Remodelação no Governo: são estes os novos secretários de Estado

Já são conhecidos os nomes escolhidos por António Costa para ocupar os cargos de secretários de Estado.

A diplomata Ana Paula Zacarias, de 58 anos, que foi embaixadora das Nações Unidas no Brasil entre 2011 e 2015, vem substituir Margarida Marques e torna-se na nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A substituição de Margarida Marques – que há ano e meio foi uma das secretárias de Estado mais destacadas do elenco governativo – era comentada nos bastidores governamentais desde o início da semana, sobretudo devido ao mal-estar que existe entre a secretária de Estado e o ministro Augusto Santos Silva.

Por outro lado, é-lhe apontado o mau desempenho de Portugal em termos de transposição de diretivas comunitárias, matéria em que o país caiu muitos lugares no ranking europeu.

Para a Secretaria de Estado da Internacionalização, o primeiro-ministro António Costa nomeou o deputado socialista Eurico Brilhante Dias para substituir Jorge Costa Oliveira, que pediu demissão no âmbito o caso Galpgate.

A professora universitária Teresa Lehmann vai dirigir a Secretaria de Estado da Indústria, substituindo João Vasconcelos, também envolvido no caso das viagens pagas pela Galp a governantes durante o Europeu de Futebol, no ano passado.

Tiago Antunes, jurista e até agora chefe do gabinete do eurodeputado, Pedro Silva Pereira, assume a Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

A nova secretaria de Estado criada por António Costa que será uma prioridade para o Governo no futuro será presidida por Ana Pinho. A arquiteta doutorada em Planeamento Urbanístico com pós-doutoramento em Políticas Nacionais de Regeneração Urbana assume a secretaria de Estado da Habitação.

Ana Pinho não é um nome conhecido na cena política, mas não será a primeira vez que se cruzará com o primeiro ministro. Conhecem-se pelo menos desde que António Costa era presidente da Câmara de Lisboa.

Foi ela a escolhida para comissariar a Carta Estratégica de Lisboa em 2009 para as áreas da reabilitação, habitação e rejuvenescimento urbano. Depois disso, manteve a colaboração com a autarquia, tornando-se consultora da Câmara Municipal de Lisboa e sua representante no Comité das Regiões. Faz ainda parte da Equipa de Missão “Lisboa-Europa 2020”

António Mendonça Mendes, de 40 anos, foi o nome escolhido para assumir a pasta dos Assuntos Fiscais, depois da exoneração de Rocha Andrade.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, advogado na AM e Associados – onde é sócio de Francisco André, que foi chefe de Gabinete de Jorge Lacão e de André Miranda, filho do constitucionalista Jorge Miranda e também ele ex-adjunto de Jorge Lacão -, tem mais experiência política do que os restantes secretários de Estado do ministério das Finanças.

Depois de ter vivido em Macau, onde começou a sua carreira de advogado, também passou, como os seus sócios, por vários gabinetes ministeriais e foi, entre outros, chefe de gabinete da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …

PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do …

Juncker: Saída do Reino Unido é "desejável e possível", mas risco de 'no deal' é "muito real"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, que um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é "desejável e possível", embora tenha reconhecido que o risco …