Relatório sobre Citius sugere ilícitos criminais

PSD / Flickr

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, abriu um inquérito disciplinar interno e enviou para a Procuradoria Geral da República as conclusões do relatório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) sobre as possíveis causas para as falhas na plataforma Citius, que instalou o caos na implementação do novo mapa judiciário.

O jornal i avança que o relatório, entregue esta sexta-feira à tutela, aponta para omissões das chefias intermédias e “ilícitos de natureza disciplinar” ou “criminal”.

De acordo com o jornal, o relatório do IGFEJ apresenta indícios de que chefias intermédias – “mais que um profissional” – terão omitido informações importantes durante todo o processo de adaptação da plataforma informática à nova organização judiciária.

Considerando as conclusões desta análise preocupantes, Paula Teixeira da Cruz enviou a documentação ainda ontem para a Procuradoria Geral da República e mandou instaurar um inquérito interno de natureza disciplinar.

No despacho do secretário de estado da Justiça, a que o i também teve acesso, é referido que existe uma “profunda preocupação” com o teor do relatório e as suspeitas, “a confirmarem-se (…) poderão configurar a prática de ilícitos de natureza disciplinar” ou “criminal”. Desta forma, “dado que a factualidade é susceptível (…) de configurar a violação dos deveres profissionais passíveis de censura disciplinar, determino a instauração de processo de inquérito (…) para instrução em 20 dias”, lê-se no despacho da ministra da Justiça.

O jornal já tinha noticiado, no dia 15, que Rui Pereira, presidente do IGFEJ, já considerava a possibilidade de ter havido omissões e que seriam entregues todos os indícios recolhidos nos últimos meses à entidade que viesse a dirigir esse processo de averiguações.

“Uma migração desta dimensão não é apenas um problema informático, é também uma questão de metodologia de organização de trabalho e de escolher um caminho”, afirmou o responsável, acrescentando que “na escolha desse caminho pode haver informação que é facultada e outra que não é facultada. Se nos é apresentado um quadro de normalidade, transmitimo-lo à senhora ministra. Foi o que aconteceu”.

O colapso do Citius no arranque do novo mapa judiciário, a 1 de setembro, gerou críticas de magistrados, advogados e funcionários judiciais, que alertaram para o “caos” nos tribunais, levando mesmo os partidos da oposição a pedir a demissão da ministra da Justiça.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não acredito em bruxas, mas que as corporações se portam como donos e senhores podemos ver na educação, transportes, saúde , justiça.

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …