China deteta 36 novos casos de contágio local associados a mercado em Pequim

Roman Pilipey / EPA

Mercado de Xinfadi

Nas últimas 24 horas, foram registados 36 novos casos de infeção relacionados com o mercado de Xinfadi. O número de casos ativos fixou-se em 117, entre os quais dois em estado grave.

A China diagnosticou 49 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais 36 em Pequim, após um surto ter sido detetado no principal mercado abastecedor da capital.

A Comissão de Saúde de Pequim indicou que, até domingo, 79 pessoas estavam a receber tratamento médico na cidade, e que sete casos assintomáticos permanecem sob observação, depois de um surto do vírus ter sido detetado no mercado de Xinfadi.

O país registou ainda dez casos oriundos do exterior distribuídos pelas províncias de Sichuan, Fujian e Shanxi, e pelos municípios de Chongqing e Xangai. As outras três infeções a nível local ocorreram na província de Hebei, no norte de Pequim.

A Comissão de Saúde da China não relatou novas mortes em todo o país. O número de casos ativos fixou-se em 117, entre os quais dois em estado grave. De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia, a China registou 83.181 infetados e 4.634 mortos, devido à covid-19. Até ao momento, 78.361 pessoas tiveram alta.

Esta segunda-feira, Xu Hejian, porta-voz do Governo de Pequim, disse que “o risco de propagação da epidemia é muito alto, por isso devemos tomar medidas resolutas e decisivas”. Neste sentido, na meia-noite desta segunda-feira, foram fechados 10 bairros residenciais em torno de um segundo mercado, o de Yuquandong, em Haidian, onde um caso assintomático foi encontrado no fim de semana.

As autoridades acreditam que os casos em Yuquandong estão diretamente ligados aos de Xinfadi. Segundo o The Guardian, os residentes foram colocados em quarentena quarentena e submetidos a testes.

Amostras retiradas do mercado mostraram traços do vírus em peixe e carne importados. Yang Peng, epidemiologista do Governo da cidade de Pequim, disse que o vírus pode ter vindo da Europa, sendo necessárias mais investigações. “Verificou-se que o vírus veio da Europa e a avaliação preliminar é que o vírus veio do exterior. Mas não está claro como o vírus entrou nesse mercado.”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …