Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

Mostafameraji / Wikimedia

Mohammad Baqer Qalibaf, ex-presidente da câmara municipal de Teerão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira.

De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, o bloco dos conservadores e ultra-conservadores no Irão foi o grande vencedor das Legislativas, tendo já eleito 191 dos 290 lugares do Majlis (Parlamento).

Ontem, a agência semioficial Fars avançava que já tinham sido eleitos 241 deputados. Para além dos 191 do bloco conservador e ultra-conservador, os reformistas e moderados, que eram a força maioritária, só conseguiram conquistar 16 deputados. Os restantes 34 lugares do Parlamento foram atribuídos a independentes.

Mohammad Baqer Qalibaf, ex-presidente da câmara municipal de Teerão, candidato derrotado em três eleições Presidenciais e político de linha dura, foi o mais votado na capital iraniana.

Estes resultados parciais confirmam a expectativa de antes das eleições que era a derrota em toda a linha do bloco reformista e moderado, por duas razões, em que a principal foi a desqualificação de milhares de candidatos desta linha política pelo Conselho Guardião, órgão de tutela dos atos eleitorais no Irão.

A segunda razão assenta no profundo desapontamento dos eleitores, sobretudo das mulheres e dos que têm menos de 30 anos, com a gestão económica do Executivo do Presidente Hassan Rohani, sobretudo pela falta de cumprimento das promessas que fez na liberalização social e política, aquando da sua reeleição para o segundo e último mandato presidencial em 2017.

Dominando o poder legislativo, os conservadores têm condições para arrebatar a Presidência nas eleições de 2021. Segundo o jornal Público, o campo moderado está numa posição frágil, sobretudo por causa da morte do general Qassem Soleimani e depois de os Estados Unidos terem rasgado o acordo nuclear.

Os resultados completos, sobretudo em Teerão, deverão ser anunciados dentro de dias, acrescenta a Fars, sem se comprometer com datas. No próximo dia 17 de abril realiza-se uma segunda volta, para disputar 14 assentos.

Este domingo, o Guia Supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei acusou a imprensa estrangeira de ter lançado uma “campanha de propaganda” maciça para desencorajar os iranianos de irem votar.

A propaganda começou há alguns meses e intensificou-se com a aproximação das eleições e nos dois últimos dias [antes do escrutínio] com o pretexto de uma doença e de um vírus”, declarou, na sua página oficial na Internet.

Khamenei refere-se ao surto do coronavírus Covid-19 que, no país, já fez oito mortes e mais de 40 infetados. As autoridades anunciaram o encerramento temporário de escolas em várias províncias e foram proibidas aglomerações, como concertos e outros eventos.

Mais de metade dos eleitores iranianos (57,43%) absteve-se de votar nas Legislativas e na capital esse valor foi ainda maior, cerca de 70%, anunciou hoje o ministro do Interior.

Abdolreza Rahmaní Fazlí, que apresentou os resultados em conferência de imprensa, disse que, dos 57.918.159 eleitores inscritos, apenas 24.512.404 se deslocaram às assembleias de voto.

O valor alcançado no escrutínio foi muito abaixo do que é habitual em eleições no Irão. Nas anteriores Legislativas, em 2016, a taxa de participação eleitoral foi de 62%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …