Companhias aéreas renitentes em voltar a sobrevoar Israel

reflexiste / Flickr

As agências de aviação dos EUA (FAA) e da União Europeia (AESA) levantaram a interdição de voar de e para Israel, mas algumas companhias, como Air France e Lufthansa, mantêm os seus voos suspensos.

As norte-americanas Delta, United e US Airways, bem como a Air Canada, anunciaram esta quinta-feira o reinício dos seus voos para o aeroporto Ben-Gourion, em Telavive.

“Tivemos consultas intensas com o Governo norte-americano, bem como com o nosso pessoal no terreno em Telavive (…) e consideramos que é seguro viajar“, declarou um porta-voz da United.

A FAA alertou, em todo o caso, para “a situação muito instável” no local e a AESA apelou às transportadoras para que “vigiem estreitamente os riscos relativos à segurança dos voos”.

As europeias Iberia, Vueling, Alitalia, SAS, EasyJet e Turkish Airlines anunciaram que iam retomar os seus voos, à semelhança da das duas principais transportadoras russas, Aeroflot e Transaero.

A British Airways nunca suspendeu a ligação aérea, tal como a checa Czech Airlines.

Voos congelados

Porém, há várias empresas europeias que mantêm os seus voos de e para Israel congelados, como Air France, Lufthansa e Swiss.

A Air France anunciou ontem que mantinha a suspensão dos voos “até nova ordem” e a Lufthansa estendeu por 24 horas a anulação dos seus voos, depois de a Air Berlin, a segunda transportadora alemã, ter prolongado na quarta-feira em 24 horas a suspensão dos seus voos para Telavive.

A Austrian Airlines decidiu esta quinta-feira à noite prolongar em 24 horas a anulação das duas ligações diárias entre Viena e Telavive.

Das transportadoras nórdicas, o único voo da Norwegian, previsto para a manhã de quinta-feira, entre Estocolmo e Telavive, foi anulado. O voo Copenhagua/Telavive, previsto para sexta-feira, mantém-se, mas a empresa espera ver como a situação vai evoluir.

A Finnair não tem voos previstos para Telavive e ainda não decidiu se vai fazer o que está marcado para a noite de sexta-feira.

A empresa polaca LOT cancelou os seus voos para Israel até segunda-feira, à semelhança da húngara Wizzair, que viaja para Israel a partir de Vilnius, na Lituânia. A empresa letã airBaltic também tem os voos suspensos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …