Dois dos coronéis suspensos por causa de Tancos propostos para generais

Paulo Novais / Lusa

Dois dos cinco coronéis exonerados temporariamente na sequência do assalto a Tancos foram escolhidos para integrarem o próximo curso de promoção a oficial general.

Paulo de Almeida, , responsável pelo Regimento de Engenharia n.º1 em Tancos e Ferreira Duarte, responsável pelo Regimento de Infantaria 15 em Tomar, dois dos cinco coronéis exonerados temporariamente na sequência do assalto a Tancos foram agora escolhidos para integrarem o próximo curso de promoção a oficial general.

Em julho do ano passado, o chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, anunciou a exoneração dos responsáveis pelas cinco unidades que forneciam efetivos para as rondas aos paióis de Tancos que foram assaltados.

Este anúncio, que apanhou muitos de surpresa, levou à demissão dos generais José Calçada, comandante do Pessoal, e Faria Menezes, comandante operacional das Forças Terrestres, que discordaram desta decisão.

Na altura, Rovisco Duarte justificou a sua atitude “por uma questão de clareza e para não interferirem com o processo de averiguações até se esclarecer”. Os generais suspensos acabaram por voltar às mesmas funções 15 dias depois, sem nenhum registo oficial de uma suspensão no currículo.

Agora, e de acordo com o Público, o despacho a propor o nome dos alunos para o curso de promoção a oficial general já foi assinado pelo general Rovisco Duarte.

Segundo o jornal,  os critérios para a escolha dos oficiais que devem ir a generais são muito complexos e dependem de fatores como a avaliação de cada um, a arma ou o serviço de origem. A conclusão deste concurso é essencial para a consequente promoção a general, que só sucede através de despacho do ministro da Defesa e das Finanças.

O Público contactou o Exército para questionais quais os critérios em concreto que estiveram por trás das escolhas e também quantos são os generais atualmente em falta no ramo, mas não obteve respostas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …