Remodelação no Governo: são estes os novos secretários de Estado

Já são conhecidos os nomes escolhidos por António Costa para ocupar os cargos de secretários de Estado.

A diplomata Ana Paula Zacarias, de 58 anos, que foi embaixadora das Nações Unidas no Brasil entre 2011 e 2015, vem substituir Margarida Marques e torna-se na nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A substituição de Margarida Marques – que há ano e meio foi uma das secretárias de Estado mais destacadas do elenco governativo – era comentada nos bastidores governamentais desde o início da semana, sobretudo devido ao mal-estar que existe entre a secretária de Estado e o ministro Augusto Santos Silva.

Por outro lado, é-lhe apontado o mau desempenho de Portugal em termos de transposição de diretivas comunitárias, matéria em que o país caiu muitos lugares no ranking europeu.

Para a Secretaria de Estado da Internacionalização, o primeiro-ministro António Costa nomeou o deputado socialista Eurico Brilhante Dias para substituir Jorge Costa Oliveira, que pediu demissão no âmbito o caso Galpgate.

A professora universitária Teresa Lehmann vai dirigir a Secretaria de Estado da Indústria, substituindo João Vasconcelos, também envolvido no caso das viagens pagas pela Galp a governantes durante o Europeu de Futebol, no ano passado.

Tiago Antunes, jurista e até agora chefe do gabinete do eurodeputado, Pedro Silva Pereira, assume a Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

A nova secretaria de Estado criada por António Costa que será uma prioridade para o Governo no futuro será presidida por Ana Pinho. A arquiteta doutorada em Planeamento Urbanístico com pós-doutoramento em Políticas Nacionais de Regeneração Urbana assume a secretaria de Estado da Habitação.

Ana Pinho não é um nome conhecido na cena política, mas não será a primeira vez que se cruzará com o primeiro ministro. Conhecem-se pelo menos desde que António Costa era presidente da Câmara de Lisboa.

Foi ela a escolhida para comissariar a Carta Estratégica de Lisboa em 2009 para as áreas da reabilitação, habitação e rejuvenescimento urbano. Depois disso, manteve a colaboração com a autarquia, tornando-se consultora da Câmara Municipal de Lisboa e sua representante no Comité das Regiões. Faz ainda parte da Equipa de Missão “Lisboa-Europa 2020”

António Mendonça Mendes, de 40 anos, foi o nome escolhido para assumir a pasta dos Assuntos Fiscais, depois da exoneração de Rocha Andrade.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, advogado na AM e Associados – onde é sócio de Francisco André, que foi chefe de Gabinete de Jorge Lacão e de André Miranda, filho do constitucionalista Jorge Miranda e também ele ex-adjunto de Jorge Lacão -, tem mais experiência política do que os restantes secretários de Estado do ministério das Finanças.

Depois de ter vivido em Macau, onde começou a sua carreira de advogado, também passou, como os seus sócios, por vários gabinetes ministeriais e foi, entre outros, chefe de gabinete da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …