/

Começou o embargo, preços vão subir: Europa não recebe diesel da Rússia

9

Embargo da União Europeia à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados. China e Índia continuam a receber.

Entra neste domingo em vigor o embargo à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados imposta pela União Europeia (UE), para reduzir a dependência energética de Moscovo, como sanção pela invasão da Ucrânia.

A proibição – que fora anunciada por Bruxelas em junho – acompanha uma outra medida restritiva aprovada pelo G7 (o grupo dos sete países mais desenvolvidos) que acordou um limite de preço dos produtos petrolíferos russos.

O objetivo da medida do G7 é permitir que o diesel russo continue a chegar a países como China e Índia, evitando um aumento repentino de preços que prejudicaria os consumidores em todo o mundo, ao mesmo tempo que se reduz os lucros que financiam o orçamento de guerra de Moscovo.

O diesel é fundamental para a economia mundial porque é usado para abastecer carros, camiões que transportam mercadorias, equipamentos agrícolas e máquinas industriais.

Os preços do diesel inflacionaram substancialmente nos últimos meses devido à recuperação da procura após a pandemia de covid-19, que testou os limites da capacidade de refinação.

Para compensar as restrições aos produtos petrolíferos russos, a UE tem procurado diversificar os pontos de abastecimento, nomeadamente nos Estados Unidos, Médio Oriente e Índia.

O limite de preço de 100 dólares (cerca de 90 euros) por barril de diesel, acontece após um limite de 60 dólares (cerca de 55 euros) por barril de petróleo, que tinha sido imposto em dezembro.

Moscovo já anunciou que vai tentar encontrar novos clientes para os seus produtos petrolíferos.

Analistas dizem que, numa fase inicial, pode haver um aumento de preço do diesel no mercado, mas acreditam que o embargo não prejudicará o normal funcionamento dos mercados ocidentais, à medida que são encontradas alternativas de abastecimento.

A proibição prevê ainda um período de carência de 55 dias para o diesel abastecido em camiões-tanque antes do dia de hoje, uma medida que visa evitar a agitação dos mercados.

Funcionários da UE asseguram que os importadores tiveram tempo para se ajustar à nova situação, desde que a proibição foi anunciada em junho.

Apenas no mês de dezembro, a Rússia recebeu mais dos mil milhões de euros com as vendas de diesel para a Europa, quando os importadores açambarcaram uma larga quantidade de combustível oriundo desse país, antecipando o embargo que hoje se inicia.

// Lusa

9 Comments

  1. A Europa mete sanções à Rússia mas quem se prejudica é a própria Europa. A Rússia está cada vez melhor.
    Só quem anda muito distraído é que ainda não percebeu que as sanções à Rússia são uma farsa para esconder outros objectivos que passam pela falência dos países europeus para introduzirem o dinheiro digital e assim poderem controlar totalmente cada cidadão como já acontece na China.
    Acordem portugueses! Larguem o futebol e liguem o cérebro.

    • Sim , isso acontece porque a China está a ajudar a Rússia financeiramente e algumas empresas na China que enviam também armamamento A China é o único pais que podia travar a guerra e não o faz, porque também lhe interessa a suac ontinuação para enfraquecer os EUA. Enquanto nós continuarmos a comprar produtos chineses isto não vai acabar tão cedo…

      • Compre produtos portugueses amiga!! Vai encontrar muitos !! Mas as empresas que os produzem vão buscar à China … Queixe-se dos seus sucessivos governos que exportaram toda a indústria!

    • Estás a pedir demais … 95% dos portugueses só se preocupam com novelas, futebol e com a vida dos vizinhos. Precisam de ficar sem 9 refeições seguidas para acordarem minimamente para a vida!

    • Isso é mentira. A Rússia está sem dinheiro. A Índia e a China pagam menos de metade do que a UE pelo gás e pelo petróleo. Não é à toa que o Putin está sempre a falar nas sanções económicas. Se não fizessem mossa, nunca falaria.
      Na Europa os preços do petróleo e gás estão muito próximos do período anterior à guerra.

      • Tu és um economista do catano!!!

        Aprende isto: se eu tiver energia, comida e água podes ficar com todo o teu dinheiro que eu não preciso de ti nem para arrear o calhau!

        Percebeste esta aula de economia para amadores?

      • Então explica lá como é que agora o preço do gás, da gasolina e do gasóleo na UE estão praticamente ao mesmo nível do pré-guerra!!
        E quanto ao que dizes, apenas ilustra que desconheces por completo a realidade que comentas. A Rússia importa praticamente um pouco de tudo. Tecnologia então é mesmo 100% do que consome. Fala do que sabes. Assim só fazes figura de tolo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.