Contabilista do BES quer ser ouvido no Parlamento

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

O contabilista responsável pelas contas da Espírito Santo International (ESI), Francisco Machado da Cruz, contactou hoje telefonicamente o presidente da comissão de inquérito do BES a mostrar “inteira disponibilidade” para ser ouvido no parlamento.

“Não está fugido, não está desaparecido, não está em local desconhecido”, disse o presidente da comissão, Fernando Negrão (PSD), no arranque dos trabalhos de hoje.

Negrão acrescentou ainda que será marcada a audição de Francisco Machado da Cruz – que, foi-lhe dito, “tem estado fora do país” – numa reunião de coordenadores dos diferentes partidos.

Francisco Machado da Cruz tem estado em foco na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

A sua audição tinha sido pedida, mas as diversas acusações de que tem sido alvo motivaram o seu contacto ao presidente da comissão.

Na terça-feira, por exemplo, o antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse que “nunca” deu instruções a ninguém para “ocultar” passivos da ESI, sublinhando que se dedicava “a 100%” à área financeira do Grupo Espírito Santo (GES).

“Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo”, disse, reforçando que não deu essas instruções a Francisco Machado da Cruz, contabilista responsável pelos números da ESI.

“Machado da Cruz assumiu totalmente a responsabilidade dos seus actos”, prosseguiu Salgado.

O buraco na ESI foi somente conhecido em Novembro de 2013, declarou o antigo banqueiro, frisando que em análises ao passado se verificou então as incongruências nas contas que vinham desde 2008.

“As contas foram assinadas e assumimos todos a responsabilidade. Não dei instruções para ocultação do passivo e só passámos a conhecer a situação em Novembro de 2013 e, numa análise para trás, vimos que essa situação vinha desde 2008“, sublinhou.

Frisando que Machado da Cruz prestou “bons serviços” ao longo de mais de vinte anos, e assumindo que não vê o contabilista “há largos meses”, Salgado lembrou que o responsável “assumiu totalmente a responsabilidade dos seus actos” e reiterou que não deu instruções para a ocultação de passivos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Salário mínimo mensal na Venezuela caiu para 2,46 euros. É o valor mais baixo de sempre

O salário mínimo mensal dos venezuelanos era esta terça-feira equivalente a 2,46 euros, o valor mais baixo de sempre, um ano depois de o Presidente do país anunciar um plano de “recuperação económica” para combater …

Novela de Bas Dost continua. Clube e agente em troca de "galhardetes"

O impasse na transferência de Bas Dost para o Eintracht Frankfurt continua. O agente do holandês nega que tenham sido feitas exigências de última hora, mas o clube diz que tem provas. No passado sábado, parecia …

Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos. Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca …

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …