Contabilista já tinha declarado que Salgado sabia

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O contabilista Francisco Machado da Cruz deu, em março, uma entrevista aos advogados contratados como conselheiros legais da holding Espírito Santo Control em que disse que Ricardo Salgado, José Manuel e Manuel Fernando Espírito Santo sabiam dos erros nas contas da ESI.

De acordo com o Expresso, nessa reunião, que decorreu a 28 de março, os advogados da Arendt & Modernach contratados pela Espírito Santo Control, holding que controlava os negócios financeiros e não financeiros da família Espírito Santo, confrontaram Francisco Machado da Cruz sobre os erros nas contas da Espírito Santo International (ESI).

Machado da Cruz assume toda a responsabilidade sobre as contas para ilibar os seus subordinados, mas diz que Ricardo Salgado estava a par dos erros e pelo menos mais dois membros do conselho superior – Manuel Fernando Moniz Galvão Espírito Santo Silva e José Manuel Pinheiro Espírito Santo Silva – sabiam que as contas não eram verdadeiras.

Três dias depois da reunião com o contabilista, a equipa de advogados da Arendt & Modernach enviou um relatório completo e uma transcrição da reunião com os dois responsáveis do GES ao próprio Martins Pereira e a Domingos Espírito Santo Pereira Coutinho, administrador da ESI.

Os advogados concluem que as contas foram alteradas não por negligência, mas com o objetivo de esconder as perdas da ESI desde 2008.

João Martins Pereira, ex-administrador de empresas do Grupo Espírito Santo, também esteve presente na reunião. O semanário descreve-o como um profundo conhecedor das contas do GES e do BES, tendo liderado a compliance do banco por mais de 10 anos depois de deixar em 2002 a consultora PricewaterhouseCoopers, onde era sócio. Curiosidade: a PwC deixou de auditar o BES nesse mesmo ano, por opção própria.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …