/

Dois dos coronéis suspensos por causa de Tancos propostos para generais

Paulo Novais / Lusa

Dois dos cinco coronéis exonerados temporariamente na sequência do assalto a Tancos foram escolhidos para integrarem o próximo curso de promoção a oficial general.

Paulo de Almeida, , responsável pelo Regimento de Engenharia n.º1 em Tancos e Ferreira Duarte, responsável pelo Regimento de Infantaria 15 em Tomar, dois dos cinco coronéis exonerados temporariamente na sequência do assalto a Tancos foram agora escolhidos para integrarem o próximo curso de promoção a oficial general.

Em julho do ano passado, o chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, anunciou a exoneração dos responsáveis pelas cinco unidades que forneciam efetivos para as rondas aos paióis de Tancos que foram assaltados.

Este anúncio, que apanhou muitos de surpresa, levou à demissão dos generais José Calçada, comandante do Pessoal, e Faria Menezes, comandante operacional das Forças Terrestres, que discordaram desta decisão.

Na altura, Rovisco Duarte justificou a sua atitude “por uma questão de clareza e para não interferirem com o processo de averiguações até se esclarecer”. Os generais suspensos acabaram por voltar às mesmas funções 15 dias depois, sem nenhum registo oficial de uma suspensão no currículo.

Agora, e de acordo com o Público, o despacho a propor o nome dos alunos para o curso de promoção a oficial general já foi assinado pelo general Rovisco Duarte.

Segundo o jornal,  os critérios para a escolha dos oficiais que devem ir a generais são muito complexos e dependem de fatores como a avaliação de cada um, a arma ou o serviço de origem. A conclusão deste concurso é essencial para a consequente promoção a general, que só sucede através de despacho do ministro da Defesa e das Finanças.

O Público contactou o Exército para questionais quais os critérios em concreto que estiveram por trás das escolhas e também quantos são os generais atualmente em falta no ramo, mas não obteve respostas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.