se lá ficam, não apresentam serviço (…)”!

  2. Eu acrescentaria mais, é homem de pulso de vaselina e vai dar um andar novo a todos os Portugueses, inclusive à enorme maioria que não votou nele…

    • Bem… Fale por si. Se gosta, peça-lhe que lhe dê “um jeito” Não sei se ele vai aceitar, mas pode sempre pedir um sósia que lhe faça o serviço. Mas é curioso quando usa essa imagem tão pitoresca (?). Durante quatro anos e meio fizeram isso a todos os portugueses (os pobres). Acho que deve ter gostado. Experimentou a direita, e agora apetece-lhe a esquerda. Acho muito bem (para si)! Não deve ficar satisfeito só com um… Varie!…

  3. Mais uma vez se compreende que o que quer é ter o poder na mão doa a quem doer… não olha meios para atingir os seus fins!

      • Não olha a meios para não perder o tacho… isso sim. Até se liga aos partidos de esquerda e se for preciso ligar-se ao partido nacionalista português também se liga.
        Tudo a bem do tacho. Por isso não convém muito aparecer quando as coisas correm mal. É o que costuma fazer

        • Avestruz… Avestruz, avestruz, avestruz… Que memória de elefante! Eu já nem me lembrava de um tipo que se ligou ao partido do táxi (tacho?) e fez uma grande bost… neste país. E que tacho! Até já me tinha esquecido da sede de poder… perdão! O sentido de dever de Portas quando usou o irrevogável mas revogou quando lhe acenaram com um cargo melhor…
          Partido nacionalista? Você é parvo e gosta de o ser! Mais depressa o Passos/Portas ia lá… É mais da área deles…
          “Até se liga aos partidos de esquerda” Embora já não pareça tanto, o PS é partido de esquerda. Por isso, faz todo o sentido que se ligasse aos partidos de esquerda, não acha? Ah….!!! Não pensou… Eu dou-lhe um momento………. ………. ………. ………. ………. ………. ………. ……….
          Já pensou? Muito bem!… Agora, mais valia meter a cabeça na areia, não acha?

          • Vá passear! Quem é que lhe disse que sou do PSD ou do CDS? Eu não visto a camisola de nenhum partido ao contrário de si. Provavelmente vive disso, pelo afinco que põe nas duas afirmações. Enfim… palermices de quem não usa a cabeça para pensar mas apenas para procurar defender o indefensável. É triste…

            • Bem… Se não é disfarça muito bem, pelo afinco como ataca a esquerda… É triste… Não admitir… Triste…
              Palermices é atacar um lado e esquecer-se do outro (o tla que se calhar não é…). Isso, não só é palermice como também é desonesto. Triste…

    • Pois… E a “frieza” não é nada mais que interpretação, pois não há qualquer referência à “temperatura”. Apenas o Sol (jornal de grande credibilidade como o Correio da Manha – sem o “~” – e o Observador) afirma que alguns socialistas (quais?) consideram essa mesma “frieza”. Liberdade de criatividade (da imprensa).

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …