Com o concentrado vindo da Rússia, fábrica de Sintra pode produzir 400 milhões de vacinas por ano

Mário Cruz / Lusa

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais

Portugal pode entrar na linha de produção de vacinas contra a covid-19. Carlos Carreiras diz que a fábrica de Sintra consegue produzir 400 milhões de doses por ano, mas, para isso, a Rússia tem de enviar o preparado da Sputnik V.

Numa entrevista ao jornal Sol, Carlos Carreiras, autarca de Cascais, explica que a linha de produção é semelhante à de um refrigerante: “Imagino isto como uma receita: dizem–nos qual é a receita e enviam a vacina pré-cozinhada. É como a fórmula da Coca-Cola, por aquilo que entendo: há uma fórmula para o mundo inteiro que é igual.”

Por ano, poderiam ser produzidas 400 milhões de doses de vacinas Sputnik V na fábrica de Sintra, a Hikma. Carreiras reconhece, no entanto, que Portugal não tem capacidade para produzir a vacina do princípio ao fim, sendo que o preparado inicial teria sempre de vir do estrangeiro.



O presidente da Câmara de Cascais diz que nunca conversou com a Hikma, de capital jordano, sobre qual seria exatamente o seu papel na produção de montagem.

“Tanto quanto percebi, há um concentrado que não consegue fazer, mas consegue ter as condições fabris para a fase de pré-enchimento e enchimento dos frasquinhos. Tem de vir um concentrado, com um pré-produto final, que leva um tratamento”, explica ao semanário.

Já em relação ao negócio com a Rússia, salvaguardou que não está fechado, adiantando que há apenas um “princípio de acordo. “Eles estão na disposição de nos disponibilizar quer através da compra quer da patente. Acho que não se chama vender, mas sim ceder a patente”, referiu.

Ainda segundo as declarações do autarca, o país produtor da Sputnik V tem interesse em conhecer a Hikma.

“Já identificámos a fábrica, a Hikma, em Terrugem, Sintra, que poderá produzir vacinas de imediato, 400 milhões de doses por ano. A Câmara de Cascais não faz negócios de vacinas, encontra os vários players. Foi-me dito que isto não prejudica em nada os compromissos normais que esta fábrica tem”, acrescenta Carlos Carreiras.

Quanto à cedência e pagamento da patente, que implicará custos elevados, o autarca diz que isso é uma negociação que cabe ao Governo de António Costa.

Depois de o fármaco ser aprovado pela Agência Europeia do Medicamento, “só o Infarmed pode fazer essa aquisição”. “É preciso envolver as autoridades em todo o processo e terá de ser estabelecida uma negociação entre o Governo, o laboratório Hikma, que vai produzir as vacinas, e a autoridade com a qual se estiver a negociar”, esclarece.

A Hikma é uma das maiores produtoras de medicamentos injetáveis em Portugal, e investiu 30 milhões de euros na expansão da fábrica de Sintra em 2019.

A Sputnik V, que embora não esteja ainda aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos, já tem os seus representantes comerciais a procurar parceiros para a fabricar em vários países, uma vez que a capacidade de produção russa não é suficiente para satisfazer o mercado nacional e a exportação.

Cerca de seis dezenas de países aprovaram já a Sputnik V. Esta vacina usa uma tecnologia semelhante à da AstraZeneca e à da Johnson & Johnson.

Para já, ainda não são conhecidos com a Sputnik V efeitos secundários como o tipo raro de tromboses que se está a verificar com as outras duas vacinas do mesmo tipo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este fala como se fosse ele o dono do laboratório, o que as eleições fazem aos políticos ate falam em nome das empresas como se elas fossem propriedade deles, cagança e pó de talco é que não lhes falta

  2. Um PSD de Paços Coelho, defender qualquer coisa de Origem Russa não será por bondade, mas esta Pandemia tem sido boa para muita gente é um facto, não sei, para ultrapassar uma barreira que parecia impossível…………

  3. Este deveria apoiar o desenvolvimento da vacina portuguesa que pelos vistos sera melhor que muitas no mercado… e e nossa…

RESPONDER

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …