Erdogan demite-se se for verdade que a Turquia compra petróleo a terroristas

donkeyhotey / Flickr

O derrube de um caça russo e a compra de petróleo ao Estado Islâmico na base de um braço de ferro entre a  Rússia de Vladimir Putin e a Turquia de Recep Tayyip Erdogan

O derrube de um caça russo e a compra de petróleo ao Estado Islâmico na base de um braço de ferro entre a Rússia de Vladimir Putin e a Turquia de Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco prometeu esta segunda-feira que se demitia caso se confirme a acusação de que a Turquia abateu um avião da Rússia para proteger o envio para solo turco de petróleo do grupo extremista Estado Islâmico.

A Rússia acusou a Turquia de ter abatido o seu avião na fronteira com a Síria para proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigiu um pedido de desculpas formal.

É imoral acusar a Turquia de comprar petróleo ao Daesh. Se há documentos, deveriam mostrá-los, que os vejamos”, disse Recep Tayyip Erdogan.

“Se os mostrarem, não continuarei no cargo”, acrescentou o presidente turco.

Erdogan questionou ainda se Vladimir Putin se demite caso se venha a verificar que está a mentir.

Falando em Paris, em conferência de imprensa, o Presidente turco salientou que os países a quem a Turquia compra petróleo “são conhecidos”.

Um que compra petróleo ao Daesh é um cidadão russo e sírio, George Haswani, como denunciou o Ministério das Finanças norte-americano”, recordou Erdogan.

“Até hoje trabalhamos por vias legais. Não somos tão indignos que compremos algo a uma organização terrorista”, rematou o chefe de Estado turco, que se encontra em Paris a participar na Cimeira da ONU sobre o Clima.

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Governo de Ancara de abater um avião militar russo na  semana passada para proteger o fornecimento de petróleo pelo grupo extremista Estado Islâmico à Turquia, noticiou a agência France Presse.

“Temos razões para acreditar que a decisão de abater o avião foi ditada pelo desejo de proteger a rede de abastecimento de petróleo para o território turco, em direção aos portos onde é carregado para os petroleiros”, disse Putin.

O presidente russo afirmou ter “informações adicionais que, infelizmente, confirmam que o petróleo produzido nas regiões controladas pelo Estado Islâmico e por outras organizações terroristas, é transportado numa escala industrial para a Turquia“.

Na sequência do incidente que abateu um avião militar russo junto à fronteira da Síria com a Turquia, Putin acusou os turcos de serem “cúmplices de terroristas“.

Os lucros da venda de petróleo são uma das principais fontes de financiamento do Estado Islâmico, que controla vastas zonas do Iraque e da Síria.

O presidente russo disse ainda que vários dos seus homólogos, com os quais conversou durante a conferência climática, manifestaram a sua concordância com a ideia de que “não era necessário” que a Turquia tivesse abatido o avião russo.

O chefe de Estado da Rússia afirmou que o plano para formar uma coligação internacional para combater o Estado Islâmico foi seriamente ameaçado pela ação turca.

A constituição de uma coligação teve poucos progressos, sobretudo porque as potências internacionais não estão de acordo sobre o papel a dar ao Presidente sírio, Bashar al-Assad.

“Iremos sempre apoiar a ideia de uma grande coligação mas não chegaremos lá enquanto algumas pessoas usarem grupos terroristas para servir interesses políticos de curto-prazo”, afirmou Putin.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …