Comissão Europeia prevê que os portugueses ainda vão pagar mais pelo fim do BES

Tiago Petinga / Lusa

Um relatório da Comissão Europeia faz uma análise ao processo que determinou o fim do BES e a criação do Novo Banco, prevendo que os contribuintes serão chamados a pagar futuras perdas do chamado “banco bom”.

Neste documento elaborado por técnicos de Bruxelas frisa-se que há a possibilidade de “algumas perdas serem suportadas pelos contribuintes”.

Esta posição contraria as garantias que têm sido dadas pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que tem dito que eventuais prejuízos serão suportados pelos bancos e pelas instituições financeiras.

O relatório foi publicado pela Direcção Geral de Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) e faz uma análise a sete casos da Banca Mundial que terminaram com a resolução das entidades envolvidas.

“É importante referir que o capital do Novo Banco, que ascende a 4,9 mil milhões, foi completamente subscrito pelo Fundo de Resolução português. A questão aqui é que o Fundo foi criado recentemente (2012) e não tinha fundos suficientes para suportar os custos da operação, pelo que a maior parte do capital [3,9 mil milhões] foi financiado com um empréstimo do Estado, através do Fundo de Resolução. Este caso poderá, assim ser classificado como um bail in, mas como parte do capital foi obtido através de um empréstimo estatal, existe a possibilidade de, no futuro, algumas perdas serem suportadas pelos contribuintes“, escreve-se no documento, citado pelo Diário Económico.

No relatório frisa-se ainda que “as experiências de resgate interno ocorrem geralmente após tentativas falhadas de ajudas públicas (bail-out)” e que, “na maior dos casos, já vieram tarde e apenas sob pressão dos parceiros europeus”.

Foi precisamente isso que sucedeu com o BES com a intervenção do Banco Central Europeu junto do Banco de Portugal.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há que esclarecer pois estas notícias são falsas, a saber:

    O modelo de nacionalização do BPN( vigaristas encartados do pior) usado pelo Teixeira dos Santos e Sócrates leva a que paguemos mais de 7 mil milhões de euros e serão os contribuintes a pagar…Esta decisão foi tomada no desgoverno do PS.

    O modelo estabelecido pelo actual governo aquando do colapso do BES, teve a virtualidade de separar a politica dos negócios e, por isso, o BES e seu universo colapsou pois eram empresas falidas do grupo alimentadas pelo Banco.Neste modelo, quem paga é o Fundo de Resolução( estão agregados os bancos).Quem criou a crise que pague a mesma: os bancos.
    Esperamos que o Novo Banco seja bem vendido para o ano, na sua totalidade ou parcialidade além de que existem valores arrestados à família Espírito Santo para pagar as asneiradas cometidas pela má gestão.

    Por isso, não se podem confundir os dois modelos.O Ricardo salgado pensava que o Governo do Passos iria salvar o Bes e a família mas enganou-se redondamente e acho que o actual governo fez bem pois acabou com essa dependência da família Espírito santo com o Estado onde sempre gravitou o dono disto tudo( Salgado).

    O resto, BPN e universo BES são casos de burlas monumentais e são casos de policia a tramitar pelos Tribunais.

    O resto é fumaça para os olhos das pessoas com notícias destas….

  2. Aprendam com o caso da Islândia: prisão para os culpados e não há dinheiro para salvar bancos.
    Insistem num modelo económico obsoleto e que não tem saída.

RESPONDER

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …