Comandos: Instrutores negam falta de auxílio e agressões

(dr) Exército Português

Esta terça-feira, quatro sargentos e instrutores do 127º curso de Comandos, no qual morreram dois instruendos, negaram em tribunal qualquer falta de auxílio sanitário às vítimas assim como as agressões pelos quais estão acusados.

No Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, os primeiros-sargentos Lenate Inácio, Gonçalo Fulgêncio, Messias Carvalho e o segundo sargento José Silva asseguraram que chamaram a equipa de apoio sanitário sempre que algum dos comandos apresentou sintomas que indicassem a necessidade de assistência.

José Silva garantiu que é mentira que os instruendos do grupo pelo qual era responsável tenham bebido apenas meio litro de água em cerca de 15 horas. “Não privei ninguém de beber água. Não privei ninguém de assistência médica“, afirmou.

Segundo a Renascença, os instrutores alegaram “desconhecer” qualquer tipo de excesso durante o curso, negando que tenham agredido ou maltratado algum instruendo. Sustentaram, também, que seguiram as orientações hierárquicas e que tudo foi feito dentro do que está estabelecido pelo manual de instrução.

“Nunca mandei rastejar no solo durante a noite. Nunca agredi instruendos. Os instruendos de hoje são os camaradas de amanhã, que vão estar a meu lado, que vão estar connosco nas missões”, salientou o primeiro-sargento Lenate Inácio.

Também o primeiro-sargento Gonçalo Fulgêncio, um dos seis militares que compunha a equipa de instrutores na carreira de tiro, negou as acusações de que terá empurrado e agredido os formandos com bofetadas e pontapés. “Nunca os agredi. Mandar rastejar é o que está previsto no manual de instrução”, disse.

Contudo, admitiu que, dada a limitação da carreira de tiro, é possível que alguns dos instruendos tenham rastejado em silvas, sem que essa situação fosse intencional.

O primeiro-sargento Messias Carvalho negou igualmente a prática de algum tipo de agressões, referindo que o grau de fadiga e exaustão dos instruendos do 127º curso de Comandos não era diferente de outros cursos onde havia sido anteriormente instrutor.

Esta quarta-feira, pelas 10h30, está prevista a inquirição de duas testemunhas, professores, através de videovigilância. Já durante a tarde terá início o debate instrutório.

A instrução é uma fase processual facultativa que visa a comprovação, a alteração ou o arquivamento por um juiz da acusação da acusação do Ministério Público, cabendo ao juiz decidir se leva ou não os arguidos a julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …