/

Cogumelos esgotados ou a 50 euros o quilo. “De arrepiar os cabelos”

1

kozumel / Flickr

Cogumelos Shiitake (Lentinula edodes)

É difícil encontrar cogumelos nos mercados e quando se encontram, os preços são “de arrepiar os cabelos”, rondando os 40 a 50 euros o quilo. Valores só alcançáveis por quem ganha “cinco mil euros” por mês.

No Mercado dos Produtores de Viseu, alguns comerciantes já não têm míscaros (nome dado a vários tipos de cogumelos) para venda. “Não há nada”, lamenta a comerciante Isaura Gomes em declarações à Rádio Renascença.

“Vi uma senhora a vender a 40 euros o quilo, apenas para alguns restaurantes ‘xpto’ da cidade. No ano passado, chegámos a vendê-lo a cinco euros o quilo“, refere ainda Isaura Gomes, dando uma ideia bem clara da forma como o preço disparou.

Também Silvina Abreu, outra comerciante de Viseu, relata à Renascença que “há muita gente à procura, vêm de Lisboa e levam zero, só se rebentarem em Janeiro ou em Dezembro”. “No ano passado era a 15, 20, até 10 euros o quilo, porque havia muito”, nota ainda.

“Eu era a Rainha do Míscaro, vendia sempre 10 a 11 quilos por dia. E hoje estava a 50 euros o quilo do míscaro“, lamenta Silvina Abreu.

“Para quem ganha 5 mil euros podem não ser caros”

Além da questão da inflacção generalizada em vários produtos, no caso dos cogumelos, é preciso acrescentar ainda a seca e os incêndios que afectaram o crescimento do produto. Esta escassez está a fazer disparar os preços.

“O meu marido vai a eles, para os lados do Sátão, Aguiar da Beira, mas a falta de chuva de Agosto provocou esta situação”, lamenta ainda Isaura Gomes na Renascença.

Do lado do consumidor, para a maioria, os preços são proibitivos.

“Não se podem comprar este ano, com 49 euros dá para comprar muita coisa, mercearia por exemplo. São bons, mas não dou esse dinheiro”, lamenta Maria Adelaide, de 75 anos, em declarações à mesma Rádio.

“Para mim são caros, para quem ganha cinco mil euros podem não ser”, conclui Nazaré Santos, de 60 anos, também falando com a Renascença.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.