Técnicos do Citius vão processar ministra da Justiça por calúnia e difamação

PSD / Flickr

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Os dois técnicos da Polícia Judiciária afastados da comissão de serviço no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça na sequência dos problemas no Citius vão processar a ministra da Justiça por denúncia caluniosa.

Hugo Tavares e Paulo Queirós, os dois técnicos afastados do IGFEJ na sequência do “crash” da plataforma Citius na abertura do ano judicial, foram ilibados no processo-crime e no inquérito disciplinar que foi aberto para investigar a origem do colapso do sistema informático.

A notícia é avançada pelo DN, segundo o qual o despacho que a ministra da Justiça enviou à Procuradoria-Geral da República para investigar o crash será um dos elementos a ser utilizados pelos queixosos contra Paula Teixeira da Cruz.

Os dois quadros da PJ foram indiciados por sabotagem informática agravada e coação, crimes cuja suspeita foi levantada pela própria Ministra no despacho enviado à PGR.

Segundo o jornal Expresso, os dois técnicos querem agora pedir responsabilidades “criminais e possivelmente cíveis”, numa queixa extensível aos dois responsáveis do IGFEJ, o director da instituição, Rui Pereira, e o vogal responsável pelo departamento informático, Carlos Brito.

Estes dois responsáveis terão sido chamados na segunda-feira ao Ministério da Justiça para uma reunião com a ministra, onde lhes terá sido pedido que se demitissem.

Segundo o DN, os dois responsáveis terão recusado apresentar a demissão, devendo agora ser exonerados pela tutela.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.