Coligação e PS separados por uma décima nas intenções de voto

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

A menos de meio ano das eleições legislativas, a coligação do atual Governo e o principal partido da oposição encontram-se em empate técnico.

A sondagem da Aximage feita para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã – a primeira depois da apresentação do programa económico do PS e da formalização da coligação pré-eleitoral PSD/CDS – mostra o PS a ser apanhado pela coligação.

Apesar de dois meses seguidos a subir, o PS deixa-se assim apanhar nas intenções de voto. Por outro lado, o fosso em relação aos restantes partidos é cada vez maior.

A apenas cinco meses das eleições legislativas, o PS conta com 37,3% das intenções de voto e a coligação PSD/CDS a apenas uma décima de distância, com 37,2% a considerarem a reeleição como melhor opção.

O CDU e o Bloco de Esquerda descem nas intenções de voto, com os comunistas a manterem o terceiro lugar com 7,7% e os bloquistas com 4,2%, a quarta força mais votada.

Entre os novos partidos, o PDR de Marinho e Pinto mantém uma vantagem ligeira sobre o Livre/Tempo de Avançar, com 2,6% das preferências contra 2% do movimento liderado por Rui Tavares.

Este é o primeiro empate técnico dado pelas sondagens que têm sido feitas desde outubro, quando António Costa substituiu António José Seguro na liderança do Partido Socialista.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma “excelente” notícia para a oposição, digo, para o Governo. Parece-me que em Outubro próximo, e apesar do foguetório, não andaremos longe dum resultado “à inglesa”. Os portugueses começam finalmente a ganhar juízo.

  2. O preço e a dar causados por um governo e um partido de estroinas não é memória que se apague em 4 anos.
    Os Xuxas fazem tudo o que podem para serem eleitos, nem que seja só para esbanjar tudo o que os outros ganham e juntam com sacrifício.

  3. É de salientar ainda que, as forças perdedoras que pretendem que o país seja governado de acordo com os seus (deles) programas, a CDU e o BE, “descem nas intenções de voto, com os comunistas a manterem o terceiro lugar com 7,7% e os bloquistas com 4,2%, a quarta força mais votada”. Ou seja, estamos a falar de 12% do eleitorado que (ainda e a troco de quase nada) continua a garantir os empregos destes senhores.

    • Sticada e com fundamentação… Só faltou “no quase nada” a gestão do património imobiliário “dado” por devotos… E o potencial “jobs for girls n boys” no horizonte!
      Vá lá, evoluíram tecnologicamente: Da tradicional cassete para o formato Digital Video Disc (DVD) sem ‘R’ (Regravável)chegando a saltando a tecnologia Digital Audio Tap (DAT)! No essencial dois albergues do maoismo, Leninismo e stalinismo…

  4. Que grande desilusão vão apanhar no dia das eleições, estes que continuam a apoiar um governo mediocre e uma oposição que não tem nada para oferecer de novo.
    Vamos ver quem ri por último.

  5. estou mesmo a ver o final o zepovinho vilipendiado e espoliado ainda vai acontecer como em inglaterra oxala não, seria o cumulo se estes vendilhoes do patrimônio voltassem a ganhar muito embora o 1o ja esta com medo do que o costa disse que vai desfazer algumas do que ele fez se assim não for o costa perde mas ha que desfazer tudo quanto esse “gajo” roubou ao povo desde salários pensoes reformas ass. social e so não mexe e nos ordenados e subsidios que essa malta leva > O costa deve baixar o IMI e congela-lo so assim e que conseguira doutra forma o que acontece fica tudo na mesma so para dizer esta mal mas não fomos nos .Isto seria apenas a enxada do coveiro mudar de maos>Costa mostra que es capaz !!!

    • Oportunidade de verter algo fundamentado – ponto único infra – não contando com as PPPês (parcerias público privadas (risco zero e rendimento garantido):

      1- Consultar dados do historial de privatizações em Portugal…
      a) Ficaria decepcionado se fosse o PS à frente do pelotão?
      Não se evita a areia tentando comê-la… O Costa põe a boca no trombone e faz-lhe sentido e continência… Ao tal que já foi vice do outro que está dentro!?
      O gorro até pode ser decorado no cimo com breloques roliços… Bem. A sério: O voto é universal, livre, e “em consciência”…

  6. O PS escolheu um candidato que só diz asneiras e promete coisas impossíveis. Deve ser por isso que está a perder intensões de voto.

    Precisamos de alguém que prometa algo credível e real.

    …. Ou melhor precisávamos de alguém honesto, o que é impossivel pois só os políticos se candidatam…..

  7. Opina alguém que viverá na mesma e rasoavelmente bem com qualquer dos cenários, embora pelo meu passado que ao presente tanto me faz simpatize mais pelo PS
    Não gosto do termo xuxas ( e os outros o que são) nem concordo com o facto de no passado terem sido “esbanjadores” o voltem a a ser
    Acho que fazer política dita de recuperação como este governo fez foi fácil isto é foi só congelar ou reduzir salarios, congelar progressões na carreira não é preciso ser muito esperto para conseguir resultados
    O balanço cada um que analise está melhor está pior
    Quanto tempo é que cada um de nós vai necessitar para recuperar
    Nem todos os os que emigraram o fizeram por n terem emprego alguns fizéram no pq n quiseram estar sujeitos ao”roubo” nós seus ordenados
    As propostas em confronto que já se esboçam são entre um desanuviamento da carga fiscal e melhoria dos salários ( que mal é que tem que se possa fazer) ou manutenção ad eternum da situação
    Não é uma política de io-io, é se há condicoes que se desanuvie ou vamos ficar eternamente assim?
    Há melhoria ou n há melhoria? Da pra aumentar ou vamos esperar mais quanto tempo? Por que é que não pode ser já?

    • Parece-me equivocado… Como apreendi através de várias fontes a única questão divergente reside na “ordem de entrada dos ingredientes (medidas) na panela”!
      De resto, prevalecerão os indicadores disponíveis de várias fontes, desde logo o facto de Portugal ter recuperado a credibilidade institucional no seio dos credores e a venda de automóveis e plasmas não ter crescido como cresceu a venda das scooters…

  8. É pena que o País esteja assim porque os Portugueses desde o vinte e cinco que tem andado sempre de arrecuo; pois vejam isto entregaram as colonias depois foi a celulose depois a energia depois a Galp depois os portos de mar e estaleiros agora a TAP daqui a pouco as aguas e outras mais privatisaçã0 e como não há mais para vender, vai começar a privatização do Algarve e depois o Alentejo e as Beiras e depois o Douro e ´Trás-os-Montes e eles vão querer e privatizar do Minho mas estão enganados porque foi aí que o País começou e vão parar mas não sei como pois será que tem que aparecer um novo D. Afonso Henriques mas também não há correios públicos para o convidar a vir para salvar esta terra? há mil anos eramos um PAIS a crescer hoje esta a ir para o sitio aonde nasceu.

    • Um país a crescer? Parado no tempo? O Minho? Afonso Henriques?
      O que gera riqueza é o investimento… Se público, não gera retorno directo, não gera receitas. Se privado, gera impostos (IRC) e empregos (IRS)…
      Após termos sido – nós próprios – abalroados pela 3ª vez e já com a cabeça de fora, não respiramos só pelo nariz, a plenos pulmões já respiramos pela boca enquanto os poros se desafogam…

  9. Ora agora danças tu,
    Ora agora danço eu,
    Ora agora danças tu,
    danças tu mais eu
    Os “chefões” dos partidos dançam a dança das cadeiras, debaixo de um “grande chapéu” com todos os apaniguados dos seus partidos, deixando à chuva e à tempestade todo o resto do povo.
    Estou farta, quero um sistema que sirva o país e os portugueses. Portugal é nosso!

  10. E pronto…lá vamos nós ser enganados novamente…OH POVO abram os OLHOS.
    A cartomante Maia…é mais seria, porque diz o que faz na verdade.
    Agora o senhor Costa, faz-me lembrar o MISTER SOLUÇÕES, pergunta…lança as cartas e aí vem a solução 
    Ao contrário do MISTER COMPTENCIAS…que nos tirou do GRANDE BURACO que este Costa & Companhia nos colocou.
    POVO, o que querem? VIDA FÁCIL ou VIDA RESPONSAVEL? Olhem para os filhos…netos…e decidam o melhor.
    Cá para mim, o MISTER COMPETENCIAS…apesar de nos ter comprimido por causa deste COSTA & COMPANHIA, salvou-nos do GRANDE BURACO e poderá fazer muito melhor a seguir.
    O PALAHAÇO MENTIROSO ESTRAGA, O INTELIGENTE COMPÕE, O PALHAÇO MENTIROSO ESTRAGA NOVAMENTE, O INTELIGENTE COMPÕE…conhecem a história?
    Mas na verdade o segundo, nunca foi nem nunca será palhaço, com o devido respeito pela profissão circense.
    Povo, não se embalem por tretas ou disparates…cheio de MISTER SOLUÇÕES anda o mundo cheio…verdade Costa & Companhia Lda.?

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …