Citius funciona em metade das Comarcas, mas aos “tropelões”

SXC

-

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais alertou hoje que o sistema informático está a funcionar com “dificuldades” e aos “tropelões” nas 12 das 23 comarcas em que o Ministério da Justiça garante que o Citius está operacional.

Confrontado com a informação de que em 12 das 23 comarcas da nova organização judiciária o Citius já está a funcionar, o dirigente da ASJP reconheceu à agência Lusa que nessas comarcas houve transferência eletrónica de processos, mas observou que o sistema ainda está a funcionar aos “tropelões”.

“Ainda há muitas deficiências. Há processos que ainda não foram transferidos ou que faltam peças processuais”, comentou Fernando Jorge, alegando que o MJ quer transmitir a ideia de que, nessas comarcas, o Citius está “a funcionar bem, mas não está”.

O dirigente do SFJ referiu que as pessoas são informadas que nessas comarcas está tudo a funcionar normalmente, deslocam-se aos tribunais e aí constatam que, afinal, há dificuldades para aceder ao processo que pretendem, acabando por barafustar com os oficiais de justiça pelo sucedido.

Entretanto, a adesão hoje à greve dos funcionários judiciais na Comarca de Bragança atingiu os 65 por cento, segundo indicações fornecidas à Lusa pela ASJP.

Tratou-se de mais uma paralisação parcial, que decorre comarca a comarca, até 31 de outubro, e que, com exceção de Bragança, tem vindo a registar uma adesão superior a 85 por cento.

O protesto dos funcionários judiciais, que contou também com um dia de greve nacional em finais de setembro, visa demonstrar a “indignação” e “insatisfação” pelo défice de oficiais de justiça nos tribunais e pela falta de resolução, pelo Ministério da Justiça (MJ), de questões relativas à aposentação e acesso às categorias de chefia por parte destes profissionais.

Existem atualmente em Portugal cerca de 6.500 funcionários judiciais.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que a noticia informa não corresponde a verdade. Todas as comarcas estão num caos absoluto. Façam uma visita as mesmas e verão com os próprios olhos a caos. O Mapa Judiciário causou um caos que levará ANOS a recuperar os atrasos.

RESPONDER

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …