Comissão Europeia prevê que os portugueses ainda vão pagar mais pelo fim do BES

Tiago Petinga / Lusa

Um relatório da Comissão Europeia faz uma análise ao processo que determinou o fim do BES e a criação do Novo Banco, prevendo que os contribuintes serão chamados a pagar futuras perdas do chamado “banco bom”.

Neste documento elaborado por técnicos de Bruxelas frisa-se que há a possibilidade de “algumas perdas serem suportadas pelos contribuintes”.

Esta posição contraria as garantias que têm sido dadas pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que tem dito que eventuais prejuízos serão suportados pelos bancos e pelas instituições financeiras.

O relatório foi publicado pela Direcção Geral de Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) e faz uma análise a sete casos da Banca Mundial que terminaram com a resolução das entidades envolvidas.

“É importante referir que o capital do Novo Banco, que ascende a 4,9 mil milhões, foi completamente subscrito pelo Fundo de Resolução português. A questão aqui é que o Fundo foi criado recentemente (2012) e não tinha fundos suficientes para suportar os custos da operação, pelo que a maior parte do capital [3,9 mil milhões] foi financiado com um empréstimo do Estado, através do Fundo de Resolução. Este caso poderá, assim ser classificado como um bail in, mas como parte do capital foi obtido através de um empréstimo estatal, existe a possibilidade de, no futuro, algumas perdas serem suportadas pelos contribuintes“, escreve-se no documento, citado pelo Diário Económico.

No relatório frisa-se ainda que “as experiências de resgate interno ocorrem geralmente após tentativas falhadas de ajudas públicas (bail-out)” e que, “na maior dos casos, já vieram tarde e apenas sob pressão dos parceiros europeus”.

Foi precisamente isso que sucedeu com o BES com a intervenção do Banco Central Europeu junto do Banco de Portugal.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há que esclarecer pois estas notícias são falsas, a saber:

    O modelo de nacionalização do BPN( vigaristas encartados do pior) usado pelo Teixeira dos Santos e Sócrates leva a que paguemos mais de 7 mil milhões de euros e serão os contribuintes a pagar…Esta decisão foi tomada no desgoverno do PS.

    O modelo estabelecido pelo actual governo aquando do colapso do BES, teve a virtualidade de separar a politica dos negócios e, por isso, o BES e seu universo colapsou pois eram empresas falidas do grupo alimentadas pelo Banco.Neste modelo, quem paga é o Fundo de Resolução( estão agregados os bancos).Quem criou a crise que pague a mesma: os bancos.
    Esperamos que o Novo Banco seja bem vendido para o ano, na sua totalidade ou parcialidade além de que existem valores arrestados à família Espírito Santo para pagar as asneiradas cometidas pela má gestão.

    Por isso, não se podem confundir os dois modelos.O Ricardo salgado pensava que o Governo do Passos iria salvar o Bes e a família mas enganou-se redondamente e acho que o actual governo fez bem pois acabou com essa dependência da família Espírito santo com o Estado onde sempre gravitou o dono disto tudo( Salgado).

    O resto, BPN e universo BES são casos de burlas monumentais e são casos de policia a tramitar pelos Tribunais.

    O resto é fumaça para os olhos das pessoas com notícias destas….

  2. Aprendam com o caso da Islândia: prisão para os culpados e não há dinheiro para salvar bancos.
    Insistem num modelo económico obsoleto e que não tem saída.

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …