“O cofre não produz dinheiro”, disse Ivo Rosa a José Sócrates

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

“O cofre não produz dinheiro”, disse o juiz Ivo Rosa ao antigo primeiro-ministro José Sócrates quando este justificou as elevadas quantias que gastava em férias com dinheiro do cofre da sua mãe.

O jornal Público revela esta sexta-feira mais detalhes sobre o interrogatório de Ivo Rosa, responsável pela instrução da Operação Marquês, a José Sócrates.

O magistrado questionou o ex-governante sobre as elevadas despesas que tinha em férias, muito acima dos rendimentos que declarava. Sócrates disse que os montantes vinham da sua mãe, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, que lhe dava sempre 10 mil euros.

“O que fazia era pedir dinheiro à minha mãe para ir de férias e a minha mãe dava-me. Porque tinha-o disponível, no seu cofre”. Questionado sobre a origem do dinheiro, Sócrates voltou a dizer que a sua mãe o tinha no cofre.

Mas o cofre não produz dinheiro”, observou. José Sócrates explicou então que a mãe tinha títulos de tesouro e tinha herdado dinheiro em 1983, cerca de 5 milhões de euros.

Tal como frisa o matutino, a versão apresentada pelo antigo primeiro-ministro não estão em linha com o que é dito nas escutas. Numa das chamadas, Maria Adelaide Carvalho Monteiro liga a Sócrates a pedir-lhe dinheiro porque “está depenadinha”.

Ao todo, são referenciados nove cofres na Operação Marquês, aponta ainda o Público, dando conta que o empresário da Covilhã, Carlos Santos Silva, tinha também cofres, assumindo que num destes chegou a ter 200 mil euros em notas.

Este montante, disse a Ivo Rosa, servia para facilitar negócios.

A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e terminou com a acusação de 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – pela prática de quase duas centenas de crimes económico-financeiros, entre os quais corrupção.

A acusação da Operação Marquês defende que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros de “luvas” por benefícios ao Grupo Espírito Santo, ao Grupo Lena e ao empreendimento de Vale do Lobo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Giro é ver que estes 28 arguidos não são considerados uma associação criminosa para que assim as penas fossem mais fortes do que vão ser.
    Associação criminosa pelos vistos é só para alguns…

RESPONDER

Marcelo insiste para que se acelere a auditoria ao Novo Banco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou esta segunda-feira o apelo para que se acelere a "auditoria e todo o tipo de investigação e apuramento da realidade relativamente ao Novo Banco". À margem de …

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …