China deteta 36 novos casos de contágio local associados a mercado em Pequim

Roman Pilipey / EPA

Mercado de Xinfadi

Nas últimas 24 horas, foram registados 36 novos casos de infeção relacionados com o mercado de Xinfadi. O número de casos ativos fixou-se em 117, entre os quais dois em estado grave.

A China diagnosticou 49 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais 36 em Pequim, após um surto ter sido detetado no principal mercado abastecedor da capital.

A Comissão de Saúde de Pequim indicou que, até domingo, 79 pessoas estavam a receber tratamento médico na cidade, e que sete casos assintomáticos permanecem sob observação, depois de um surto do vírus ter sido detetado no mercado de Xinfadi.

O país registou ainda dez casos oriundos do exterior distribuídos pelas províncias de Sichuan, Fujian e Shanxi, e pelos municípios de Chongqing e Xangai. As outras três infeções a nível local ocorreram na província de Hebei, no norte de Pequim.

A Comissão de Saúde da China não relatou novas mortes em todo o país. O número de casos ativos fixou-se em 117, entre os quais dois em estado grave. De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia, a China registou 83.181 infetados e 4.634 mortos, devido à covid-19. Até ao momento, 78.361 pessoas tiveram alta.

Esta segunda-feira, Xu Hejian, porta-voz do Governo de Pequim, disse que “o risco de propagação da epidemia é muito alto, por isso devemos tomar medidas resolutas e decisivas”. Neste sentido, na meia-noite desta segunda-feira, foram fechados 10 bairros residenciais em torno de um segundo mercado, o de Yuquandong, em Haidian, onde um caso assintomático foi encontrado no fim de semana.

As autoridades acreditam que os casos em Yuquandong estão diretamente ligados aos de Xinfadi. Segundo o The Guardian, os residentes foram colocados em quarentena quarentena e submetidos a testes.

Amostras retiradas do mercado mostraram traços do vírus em peixe e carne importados. Yang Peng, epidemiologista do Governo da cidade de Pequim, disse que o vírus pode ter vindo da Europa, sendo necessárias mais investigações. “Verificou-se que o vírus veio da Europa e a avaliação preliminar é que o vírus veio do exterior. Mas não está claro como o vírus entrou nesse mercado.”

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …