Contratorpedeiro russo disparou tiros de aviso contra navio turco

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministério da Defesa da Rússia convocou neste domingo o adido militar da Turquia em Moscovo para esclarecer sobre um incidente ocorrido no Mar Egeu entre um de seus navios de guerra e uma embarcação turca.

Moscovo diz que o contratorpedeiro russo Smetlivyy efectuou vários disparos de aviso para evitar a colisão com uma embarcação de pesca de bandeira turca que se encontrava em rota de colisão na costa da ilha grega de Lemnos, no Mar Egeu.

A tripulação do navio de guerra russo terá contactado os pescadores via rádio e posteriormente de forma visual, quando a embarcação turca estava a cerca de um quilómetro de distância, mas não obteve resposta.

A tensão entre os países continua a deteriorar-se, depois de um caça russo ter sido abatido pela Turquia.

De acordo com o Kremlin, quando a embarcação se aproximou a 600 metros da fragata russa foram usadas armas de fogo para evitar a colisão.

“Imediatamente, o pesqueiro turco mudou de rumo e, sem efectuar qualquer contacto com a tripulação russa, continuou a navegar”, afirma o Kremlin, em comunicado.

As relações entre os dois países estão tensas desde que um avião turco abateu um caça russo junto à fronteira com a Síria no passado dia 24 de novembro.

O avião russo teria alegadamente violado o espaço aéreo da Turquia, apesar de Moscovo negar ter sobrevoado o território turco.

Quatro dias depois, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou estar “triste” e lamentar o abate do avião.

Mas, no mesmo dia, o presidente russo Vladimir Putin impôs sanções económicas contra Ancara, como a proibição de importação de produtos da Turquia, e a suspensão da isenção de vistos para turcos, entre outros.

Mais recentemente, Putin acusou a Turquia de ter abatido o avião russo para proteger o fornecimento de petróleo a Ancara pelo “Estado Islâmico”.

Em resposta, o presidente turco afirmou que o seu país não compra petróleo do grupo extremista e que se demitiria se a acusação puder ser comprovada.

Erdogan desafiou Putin a fazer o mesmo se, pelo contrário, as acusações não forem provadas.

ZAP / DW

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …