Erdogan demite-se se for verdade que a Turquia compra petróleo a terroristas

donkeyhotey / Flickr

O derrube de um caça russo e a compra de petróleo ao Estado Islâmico na base de um braço de ferro entre a  Rússia de Vladimir Putin e a Turquia de Recep Tayyip Erdogan

O derrube de um caça russo e a compra de petróleo ao Estado Islâmico na base de um braço de ferro entre a Rússia de Vladimir Putin e a Turquia de Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco prometeu esta segunda-feira que se demitia caso se confirme a acusação de que a Turquia abateu um avião da Rússia para proteger o envio para solo turco de petróleo do grupo extremista Estado Islâmico.

A Rússia acusou a Turquia de ter abatido o seu avião na fronteira com a Síria para proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigiu um pedido de desculpas formal.

É imoral acusar a Turquia de comprar petróleo ao Daesh. Se há documentos, deveriam mostrá-los, que os vejamos”, disse Recep Tayyip Erdogan.

“Se os mostrarem, não continuarei no cargo”, acrescentou o presidente turco.

Erdogan questionou ainda se Vladimir Putin se demite caso se venha a verificar que está a mentir.

Falando em Paris, em conferência de imprensa, o Presidente turco salientou que os países a quem a Turquia compra petróleo “são conhecidos”.

Um que compra petróleo ao Daesh é um cidadão russo e sírio, George Haswani, como denunciou o Ministério das Finanças norte-americano”, recordou Erdogan.

“Até hoje trabalhamos por vias legais. Não somos tão indignos que compremos algo a uma organização terrorista”, rematou o chefe de Estado turco, que se encontra em Paris a participar na Cimeira da ONU sobre o Clima.

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Governo de Ancara de abater um avião militar russo na  semana passada para proteger o fornecimento de petróleo pelo grupo extremista Estado Islâmico à Turquia, noticiou a agência France Presse.

“Temos razões para acreditar que a decisão de abater o avião foi ditada pelo desejo de proteger a rede de abastecimento de petróleo para o território turco, em direção aos portos onde é carregado para os petroleiros”, disse Putin.

O presidente russo afirmou ter “informações adicionais que, infelizmente, confirmam que o petróleo produzido nas regiões controladas pelo Estado Islâmico e por outras organizações terroristas, é transportado numa escala industrial para a Turquia“.

Na sequência do incidente que abateu um avião militar russo junto à fronteira da Síria com a Turquia, Putin acusou os turcos de serem “cúmplices de terroristas“.

Os lucros da venda de petróleo são uma das principais fontes de financiamento do Estado Islâmico, que controla vastas zonas do Iraque e da Síria.

O presidente russo disse ainda que vários dos seus homólogos, com os quais conversou durante a conferência climática, manifestaram a sua concordância com a ideia de que “não era necessário” que a Turquia tivesse abatido o avião russo.

O chefe de Estado da Rússia afirmou que o plano para formar uma coligação internacional para combater o Estado Islâmico foi seriamente ameaçado pela ação turca.

A constituição de uma coligação teve poucos progressos, sobretudo porque as potências internacionais não estão de acordo sobre o papel a dar ao Presidente sírio, Bashar al-Assad.

“Iremos sempre apoiar a ideia de uma grande coligação mas não chegaremos lá enquanto algumas pessoas usarem grupos terroristas para servir interesses políticos de curto-prazo”, afirmou Putin.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …