Coreia do Norte ameaça afundar o porta-aviões americano Carl Vinson

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

No que é o último episódio da crescente tensão entre os EUA e a Coreia do Norte, as Forças Armadas coreanas mostraram-se prontas a combater e ameaçaram afundar o navio americano USS Carl Vinson para mostrar o seu poderio militar.

Os Estados Unidos e o Japão iniciaram este domingo manobras militares conjuntas no oeste do Pacífico. A operação acontece num momento de forte tensão entre os EUA e a Coreia do Norte, e Pyongyang ameaça agora afundar o porta-aviões que lidera a frota americana que se aproxima das suas costas.

“As nossas forças revolucionárias estão prontas para o combate, estamos prontos a afundar o porta-aviões americano com um só golpe“, escreve o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Rodong Sinmun, citado pela Reuters.

O autor do artigo compara o porta-aviões americano a um “animal obeso” e declara que o ataque contra o Carl Vinson será um “exemplo do poder militar” da Coreia do Norte.

Há duas semanas, o presidente Donald Trump ordenou o envio da frota para a região, após diversas provocações do regime de Kim Jong-un, para realizar exercícios navais na região, que vão durar vários dias. Washington não deu informações sobre o local exacto no Pacífico em que a frota se encontra, mas estará a dirigir-se para a península coreana.

Entretanto, os contratorpedeiros japoneses Ashigara e Samidare juntaram-se à frota americana, comandada pelo super-porta-aviões a propulsão nuclear Carl Vinson. Tóquio pretende desta forma mostrar solidariedade com Washington face à escalada de tensão entre os EUA e a Coreia do Norte.

U.S. Navy

A frota de ataque do porta-aviõies norte-americano USS Carl Vinson com os contra-torpedeiros japoneses Ashigara e Samidare

A frota de ataque do porta-aviõies norte-americano USS Carl Vinson com os contra-torpedeiros japoneses Ashigara e Samidare

Segundo alguns analistas, Pyongyang estará prestes a realizar um 6º teste nuclear. A chegada da frota norte-americana à península poderia coincidir com o 85° aniversário da criação do Exercito Popular da Coreia, na terça-feira, que Kim Jong-un poderá aproveitar para fazer mais uma demonstração de força.

A escalada de tensão alcançou um nível já considerado por alguns analistas como a maior ameaça nuclear em 50 anos. O The New York Times classificou-a como uma “Crise dos Mísseis de Cuba em câmera lenta”.

“Quando as ambições nacionais, o ego pessoal e um arsenal mortífero se misturam, as possibilidades de erro de cálculo multiplicam-se”, disse o jornal.

Já o jornal britânico The Guardian diz que “neste momento, a maioria das armas nucleares do mundo estão nas mãos de homens para quem a ideia de as usar deixou de ser uma coisa impensável”, numa referência a Kim Jong-um, Donald Trump e Vladimir Putin.

Nas últimas semanas, o Relógio do Apocalipse avançou mais alguns segundos – provavelmente muito mais depressa do que seria desejável.

ZAP // Sputnik News / BBC / RFI

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …