Inquérito a sabotagem do Citius arquivado por falta de provas

Biblioteca de Arte - Fundação Calouste Gulbenkian / Flickr

Palácio da Justiça, Lisboa, Portugal

Palácio da Justiça, Lisboa, Portugal

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito que tinha sido instaurado contra dois elementos da Polícia Judiciária (PJ), por falta de indícios do crime de sabotagem informáticas da plataforma de gestão processual Citius.

Em nota enviada hoje à agência Lusa, o MP disse que também “não foram apurados indícios suficientes quanto ao crime de coação“, acusação que foi dirigida aos dois elementos da PJ, que estiveram em comissão de serviço no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.

Segundo o MP, “as diligências realizadas permitiram esclarecer as dúvidas que o documento remetido pelo Ministério da Justiça suscitou, afastando a suspeita de que tivesse ocorrido sabotagem informática na adaptação da plataforma Citius” ao novo mapa judiciário, que entrou em vigor a 01 de setembro último.

O inquérito foi aberto no passado dia 27 de outubro, tendo sido “coligidos documentos e inquiridas testemunhas”.

Os dois elementos da PJ, Hugo Tavares e Paulo Queirós, foram igualmente interrogados e acabaram por ser constituídos arguidos.

Hugo Tavares estava destacado no IGFEJ desde 2008 e Paulo Queirós, desde 2013, e ambos cessaram funções no organismo sob tutela do Ministério da Justiça por determinação do conselho de administração.

A plataforma de gestão processual – já operacional desde finais de outubro – bloqueou no arranque da nova reorganização judiciária, impedindo a sua utilização pelos tribunais e advogados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …

Brasil e Estados Unidos voltam a registar mais de mil mortes em 24 horas

Brasil e Estados Unidos voltaram a registar mais de mil mortes na sequência da covid-19 em 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. O Brasil voltou esta terça-feira a ultrapassar a barreira das mil mortes diárias …

Mexia recusou responder ao juiz Carlos Alexandre no caso EDP

O presidente da EDP, António Mexia, recusou-se hoje, como arguido e na fase de inquérito, a responder ao juiz Carlos Alexandre, alegando estar pendente um pedido de afastamento daquele magistrado. Após várias horas no Tribunal Central …