Remodelação no Governo: são estes os novos secretários de Estado

Já são conhecidos os nomes escolhidos por António Costa para ocupar os cargos de secretários de Estado.

A diplomata Ana Paula Zacarias, de 58 anos, que foi embaixadora das Nações Unidas no Brasil entre 2011 e 2015, vem substituir Margarida Marques e torna-se na nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A substituição de Margarida Marques – que há ano e meio foi uma das secretárias de Estado mais destacadas do elenco governativo – era comentada nos bastidores governamentais desde o início da semana, sobretudo devido ao mal-estar que existe entre a secretária de Estado e o ministro Augusto Santos Silva.

Por outro lado, é-lhe apontado o mau desempenho de Portugal em termos de transposição de diretivas comunitárias, matéria em que o país caiu muitos lugares no ranking europeu.

Para a Secretaria de Estado da Internacionalização, o primeiro-ministro António Costa nomeou o deputado socialista Eurico Brilhante Dias para substituir Jorge Costa Oliveira, que pediu demissão no âmbito o caso Galpgate.

A professora universitária Teresa Lehmann vai dirigir a Secretaria de Estado da Indústria, substituindo João Vasconcelos, também envolvido no caso das viagens pagas pela Galp a governantes durante o Europeu de Futebol, no ano passado.

Tiago Antunes, jurista e até agora chefe do gabinete do eurodeputado, Pedro Silva Pereira, assume a Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

A nova secretaria de Estado criada por António Costa que será uma prioridade para o Governo no futuro será presidida por Ana Pinho. A arquiteta doutorada em Planeamento Urbanístico com pós-doutoramento em Políticas Nacionais de Regeneração Urbana assume a secretaria de Estado da Habitação.

Ana Pinho não é um nome conhecido na cena política, mas não será a primeira vez que se cruzará com o primeiro ministro. Conhecem-se pelo menos desde que António Costa era presidente da Câmara de Lisboa.

Foi ela a escolhida para comissariar a Carta Estratégica de Lisboa em 2009 para as áreas da reabilitação, habitação e rejuvenescimento urbano. Depois disso, manteve a colaboração com a autarquia, tornando-se consultora da Câmara Municipal de Lisboa e sua representante no Comité das Regiões. Faz ainda parte da Equipa de Missão “Lisboa-Europa 2020”

António Mendonça Mendes, de 40 anos, foi o nome escolhido para assumir a pasta dos Assuntos Fiscais, depois da exoneração de Rocha Andrade.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, advogado na AM e Associados – onde é sócio de Francisco André, que foi chefe de Gabinete de Jorge Lacão e de André Miranda, filho do constitucionalista Jorge Miranda e também ele ex-adjunto de Jorge Lacão -, tem mais experiência política do que os restantes secretários de Estado do ministério das Finanças.

Depois de ter vivido em Macau, onde começou a sua carreira de advogado, também passou, como os seus sócios, por vários gabinetes ministeriais e foi, entre outros, chefe de gabinete da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …