Companhias aéreas renitentes em voltar a sobrevoar Israel

reflexiste / Flickr

As agências de aviação dos EUA (FAA) e da União Europeia (AESA) levantaram a interdição de voar de e para Israel, mas algumas companhias, como Air France e Lufthansa, mantêm os seus voos suspensos.

As norte-americanas Delta, United e US Airways, bem como a Air Canada, anunciaram esta quinta-feira o reinício dos seus voos para o aeroporto Ben-Gourion, em Telavive.

“Tivemos consultas intensas com o Governo norte-americano, bem como com o nosso pessoal no terreno em Telavive (…) e consideramos que é seguro viajar“, declarou um porta-voz da United.

A FAA alertou, em todo o caso, para “a situação muito instável” no local e a AESA apelou às transportadoras para que “vigiem estreitamente os riscos relativos à segurança dos voos”.

As europeias Iberia, Vueling, Alitalia, SAS, EasyJet e Turkish Airlines anunciaram que iam retomar os seus voos, à semelhança da das duas principais transportadoras russas, Aeroflot e Transaero.

A British Airways nunca suspendeu a ligação aérea, tal como a checa Czech Airlines.

Voos congelados

Porém, há várias empresas europeias que mantêm os seus voos de e para Israel congelados, como Air France, Lufthansa e Swiss.

A Air France anunciou ontem que mantinha a suspensão dos voos “até nova ordem” e a Lufthansa estendeu por 24 horas a anulação dos seus voos, depois de a Air Berlin, a segunda transportadora alemã, ter prolongado na quarta-feira em 24 horas a suspensão dos seus voos para Telavive.

A Austrian Airlines decidiu esta quinta-feira à noite prolongar em 24 horas a anulação das duas ligações diárias entre Viena e Telavive.

Das transportadoras nórdicas, o único voo da Norwegian, previsto para a manhã de quinta-feira, entre Estocolmo e Telavive, foi anulado. O voo Copenhagua/Telavive, previsto para sexta-feira, mantém-se, mas a empresa espera ver como a situação vai evoluir.

A Finnair não tem voos previstos para Telavive e ainda não decidiu se vai fazer o que está marcado para a noite de sexta-feira.

A empresa polaca LOT cancelou os seus voos para Israel até segunda-feira, à semelhança da húngara Wizzair, que viaja para Israel a partir de Vilnius, na Lituânia. A empresa letã airBaltic também tem os voos suspensos.

/Lusa

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …